sábado, 5 de abril de 2014

5ª Quarta-feira da Grande Quaresma

02 de Abril de 2014 (CC) / 20 de Março (CE) - Modo 7
Jejum (Vinho e azeite são permitidos)


Santos Padres martirizados no monastério de São Sabas; Víctor, chamado de Fotino e Josias, Filhos de Santa Fotini, a Samaritana.





Isaías 41:4-14

     4 Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu, o Senhor, que sou o primeiro, e que com os últimos sou o mesmo.    5 As ilhas o viram, e temeram; os confins da terra tremeram; aproximaram-se, e vieram.    6 um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te.    7 Assim o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a segurou, para que não viesse a mover-se.    8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão,    9 tomei desde os confins da terra, e te chamei desde os seus cantos, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei;    10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.    11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão.    12 Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão.    13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.    14 Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.  


VÉSPERAS

Gênesis 17:1-9

     1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;    2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.    3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:    4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;    5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;    6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;    7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.    8 Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus.    9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.  

Provérbios 15:20-16:9

     20 O filho sábio alegra a seu pai; mas o homem insensato despreza a sua mãe.    21 A estultícia é alegria para o insensato; mas o homem de entendimento anda retamente.    22 Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.    23 O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!    24 Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim de que ele se desvie do Seol que é em baixo.    25 O Senhor desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece a herança da viúva.    26 Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor; mas as palavras dos limpos lhe são aprazíveis.    27 O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa; mas o que aborrece a peita viverá.    28 O coração do justo medita no que há de responder; mas a boca dos ímpios derrama coisas más.    29 Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos.    30 A luz dos olhos alegra o coração, e boas-novas engordam os ossos.    31 O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.    32 Quem rejeita a correção menospreza a sua alma; mas aquele que escuta a advertência adquire entendimento.    33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.    1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor.    2 Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos.    3 Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.    4 O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.    5 Todo homem arrogante é abominação ao Senhor; certamente não ficará impune.    6 Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniquidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal.    7 Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele.    8 Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça.    9 O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário