quinta-feira, 10 de abril de 2014

6ª Quinta-feira da Grande Quaresma

10 de Abril de 2013(CC) / 28 de Março (CE) – Modo 8
S. Estêvão, taumaturgo († c. 815) S. Hilarião, o Moço († fim do séc. VIII).





Isaías 65:8-16

     8 Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; assim farei por amor de meus servos, para que eu não os destrua a todos.    9 E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro dos meus montes; e os meus escolhidos herdarão a terra e os meus servos nela habitarão.    10 E Sarom servirá de pasto de rebanhos, e o vale de Acor de repouso de gado, para o meu povo, que me buscou.    11 Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a fortuna, e que misturais vinho para o Destino    12 também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança; porque quando chamei, não respondestes; quando falei, não ouvistes, mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer.    13 Pelo que assim diz o Senhor Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; eis que os meus servos beberão, mas vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis;    14 eis que os meus servos cantarão pela alegria de coração, mas vós chorareis pela tristeza de coração, e uivareis pela angústia de espírito.    15 E deixareis o vosso nome para maldição aos meus escolhidos; e vos matará o Senhor Deus, mas a seus servos chamará por outro nome.    16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.   


VÉSPERAS

Gênesis 46:1-7

     1 Partiu, pois, Israel com tudo quanto tinha e veio a Beer-Seba, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque.    2 Falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! Respondeu Jacó: Eis-me aqui.    3 E Deus disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito; porque eu te farei ali uma grande nação.    4 Eu descerei contigo para o Egito, e certamente te farei tornar a subir; e José porá a sua mão sobre os teus olhos.    5 Então Jacó se levantou de Beer-Seba; e os filhos de Israel levaram seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar.    6 Também tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram para o Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele.    7 Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as suas filhas e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência, levou-os consigo para o Egito.   

Provérbios 23:15-24:5

     15 Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, ó, meu próprio;    16 e exultará o meu coração, quando os teus lábios falarem coisas retas.    17 Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia.    18 Porque deveras terás uma recompensa; não será malograda a tua esperança.    19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração.    20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.    21 Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.    22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.    23 Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento.    24 Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará.    25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz.    26 Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.    27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira.    28 Também ela, como o salteador, se põe a espreitar; e multiplica entre os homens os prevaricadores.    29 Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos?    30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.    31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.    32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.    33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades.    34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro.    35 E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.    1 Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles;    2 porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente.    3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;    4 e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis.    5 O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário