quinta-feira, 9 de outubro de 2014

18ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

09 de Outubro de 2014 (CC) / 26 de Setembro (CE)
Dormição de São João, o Teólogo



A Igreja Ortodoxa comemora no dia de hoje, a Dormição de São João, o Apóstolo Virgem, um dos maiores santos da Igreja que mereceu o título de «o Discípulo a quem Jesus amava». Junto à Cruz, recebeu do Redentor como Mãe, a Santíssima Virgem Maria, e com Ela – como Fonte da Sabedoria – a segurança doutrinária que lhe mereceu dos Padres da Igreja o título de «o Teólogo» por excelência. A águia, símbolo da sublimidade de sua teologia, é o símbolo iconográfico de São João, o Teólogo.

Após a morte da Theotokos, de quem cuidou como sua mãe após a Paixão do Senhor, São João, o discípulo amado, pregou em Éfeso e outras cidades da Ásia Menor, sempre acompanhado de muitos discípulos e milagres. Foi preso e condenado à morte durante a perseguição de Nero, mas miraculosamente sobreviveu às sentenças, sendo então aprisionado na ilha de Patmos com seu fiel discípulo, São Prochorus.

Durante os anos que se seguiram, os feiticeiros pagãos de Patmos, liderados por Knipos, recuaram frente a pregação do Apóstolo do Amor, que enfrentou e venceu pela oração todos os artifícios demoníacos lançados por eles. Knipos pereceu nas profundezas do mar. Nesta ilha, no ano 67, São João o Teólogo recebeu o Apocalipse. O fim de sua sentença veio em 95, quando retornou a Éfeso e escreveu seu Evangelho e Epístolas.

A dormição do discípulo amado se deu quando ele já contava mais de cem anos, mas seu corpo não foi mais encontrado dias após o enterro, e uma vez por ano, na data de sua passagem, cinzas miraculosas apareciam em forma de cruz no esquife.

Tropário
Apóstolo amado de Cristo, nosso Deus,
Apresso-me a entregar um povo indefeso.
Aquele que permitiu-te para reclinar sobre o seu peito
recebe-te curvando-se em oração, ó João, o Teólogo.
Imploramos para afastar pagãos a persistência
e que nos conceda a paz e a misericórdia.


Kondákion
Quem poderá dizer das tuas maravilhas, ó amado Santo?
Tu derramar milagres.
Tu és uma fonte de cura e fazes interceder por nossas almas
como teólogo e amigo de Cristo.

Extraído e adaptado de “Santos Ortodoxos”




MATINAS

João 21:15-25

15 ¶ E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. 19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. 20 ¶ E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? 21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? 22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. 23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? 24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

LITURGIA

1 João 4:12-19

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

João 21:124-25

24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário