quinta-feira, 16 de outubro de 2014

19ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

16 de Outubro de 2014 (CC) / 03 de Outubro (CE)
São Dionísio Areopagita, hieromártir († c.90)




São Dionísio é mencionado no livro dos Atos dos Apóstolos juntamente com sua esposa Damarás. Converteu-se ao cristianismo através das pregações do Apóstolo São Paulo, quando este visitou Atenas na Grécia. Conhecedor da filosofia grega, Dionísio era um dos conselheiros da suprema corte de justiça, conhecida também por Comitê Aerópago. Diz-se que no dia da crucifixão do Senhor em Jerusalém, Dionísio viu um eclipse solar , fenômeno desconhecido da astronomia daquela época. Tal fato fez com que Dionísio dissesse: «Ou Deus está ofendido, ou o fim do mundo está próximo»! Quando São Paulo passou por este centro cultural de Atenas que era o Aerópago, proclamou a célebre homilia: «Atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio» (At. 17, 22); e começou a pregar o Deus verdadeiro.

Por mais que, por causa disso, muitos tivessem zombado de Paulo, outros aderiram à fé e creram; e entre esses estava Dionísio. A tradição nos diz que Dionísio foi o primeiro Bispo de Atenas. Também se conta que ele, Dormição da Santíssima Mãe de Deus, ele se fez presente no Espírito Santo. Viveu 90 anos e foi decapitado durante a perseguição aos cristãos na época do imperador Domiciano (96 dC) Seu crânio está conservado no Monastério búlgaro Docheiariou, no Monte Athos. Desde o século V, divulgaram-se uns escritos místicos intitulados «Dionísio, o Aeropagita», que tiveram certa importância para a Igreja. Hoje, porém, os estudiosos afirmam que estes escritos podem não ter sido de sua autoria, mas que, o mais provável é que tenham sido compilados por um desconhecido das terras sírias, nas últimas décadas do século V. Por tal razão, tais escritos são conhecidos hoje como «Escritos apócrifos de Dionísio, o areopagita».



Filipenses 1:20-30

Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé, Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós. Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.

Lucas 7:17-30

E correu dele esta fama por toda a Judeia e por toda a terra circunvizinha. E os discípulos de João anunciaram-lhe todas estas coisas. E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos. Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar. E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João: Que saístes a ver no deserto? uma cana abalada pelo vento? Mas que saístes a ver? um homem trajado de vestes delicadas? Eis que os que andam com preciosas vestiduras, e em delícias, estão nos paços reais. Mas que saístes a ver? um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus. Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário