domingo, 26 de outubro de 2014

20º Domingo Depois de Pentecostes

25 de Outubro de 2014 (CC) / 12 de Outubro (CE)
Ss. Carpos, bispo; Pápilos, diácono; Agatonica e Agatodoros, mártires († c.250); 
Benjamín de Pechersk; Santíssimo Ícone da Mãe de Deus de Iveria



Os santos mártires Carpos, bispo de Phiatirea, Pápilos, diácono, Agatodoros e Agatonica, sua irmã, sofreram o martírio por amor a Cristo durante o tempo de perseguição aos cristãos, Sob o imperador Décio, no século III. O governador do distrito onde os santos viveram tomou conhecimento de que Carpos e Pápilos não celebravam as festas pagãs. Deus então ordens para prender os transgressores, não sem antes tentar persuadi-los da veracidade do culto pagão romano. Os santos contestaram que não lhes era apropriado prestar adoração a falsas divindades. O juiz, então, ordenou que fossem acorrentados e conduzidos através da cidade. Em seguida, foram amarrados a cavalos e arrastados até a cidade vizinha de Sardes. Agatodoros e Agatonica seguiram voluntariamente Carpos e Pápilos. Em Sardes, os perseguidores sufocaram Agatonica até a morte e Carpos, Pápilos e Agatodoros foram decapitados. São Pápilos, que durante a vida era conhecido por seu dom de curar os doentes, – após sua morte por martírio, certamente intercede a Deus para que conceda a cura aos que a ele recorrem com fé.


MATINAS

João 20:19-31

19 Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 20 Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 E Jesus lhes disse mais uma vez: “A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.” 22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos". 24 Contudo, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos, no entanto, anunciaram-lhe: “Nós vimos o Senhor!” Mas ele respondeu-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.” 26 Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Jesus apareceu, pôs-se no meio deles e disse: “A paz seja convosco!” 27 Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: “Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.” 28 E Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Ao que Jesus lhe afirmou: “Tomé, porque me viste, acreditaste? Bem-aventurados os que não viram e creram!” 30 Verdadeiramente Jesus realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome. 



LITURGIA

Gálatas 1:11-19

11 Caros irmãos, quero que saibais que o Evangelho por mim ensinado não é de origem humana. 12 Porquanto, não o recebi de pessoa alguma nem me foi doutrinado; ao contrário, eu o recebi diretamente de Jesus Cristo por revelação; 13 pois já ouvistes como fora o meu procedimento no judaísmo, como persegui violentamente a Igreja de Deus, procurando destrui-la. 14 E, no judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e agia com extremo zelo em relação às tradições dos meus antepassados. 15 Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado, 16 revelar o seu Filho em mim, para que eu o proclamasse entre os não-judeus, parti imediatamente e não pedi orientação a pessoa alguma. 17 Nem mesmo subi a Jerusalém para me aconselhar com os que já eram apóstolos antes de mim, mas sem me deter, segui rapidamente para a Arábia e depois retornei a Damasco. 18 Passados três anos, subi a Jerusalém a fim de conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele durante quinze dias. 19 Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor. 

Lucas 8:5-15

5 “Eis que um semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisoteada, e as aves do céu a devoraram. 6 Outra parte caiu sobre as rochas e, quando germinou, as plantas secaram, pois não havia umidade suficiente. 7 Outra parte ainda, caiu entre os espinhos, que com ela cresceram e sufocaram suas plantas. 8 Todavia, uma outra parte, caiu em boa terra. Germinou, cresceu e produziu grande colheita, a cem por um”. Tendo concluído esta parábola, exclamou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”.  9 Seus discípulos lhe perguntaram o que Ele queria comunicar com aquela parábola. 10 Ao que Ele lhes replicou: “A vós outros é concedido saber os mistérios do Reino de Deus; aos demais, contudo, anuncio através de parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não compreendam’. 11 Eis, portanto, o esclarecimento desta parábola: A semente é a Palavra de Deus. 12 As que caíram à beira do caminho representam todos os que ouvem, mas então chega o Diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não venham a crer e não sejam salvos. 13 As que caíram sobre as rochas simbolizam os que recebem a Palavra com alegria assim que a ouvem, contudo não possuem raiz. Crêem por um período, mas desistem no tempo da provação. 14 As que caíram entre os espinhos, significam os que ouvem; todavia, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas muitas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não conseguem amadurecer. 15 No entanto, as que caíram em boa terra, são os que, de bom coração e com sinceridade, ouvem a Palavra, a entesouram, e com perseverança, frutificam.



REFLEXÃO

Sobre o Peso do Pecado e a Sua Libertação

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" - Salmo 31(32): 1.

Medo, confusão, fraqueza, enfermidade e escurecimento da mente nascem do pecado. Pelo pecado, o homem provoca os outros contra si mesmo, confunde sua própria consciência, atrai demônios e dá-lhes armas contra si mesmo. Pelo pecado, o homem se separa de Deus, afasta-se do seu anjo da guarda, e se fecha para a fonte de todo o bem. O cometimento de pecado significa uma declaração de guerra contra Deus e contra todos os poderes divinos. Isso é mais absurdo do que, como por exemplo, se uma folha de outono se murchasse no intuito declarar guerra ao vento. Contudo, de fato, a coisa mais absurda de todas ocorre: um homem declara guerra a Deus! Esta declaração só garante a ruína e a destruição de um homem se ele não depressa  não se auto-avaliar,  arrepender-se e correr para Deus implorando por misericórdia.

O grande rei Davi estava bem ciente da terrível situação do pecador, e ele mesmo o experimentou. Sentiu medo inexprimível, confusão, fraqueza e solidão; sentiu as flechas dos homens e as setas de demônios. Mas, percebendo sua situação horrível, David reconheceu o seu pecado, prostrou-se em cinzas diante de Deus, embebido no chão com lágrimas de arrependimento e palavras de angústia que queimavam como fogo,  orou ao Deus misericordioso para perdoá-lo. E, quando tudo lhe fora perdoado, sentiu uma bem-aventurança inexprimível. Esta bem-aventurança da alma perdoada ele não podia expressar em palavras. Ele só podia declarar, confirmar e assegurar-nos da condição do pecado e a condição do perdão de Deus, baseado em sua experiência direta em ambas as condições: 

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" Salmo 31(32): 1. 

No que consiste esta bênção? Em liberdade, coragem, alegria indescritível, poder, força, clareza de pensamento, paz de consciência, esperança em Deus, hinos a Deus, o amor ao próximo, e um sentido à própria vida! Em outras palavras: luz, alegria e força são frutos desta bênção. Esta é a bênção que aquele que é perdoado do pecado sente aqui na terra. Se isto é assim nesta, então qual será a bênção que o espera no mundo vindouro, que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e jamais subiu ao coração do homem (I Coríntios 2: 9)?


ORAÇÃO

Ó Senhor, nosso Deus, perdoa-nos as nossas transgressões por Tua infinita misericórdia, e cobri os nossos pecados! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário