terça-feira, 5 de maio de 2015

4ª Terça-feira Após a Páscoa

05 de Maio de 2015 (CC) / 22 de Abril (CE)
O Santo Venerável Teodoro de Sikeon, 
Mártir Leônidas; Venerável Monge Vitalis

Modo 3



Teodoro nasceu na vila de Sikeon na Galácia e por isto recebeu o sobrenome Sikeote. Aos dez anos de idade, se rendeu a um jejum estrito e às vigílias todas  as noites,  segundo o modelo de Estêvão, o ancião que vivia em sua casa. Sua mãe Maria era uma viúva rica e queria dedicar seu filho para a carreira militar. São Jorge aparecera-le num sonho e a informou que Teodoro era destinado para o serviço do Reino de Deus e não de um rei da terra. 
São Jorge também apareceu a Teodoro muitas vezes - quer  para instrui-lo, quer para salva-lo de certos perigos em que os demônios o colocavam. Ele teve diversas visões da Santíssima Mãe de Deus. A vida de mortificação de Teodoro, por sua severidade ascética, superou os ascetas vivos de seu tempo. Ele mortificou seu corpo através da fome, sede, cadeias de ferro e permanecendo em pé durante a noite toda rezando. Ele fez tudo isto de modo a ligar sua alma com amor a Deus e fazer sua alma dona completamente de seu corpo. 
Em resposta ao amor de Teodoro, o misericordioso Senhor respondeu com amor. Deus lhe concedeu grande poder sobre os espíritos malignos e sobre todas as doenças e aflições da humanidade. Teodoro era famoso por toda parte como um operador de curas milagrosas. Por causa de sua pureza e devoção, foi consagrado bispo de Anastasiópolis contra sua vontade. Assim, permaneceu por onze anos em seu dever episcopal quando, então, implorou a Deus para o livrar deste serviço para poder, novamente, dedicar-se ao seu amado ascetismo. Depois disto, retornou ao seu mosteiro onde, em idade avançada, entregou seu espírito ao seu Senhor, por Quem ele voluntariamente sofreu muito. Teodoro morreu no inicio do reino do imperador Heraclius, por volta do ano 613. 
O Santo Mártir Leônidas
Leônidas foi o pai de Origines. Ele padeceu por Cristo em Alexandria no ano 202. Foi condenado a morte por um edito do imperador mas, antes disto, todas as suas propriedades foram confiscadas. Orígenes escreveu a seu pai na prisão. "Pai, não se preocupe conosco e não evite o martírio por nossa causa," i.e., por causa de seus filhos. 
O Venerável Monge Vitalis
Durante o tempo do Patriarca Alexandrino João, o Misericordioso, um jovem monge apareceu, o qual, tão logo chegara, compilou uma lista de todas as prostitutas de Alexandria. 
A mortificação (ascetismo) deste jovem monge era excepcional e única. Durante o dia ele se oferecia para se contratar e fazer os mais difíceis trabalhos, e à noite, entrava nas casas de má reputação, dava a quantia combinada de dinheiro a alguma prostituta e se fechava com ela no quarto a noite inteira. Tão logo quanto eles estavam fechados, Vitalis implorava a mulher para se deitar e dormir, enquanto ele passava a noite inteira num canto do quarto em oração a Deus por aquela pecadora. Assim, ele salvaria a mulher do pecado ao menos uma noite. Na segunda noite, ele iria à uma segunda, na terceira noite ele iria à uma terceira e assim por diante ele ter visitado todas elas, e então, novamente retornava com a que começara. 
Por seu conselho, muitas das pecadoras abandonaram seu negócio sujo. Algumas delas casaram, outras entraram para mosteiros e outras ainda se voltaram para um trabalho respeitoso e com renda. Vitalis proibiu todas estas mulheres de revelarem a razão pela qual ele as visitava. Por causo disto, Vitalis se tornou um escândalo para toda Alexandria. Os homens começaram a cuspir nele, a ralhar com ele e a bater-lhe abertamente nele nas ruas. Ele suportou tudo pacientemente, fazendo saber seus bons trabalhos à Deus e os escondendo dos homens. 
Quando Vitalis morreu, tudo a seu respeito se tornou conhecido. Muitas curas milagrosas aconteceram sobre sua sepultura. Pessoas de diferentes lugares começaram a trazer seus doentes para sua sepultura. Cuspido pelos homens, mas permaneceu glorificado pelo Deus Onisciente.


Tropárion Da Ressurreição (3º Modo)

Rejubilem-se os Céus e alegre-se a terra,
pois o Senhor manifestou a força de seu braço;
e com sua morte venceu a morte,
tornou-se o Primogênito dentre os mortos;
libertou-nos do seio dos infernos,
revelando ao mundo a grande misericórdia!



Atos 10:21-33

21 E descendo Pedro ao encontro desses homens, disse: Sou eu a quem procurais; qual é a causa por que viestes? 22 Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras. 23 Pedro, pois, convidando-os a entrar, os hospedou. No dia seguinte levantou-se e partiu com eles, e alguns irmãos, dentre os de Jope, o acompanharam. 24 No outro dia entrou em Cesaréia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos. 25 Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou. 26 Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. 27 E conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos, 28 e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo; 29 pelo que, sendo chamado, vim sem objeção. Pergunto pois: Por que razão mandastes chamar-me? 30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes, 31 e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. 32 Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar. 33 Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor. 

João 7:1-13

1 Depois disto andava Jesus pela Galileia; pois não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2 Ora, estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. 3 Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. 4 Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. 5 Pois nem seus irmãos criam nele. 6 Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente. 7 O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. 8 Subi vós à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo. 9 E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galileia. 10 Mas quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não publicamente, mas como em secreto. 11 Ora, os judeus o procuravam na festa, e perguntavam: Onde está ele? 12 E era grande a murmuração a respeito dele entre as multidões. Diziam alguns: Ele é bom. Mas outros diziam: não, antes engana o povo. 13 Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário