sexta-feira, 8 de maio de 2015

4ª Sexta-feira de Páscoa

08 de Maio de 2015 (CC) / 25 de Abril (CE)
 O Santo Apóstolo e Evangelista Marcos (Séc. I)
Modo 3






Marcos era um companheiro de viagens e assistente do Apóstolo Pedro que, em sua primeira epístola o chama de seu filho, "O escolhido na Babilônia saúda-te com Marcos, meu filho" (1 Pedro 5,13), não de acordo com a carne mas um filho de acordo com o espírito. 
Enquanto Marcos estava em Roma com Pedro, os fieis o pediram para lhes escrever os ensinamentos salvíficos do Senhor Jesus, Seus milagres e Sua vida. Assim, Marcos escreveu o Santo Evangelho que o Apóstolo Pedro pessoalmente viu e atestou sua legitimidade. Marcos foi ordenado bispo pelo Apóstolo Pedro e foi mandado ao Egito para pregar. Como tal, São Marcos foi o primeiro pregador das Boas Novas (Evangelho) no Egito e foi o primeiro bispo do Egito. 
O Egito estava totalmente oprimido pela espessa escuridão do paganismo, idolatria, adivinhação e malícia. Com a ajuda de Deus, São Marcos obteve sucesso em semear a semente do ensinamento de Cristo através da Líbia, Amonicia e Pentópolis. De Pentópolis, São Marcos veio à Alexandria onde o Espírito de Deus o conduziu. Em Alexandria, teve sucesso em estabelecer a Igreja de Deus e instalou bispos, padres e diáconos e em firmemente os fortalecer na honorável Fé. Marcos confirmou seus ensinamentos através de muitos e grandes milagres. 
Quando os pagãos levantaram acusações contra Marcos, como um destruidor de sua fé idólatra, e quando o prefeito da cidade começou a buscar por Marcos, este novamente fugiu para Pentópolis onde deu continuidade ao fortalecimento do seu trabalho inicial. Depois de dois anos, Marcos novamente retornou à Alexandria para a grande alegria de todos os fiéis, cujo número havia grandemente multiplicado. Nesta ocasião, os pagãos agarraram Marcos, o amarraram firmemente e começaram a o arrastar em cima do pavimento de paralelepípedo gritando: "Arrastemos o boi até o cercado". Ferido e sangrando, lançaram Marcos na prisão onde, primeiramente, um anjo do céu lhe apareceu para o encorajar e fortalecer. Depois disto, o Senhor Jesus Cristo Pessoalmente lhe apareceu e disse: "A Paz seja contigo Marcos, meu Evangelista!" A isto Marcos replicou: "A Paz seja contigo também meu Senhor Jesus Cristo!" 
No dia seguinte os homens viciosos trouxeram Marcos fora da prisão e novamente o arrastaram pelas estradas com o mesmo grito: "Arrastemos o boi até o cercado". Completamente exausto e ferido por tudo, Marcos exclamou: "Em Tuas mãos ó Senhor, eu entrego meu espírito", Marcos expirou e sua alma foi transladada para um mundo melhor. Suas santas relíquias foram honravelmente sepultadas por cristãos e, através dos séculos, suas relíquias deram cura ao povo de toda as suas aflições, dores e doenças.

Tropárion Da Ressurreição (3º Modo)

Rejubilem-se os Céus e alegre-se a terra,
pois o Senhor manifestou a força de seu braço;
e com sua morte venceu a morte,
tornou-se o Primogênito dentre os mortos;
libertou-nos do seio dos infernos,
revelando ao mundo a grande misericórdia!




Atos 10:44-11:10

44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias. 1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. 2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, 3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. 4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: 5 Estava eu orando na cidade de Jope, e em êxtase tive uma visão; descia um objeto, como se fosse um grande lençol, sendo baixado do céu pelas quatro pontas, e chegou perto de mim. 6 E, fitando nele os olhos, o contemplava, e vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu. 7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come. 8 Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum e imunda. 9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou. 10 Sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.  

João 8:21-30

21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu me retiro; buscar-me- eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir. 22 Então diziam os judeus: Será que ele vai suicidar-se, pois diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir? 23 Disse-lhes ele: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. 25 Perguntavam-lhe então: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Exatamente o que venho dizendo que sou. 26 Muitas coisas tenho que dizer e julgar acerca de vós; mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele ouvi, isso falo ao mundo. 27 Eles não perceberam que lhes falava do Pai. 28 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. 29 E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado. 30 Falando ele estas coisas, muitos creram nele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário