terça-feira, 26 de maio de 2015

7ª Terça-feira Após a Páscoa

PÓS-FESTA DA ASCENSÃO
SEMANA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
26 de Maio de 2015 (CC) / 13 de Maio (CE)
S. Karpo, um dos Apóstolos dos Setenta
Modo 6



Karpos viveu no tempo do Imperador Nero e é conhecido como um dos setenta discípulos do Senhor. Foi um dos colaboradores do Apóstolo São Paulo, conforme esta referência encontrada na sua Segunda Epístola a Timóteo 4:13, onde diz: “Quando vieres, traga a capa que deixei em Troas, na casa de Karpo; traga também os livros, especialmente os pergaminhos “. Trabalhou exemplarmente na difusão do Evangelho em Troas e, logo foi nomeado bispo em Trácia, onde viveu uma vida de santidade e, iluminado pelo Espírito Santo, iluminou, com o divino ensinamento, seus diocesanos, convertendo-se numa estrela espiritual para seus filhos. Sua dedicação e trabalho árduo atraiu sobre ele muitas perseguições, tentações e adversidades. O Santo, porém, enfrentou tudo com coragem, determinação, fidelidade aos seus valores e paciência, não medindo esforços nem consequências na propagação da Palavra de Deus.

“Disse-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” [Jo 16:33].  Esta palavra nos revela que o caminho do discípulo não é revestido com pétalas de rosas, mas com provações. E com luta contínua e a ajuda da Graça do Espírito Santo, podemos chegar a Deus. São Karpo morreu pacificamente, iluminando muitas pessoas em sua volta.

Romanos 1:1-7, 13-17

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor, 5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a obediência da fé entre todos os gentios, 6 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; 7 a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 13 E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios. 14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15 De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho também a vós que estais em Roma. 16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.   

Mateus 4:25-5:13

25 De sorte que o seguiam grandes multidões da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão. 1 Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, 2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário