quinta-feira, 14 de maio de 2015

5ª Terça-feira Após a Páscoa

12 de Maio de 2015 (CC) / 29 de Abril (CE)
Ss. Cirilo, bispo de Turov (†1183) e 9 Monges mártires de Cizico († 322)
Modo 4



São Cirilo foi uma das três figuras mais importantes do cristianismo russo,  com Clemente Smoliatich e Hilarion, Bispo de Kiev, anterior à época das invasões dos mongóis. Ele viveu em meados do século XII. Primeiro foi monge, depois eremitão. Abandonou sua cela ao ser  nomeado o bispo de Turov, cidade próxima à Kiev. O historiador Fedotov disse que seus escritos deixam a impressão de ele ter sido um homem muito despreendido da vida, não obstante às exigências morais, completamente entregue à contemplação e aos estudos  dos mistérios  e da doutrina. Destacou-se por sua devoção teológica na Rússia antiga. Cirilo é praticamente um representante da tradição grega na Rússia, já que em seus escritos não se observa os traços característicos dos russos de sua época. Não se sabe ao certo se lia  grego e se conhecia os Padres gregos em sua língua original, e é difícil precisar a profundidade de sua cultura patrística. De qualquer forma, era sem duvida nenhuma, um dos mais cultos escritores russos de sua época. Seu ideal ascético transmitido aos monges consistia na espiritualidade e, principalmente, na obediência, frutos da humildade. Dizia que era preciso ser como um pedaço de pano que serve somente para limpar o chão. Tornou-se muito famoso por seus sermões, por mostrar fluida retórica grega. Era criticado por alguns  por ter  em seus sermões conteúdo eminentemente teológico, sem aplicação prática. Nas orações que escreveu, e que são notáveis pelo estilo muito semelhante ao de Santo Efrém, o Sirio e Santo André de Creta, sobressai a necessidade que o homem tem do perdão de Deus; Deus se fez homem para trazer ao homem o perdão divino. A Redenção é o que tem de mais belo dentre  todos os assuntos tratados em seus sermões. Teve um papel importante nos assuntos  eclesiásticos de sua época. Escreveu muitas cartas que não chegaram até nossa época. Morreu no ano de 1182/3.la finalmente morreu na prisão em Constantinopla no ano 1725.


Atos 12:25-13:12

25 Barnabé e Saulo, havendo terminando aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando consigo a João, que tem por sobrenome Marcos. 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. 4 Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, e tinham a João como auxiliar. 6 Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado Bar-Jesus, 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor.  

João 8:51-59

51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. 52 Disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônios. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte! 53 Porventura és tu maior do que nosso pai Abraão, que morreu? Também os profetas morreram; quem pretendes tu ser? 54 Respondeu Jesus: Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus; 55 e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra. 56 Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se. 57 Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? 58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. 59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário