segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

28ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

07 de Dezembro de 2015 (CC) 24 de Novembro (CE)
Pós-Festa da Apresentação da Theotokos no Templo
S. Megalomártir Catarina de Alexandria († 310)
Jejum da Natividade (Peixe é permitido)


Comemoração de Santa Catarina
Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, Catarina era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura, modéstia e didática, discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum a uma mulher e jovem naquela época. E fazia isso em público, por isso era respeitada pelos súditos da Corte que seria sua por direito.

Entretanto esses eram tempos duros do Imperador romano Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos. Segundo os relatos, a história do martírio da bela cristã teve início com a sua recusa ao trono de Imperatriz. Maximino apaixonou-se por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do cristianismo. Tentou, oferecendo-lhe poder e riquezas materiais. Estava disposto a divorciar-se para casar-se com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios.


Catarina tinha consagrado sua vida ao serviço de Cristo, da qual se declarava noiva, pois em uma visão que tivera, o próprio Cristo lhe conferia um anel de noivado, assim, recusou enfaticamente, o pedido de casamento do Imperador  e ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o Imperador chamou os sábios do reino - num total de 50 - para auxiliá-lo. Eles tentaram defender o paganismo com falácias teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina. Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo especial.


No entanto, enquanto aguardava no cárcere, ela conduziu o comandante do imperador, Porfírio e duzentos soldados à verdadeira fé, assim como a própria imperatriz Augusta-Vasilissa. Todos estes também vieram a padecer por Cristo. 


Quanto a Santa Catarina, o Imperador mandara torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz. Então, ocorreu o primeiro prodígio: o aparelho se desmontou. Maximino, transtornado, levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura. Durante a tortura de Catarina, um anjo de Deus veio até ela e destruiu a roda em que a santa virgem estava sendo torturada. Depois, o próprio Senhor Jesus Cristo lhe aparecera e a confortava. Após muitas torturas, Catarina foi decapitada com a idade de dezoito anos, em 24 de Novembro, 310. Leite, em vez de sangue, fluiu de seu corpo, o qual foi levado por anjos para o alto do monte Sinai, onde até hoje repousam suas relíquias milagrosas. Contam-se aos milhares as graças e os milagres acontecidos naquele local por intercessão de santa Catarina de Alexandria. 


Passados três séculos, Justiniano, Imperador de Bizâncio, mandou construir o Mosteiro de Santa Catarina e a igreja onde estaria sua sepultura no monte Sinai. Mas somente no século VIII conseguiram localizar o seu túmulo, difundindo ainda mais o culto entre os Fiéis do Oriente como do Ocidente.
Tropárion de Santa Catarina  Modo IV
A Tua cordeira Catarina altissonante clama a Ti, Jesus:
Eu Te amo, ó meu Noivo,
e, em busca de Ti, passei por muitas lutas.
Estou crucificada e sepultada Contigo no Teu batismo,
e por Teu amor padeci, para que eu pudesse reinar Contigo;
Morro por Ti, para que possa viver Contigo.
Aceita-me, como um sacrifício puro,
pois, por amor por Ti, padeci.
Por suas súplicas, salva as nossas almas, ó Tu que És misericordioso.

Kontakion de Santa Catarina Modo II

Ó vós que amai os mártires,
erguei reverentes um coro
honrando a sapientíssima Catarina;
pois, na arena anunciou Cristo e pisou a serpente,
destroçando o conhecimento dos oradores. 
Leituras Comemorativas 
Efésios 6:10-17
Lucas 21:12-19 

2 Timóteo 2:20-26

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

 Lucas 17:20-25

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais; porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.



ORAÇÃO
Salmo 24

A Ti, Senhor, elevei a minha alma, meu Deus, em Ti confio, não seja eu envergonhado, não zombem de mim meus inimigos. Porque todos os que em Ti esperam não sofrerão vexame. Envergonhados sejam todos os obreiros de futilidades.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, e ensina-me as Tuas veredas. Orienta-me, segundo a Tua verdade, e ensina-me, pois És Deus, meu salvador e sempre tenho esperado por Ti.

Recorda-Te de Tuas misericórdias, Senhor, porque Tuas misericórdias são eternas. Não Te lembres dos pecados de minha juventude e nem de minha ignorância. Recorda-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia, por causa de Tua bondade, ó Senhor.

O Senhor É bondoso e reto, por isto estabelece uma Lei para os delinquentes no caminho; 
Guiará os mansos no juízo, ensinará aos dóceis os Seus caminhos. Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam Sua Aliança e Seus testemunhos. Por amor de Teu Nome, Senhor, perdoarás o meu pecado. Ele é, de fato muito grande. 

Quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o instrui no caminho que Ele escolheu. Sua alma repousará no meio de bens, e sua descendência herdará a terra. O Senhor É a força dos que O temem, e a estes faz conhecida a Sua aliança. 

Os meus olhos estão continuamente postos no Senhor; pois Ele É Quem há de tirar os meus pés do laço. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e pobre. Multiplicaram-se as aflições de meu coração. Livra-me da minha tristeza. Vê minha humilhação e minha labuta, e perdoa todos os meus pecados. Vê como se multiplicaram os meus inimigos, e com que ódio iníquo me odeiam. Guarda a minha alma e livra-me, e assim não serei envergonhado, porque em Ti esperei.

O inocente e o reto juntaram-se a mim, porque eu esperei por Ti, ó Senhor.

Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas tribulações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Deus (3x)

Senhor, tem piedade (3x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário