segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

31ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

28 de Dezembro de 2015 (CC) 15 de Dezembro (CE)
Ss. Hieromártir Eleutério, Bispo de Ilíria († c. 130 - Doxología); 
Ermitão Paulo de Letreia, Confessor Estêvão, Arcebispo de Surozh
Jejum da Natividade (Peixe, Azeite e Vinho é permitidos)
5º Modo


O Santo Hieromártir Eleutério 
De uma boa árvore vem bons frutos. Este maravilhoso santo tinha pais nobres e muito eminentes. Eleutério nasceu em Roma, onde seu pai era um procônsul imperial. Sua mãe, Anthia, ouvira o Evangelho do grande Apóstolo Paulo e por ele fora batizada.  
Tendo se tornado viúva ainda muito cedo, Anthia confiou os estudos do seu único filho aos cuidados de Anicetus, Bispo de Roma. Vendo como Eleutério fora presenteado por Deus e iluminado pela Sua graça, o bispo o ordenou diácono com a idade de quinze anos, e sacerdote com a idade de dezoito anos, e bispo na idade de vinte. A sabedoria que Deus conferira a Eleutério compensava o que lhe faltava em anos, e este escolhido de Deus foi nomeado Bispo de Ilíria com seu assento em Valona (Avlona), Albânia. O bom pastor guardava o bem seu rebanho e o aumentava dia a dia.  
O Imperador Adriano, um perseguidor dos cristãos, enviou o comandante Felix com soldados para aproveitar Eleutério e trazê-lo para Roma. Quando em fúria Felix chegou em Valona e entrou na igreja, ele viu e ouviu o Santo Hierarca de Deus; de repente, seu coração mudou, e ele se tornou um cristão. Eleutério batizou Felix e com o tal partiu para Roma, voltando com alegria, como se estivesse indo para uma festa e não para a provação e tortura. O Imperador submeteu o nobre Eleutério à tortura severa: flagelação, assar em uma cama de ferro, fustigado com dardos inflamados, e a ser queimado em uma fornalha ardente. Mas Eleutério foi protegido pelo poder de Deus de todas essas torturas mortais. Vendo tudo isso, Caribus, Eparca Romano, declarou que também era um cristão. Caribus foi torturado e depois decapitado, e assim também ocorreu com o bendito Felix. Finalmente, os carrascos imperiais cortaram a cabeça honrosa de Santo Eleutério. Quando sua mãe, Santa Anthia, chegando, se deteve sobre o cadáver de seu filho, ela também foi decapitada. Seus corpos foram traduzidos para Valona, ​​onde ainda hoje Santo. Eleutério glorifica o Nome de Cristo por seus muitos milagres. Eleutério padeceu durante o reinado de Adriano no ano 120 dC. 
Santo Estêvão, o Confessor de Surozh 
Estêvão nasceu na Capadócia e foi educado em Constantinopla sob o Patriarca São Germano. Ele retirou-se para a solidão e viveu escondido do mundo. Um anjo apareceu a São Germano e ordenou-lhe nomear Estêvão bispo da cidade de Sourozh (agora Sudak na Crimeia), e o Patriarca assim o fez.  
O zeloso Estêvão converteu muitos ao Cristianismo. Sofreu amargamente sob o imperador Leo Isauriano , por causa da defesa que o Santo fazia da veneração dos santos ícones. Estêvão profetizou ao imperador sua morte iminente. Após a morte deste perverso imperador, Estêvão foi devolvido à sua diocese, onde alimentou seu rebanho de forma aprazível a Deus e morreu pacificamente no final do século oitavo. 
O Santo Ermitão Paulo de Leiteria 
Paulo nasceu em Pérgamo. Ele viveu uma vida de ascetismo numa montanha chamada Latros, situada na Ásia Menor. Glorificado por causa de seu ascetismo e muitos milagres, morreu em idade avançada e achou sua habitação com o Senhor, no ano 950 dC


LITURGIA

Hebreus 11:17-23, 27-31

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

Marcos 8:11-21

E saíram os fariseus, e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu. E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum. E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado. E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão. E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão. E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze. E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete. E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?


Nenhum comentário:

Postar um comentário