terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Domingo de Zaqueu


14 de Fevereiro de 2016 de 2015 (CC) - 01 de Fevereiro (CE)
Pré-festa da Apresentação do Senhor no Templo
37º Domingo Depois de Pentecostes
Santo Mártir Trifón. Santos Mártires Perpetuo, Felicidad, Sátirus y Revocato. Anastasio Nuevo MártirS. Tatiana de Roma, mártir (séc. III)
Modo 4




1. Mártir Santo tryphon


Tryphon nasceu de pais pobres na aldeia de Lampsacus na Frígia. Em sua infância, ele tendia gansos. De sua infância, ele também teve grande graça de Deus, de tal forma que ele era capaz de curar doenças que afligiam pessoas e animais e para expulsar os maus espíritos. O império romano na época era governado pelo imperador Gordian. A filha do imperador Gordiana enlouqueceu, e isso causou o imperador grande tristeza. Todos os médicos foram incapazes de ajudar a Gordiana. Um espírito maligno falou através Gordiana e disse que ninguém, exceto Tryphon poderia expulsá-lo. Depois de muitos que foram nomeados Tryphon no império foram convocados, por providência divina jovem Tryphon também foi convocado. Ele foi trazido para Roma, e ele curou a filha do imperador. O imperador dispensadas a ele muitos presentes, os quais Tryphon distribuídos aos pobres em seu retorno. Na sua aldeia esse jovem santo continuou a tendem gansos e orar a Deus. Quando Décio, o perseguidor dos cristãos, foi coroado imperador, St. Tryphon foi torturado e cruelmente atormentada por Cristo. Ele suportou todas as torturas com grande alegria, dizendo: "Ah, se eu pudesse ser feito digno de morrer pelo fogo e tortura para o nome do Senhor e Deus, Jesus Cristo" As torturas lhe fez mal nenhum, e, finalmente, os algozes condenou-o a ser decapitado. Antes de sua morte Tryphon orou a Deus, e ele entregou a alma ao seu Criador, no ano de 250 dC 


Santos Mártires Perpetua era descendente de linhagem aristocrática e viveu em Cartagena. Em segredo de seu pai, um pagão convicto, ela aceitou o santo Batismo através da fé no Salvador. Ela foi concedida final de um mártir juntamente com seu próprio irmão Sátiro, a serva Felicita e os jovens Revocatus, Satornilus e Segundo, que também estavam se preparando para se tornar cristãos. Apesar da exortação de seu pai, que persistentemente apelou aos seus sentimentos maternos, o início de viúva Santa Perpetua anexo terrena subjugado 22 anos de idade para o amado bebê em seu seio por conta da vida celeste. Antes da execução do santo teve uma visão de Deus, fortalecendo sua força de alma. São Secundus morreu na prisão, mas os mártires restantes foram entregues para devorar pelas feras. Mas os animais não tocaria o condenado, e então eles foram todos mortos pela espada. Isto ocorreu por volta do ano 203.


MATINAS (IV)
Lucas 24:1-12

E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.

E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.
E lembraram-se das suas palavras.
E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.
E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.
E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.
Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.




LITURGIA


4º MODO

Troparion
Ouvindo do Anjo o alegre anúncio da Ressurreição, que da antiga condenação nos libertou, as discípulas do Senhor, disseram envaidecidas aos apóstolos: «A morte foi vencida, e o Cristo Deus ressuscitou dando ao mundo a grande misericórdia.»


Kondakion

Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

O Salvador e Redentor meu, sendo Deus, rompeu as portas do Hades, libertando de suas cadeias os habitantes da terra, e, sendo Soberano, ressuscitou ao terceiro dia. 


Theotokion
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

O mistério eternamente oculto e dos anjos desconhecido, através de ti, ó Mãe de Deus,
encarnando-se, apareceu na terra, voluntariamente aceitou a Cruz, e com ela ressuscitou o primeiro criado, e salvou da morte as nossas almas.


Prokímenon

Quão magníficas são as Tuas obras, Senhor,
fizeste com sabedoria todas as coisas. (Sl 103:24) 

Bendize ó minha alma o Senhor
Senhor, como Tu És grandioso. (Sl 103:1)


ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Cinge a tua espada, com majestade e esplendor,

cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça. 


Aleluia, aleluia, aleluia!
Amaste a justiça e detestaste a iniquidade,

por isso Deus te ungiu com o óleo da alegria.


Aleluia, aleluia, aleluia!



Tropárion do Santo Mártir Tryphon Modo 4
Em seu sofrimento, ó Senhor, / Teu mártir Tryphon de Ti, nosso Deus, recebeu uma coroa imperecível; / pois, revestido de Teu poder, / reduziu a nada os torturadores e esmagou a débil audácia dos demônios.// Por suas súplicas, ó Deus, salva as nossas almas.

Pré-festa do Encontro de Nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo Modo 1
O celeste Coro dos Anjos, desce à terra, / pois, eis que o Primogênito de toda a criação É vindo, / ao templo como um bebê / amparado nos braços da mãe que não conhecia homem algum. // Portanto, conosco cantam hinos ao Preexistente, regozijando-se.

Kontakion do Mártir Tryphon Modo 8
Com a firmeza da Trindade extirpaste o politeísmo dos confins da terra, ó glorioso; / e,  sendo em Cristo honrado, por Ele venceste os tiranos // e recebeste uma coroa para o teu martírio e graça para operar curas divinas, ó tu que és invencível.

Kondákion da Pré-festa do Encontro Modo 6

O Verbo que É invisível com o Pai / é agora visto na carne, inefavelmente nascido da Virgem; / e entregue ao Sumo Sacerdote nos braços do ancião. // Vamos adorá-Lo como nosso verdadeiro Deus!

Troparion da Santa Mártir Perpétua Modo 4

Tua Santa Mártir Perpetua, ó Senhor, / Por meio de seus sofrimentos recebeu uma coroa incorruptível de Ti, ó nosso Deus. / Pelo Teu Poder, ela derribou os adversários, / E destruiu a débil ousadia dos demônios. // Por suas orações, salva, Senhor, as nossas almas!

1 Timóteo 4:9-15

9 Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação. 10 Pois para isto é que nos afadigamos e suportamos opróbrios, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. 11 Ordena e ensina estas coisas. 12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 13 até à minha volta, aplica-te à ler as Escrituras para o povo, à exortação e ao ensino. 14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15 Pratica estas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.

Lucas 19:1-10

1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. 3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. 4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e o avistou, e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. 6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. 7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Then Jesus entered and passed through Jericho.† Now behold, there was a man named Zacchaeus who was a chief tax collector, and he was rich.† And he sought to see who Jesus was, but could not because of the crowd, for he was of short stature.† So he ran ahead and climbed up into a sycamore tree to see Him, for He was going to pass that way. And when Jesus came to the place, He looked up and saw him, and said to him, “Zacchaeus, make haste and come down, for today I must stay at your house.” So he made haste and came down, and received Him joyfully. But when they saw it, they all complained, saying, “He has gone to be a guest with a man who is a sinner.” Then Zacchaeus stood and said to the Lord, “Look, Lord, I give half of my goods to the poor; and if I have taken anything from anyone by false accusation, I restore fourfold.”† And Jesus said to him, “Today salvation has come to this house, because he also is a son of Abraham;† for the Son of Man has come to seek and to save that which was lost.”



COMENTÁRIO
Os textos de hoje nos falam de esforço e desejo. O maior inimigo destes dois é a preguiça. Os Pais do Deserto, especialmente Evágrio Pôntico, já a classificavam como uma das principais doenças da alma, uma das oito pulsões geradas a partir do pecado que nos alijam de todo o bem. Geralmente a preguiça é alimentada pela gula. Todos os querem vencer a preguiça, necessitam primeiramente combater a gula.

O texto evangélico nos fala de Zaqueu, um homem de baixa estatura, cujo esforço e desejo lhe possibilitaram a superação de suas limitações e dos obstáculos, gerando como recompensa a Presença de Cristo em sua casa e a conquista da salvação de sua alma.

No calendário litúrgico da Igreja este texto se insere no que chamamos de “O Domingo de Zaqueu” que consiste numa preparação para vivermos a Grande Quaresma da Páscoa que é um período de intenso esforço espiritual, mas, também de grandes recompensas.

A visita de Jesus a Jericó nos mostra que a Graça de Deus visita e é oferecida a todos os homens, no entanto, assim como outrora Raabe, somente um homem teve sua salvação assegurada, como fruto de sua fé e esforço pessoal: Zaqueu (Lucas 19:8-10; Tiago 2:24).

Na perspectiva mistagógica podemos dizer que Zaqueu aponta para a pequenez do nosso ser e incapacidade de chegar a Deus por nossos próprios recursos. A multidão aponta a dimensão do satânico. A palavra “Shatam” significa “aquele que põe obstáculos, o Adversário”; assim devemos entender que o caminho para Deus é uma jornada de lutas e combates. Porém nesta jornada dispomos de recursos que o Criador nos provê para possibilitar a nossa união com Ele.

O primeiro desses recursos é o desejo. “Zaqueu desejava ver Jesus”. O desejo é uma das principais características da alma. O desejo é a força propulsora da dinâmica humana. Os Santos Padres são unânimes na afirmação de que Deus nos fez seres desejantes, pois este seria o recurso que nos possibilitaria alcançar a theósis, ou seja, a nossa semelhança com Ele. A alma anelante por Deus se vê impulsionada por uma forca capaz de vencer todo e qualquer obstáculo. E é isto que se dá com Zaqueu.

O segundo recurso é uma árvore. No Éden se encontravam duas árvores: uma que gerava a morte e outra que gerava a vida. Na Nova Jerusalém, a Jerusalém Celeste, a Árvore da Vida (Cristo) aparece nas duas margens do Rio (o Espírito Santo) que banha a Cidade; a Árvore dá doze frutos (os Apóstolos) que servem para a cura das nações (suas missões entre os povos).

Portanto, podemos dizer que o sicômoro (árvore frondosa típica da região) aponta para a Santa Tradição Apostólica (1 Tess. 2:13; 4:1; 2 Tess. 2:15), na qual uma vez apoiados, não somente poderemos ver a Cristo, mas também por Ele ser notado, ouvir a Sua voz e gozar de Sua Presença em nosso íntimo (comunhão).

A refeição que ocorre na casa de Zaqueu aponta para a Graça de Deus que nos visita e pela qual ceamos com Ele e Ele ceia conosco (Ap 3:20; João 14:23). Esta comunhão nos possibilita o despojamento dos véus que estão postos na alma, nos dando uma nítida visão daquilo que somos e nos impulsiona a buscar a conformidade (semelhança) com a Imagem de Cristo. Zaqueu confessou publicamente seus pecados e iniciou sua jornada em direção a Deus, livre das amarras que reduziam sua alma à estatura do seu corpo físico e impediam sua transfiguração na Imagem de Cristo.



Pe. Mateus (Antonio Eça)


ORAÇÃO
Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios. Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira.

Salmos 62:1-11 (63:1-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário