terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

36ª Terça-feira Depois de Pentecostes

02 de Fevereiro de 2016 (CC) - 20 de Janeiro (CE)
Venerável Eutímio, O Grande
Ss. Mártires Inna, Pinna e Rimma († séc. I)
Modo 2





De pais nobres e ilustres, Euthymius nasceu na cidade armênia de Melitene, perto do rio Eufrates, por volta do ano 377 dC. Ele era filho único, nascido em resposta à oração de sua mãe, Dionísia, que teve uma visão celestial sobre seu nascimento. 
Desde a sua juventude, Euthymius viveu uma vida de ascetismo - num primeiro momento na proximidade de sua cidade - mas, em seguida, depois que ele visitou Jerusalém, aos vinte e nove anos de idade, no deserto entre Jerusalém e Jericó, chamado Pharan. O Santo preencheu seus dias e noites com a oração, a contemplação divina, meditação e trabalhos físicos. Em torno dele se reuniram muitos discípulos, alguns dos quais são gloriosos santos, como Cariacus, o Eremita; Sava, o Santificado; Theoctistus e outros. 
Através do dom de Deus, Euthymius foi um grande operador de milagres; ele expulsou demônios, curou pessoas com graves enfermidades, fez jorrar água no deserto, multiplicou pães e profetizou. Ele ensinou aos monges o amor ao trabalho, dizendo: 
"Se você comer pão que não ganhou por seu próprio trabalho, saiba que você está comendo do trabalho de outra pessoa". 
Quando alguns dos monges mais jovens quiseram jejuar mais do que outros, Euthymius os proibiu e lhes ordenou a se sentarem a mesa comum, para que eles não se tornassem arrogantes como resultado de seu jejum excessivo. Ele também disse que não era bom para um monge se deslocar de um lugar para outro, e dizia: 
"Uma árvore freqüentemente transplantada não dá fruto. Quem quiser fazer o bem, pode fazê-lo a partir do lugar onde está." 
Sobre o amor, disse: 
"O que o sal é para o pão, o amor é para outras virtudes."

Durante a primeira semana da Grande Quaresma, ele se retirava para o deserto e lá permanecia em silêncio solitário e em contemplação divina, até pouco antes da festa da Ressurreição. Durante sua vida, um grande mosteiro [Lavra] foi estabelecido na proximidade da sua caverna. Ao longo dos séculos, este mosteiro foi completamente preenchido com os monges, como uma colméia é preenchida com abelhas. 
O último desejo de Euthymius foi que o mosteiro sempre praticasse a hospitalidade, jamais fechando as portas. Ele repousou com a idade de noventa e sete anos. O Patriarca de Jerusalém estava presente no seu funeral. O Patriarca esperou durante todo o dia até que as grandes massas de pessoas reverenciassem o corpo do santo, e somente à noite, é que eles foram capazes de realizar o Ofício Fúnebre. No sétimo dia após a sua morte, Euthymius apareceu radiante e alegre para Dometian, seu discípulo. O Venerável Euthymius foi um verdadeiro "filho da luz". Ele repousou no ano 473 dC. 
Comemoração dos Santos Mártires Inna, Pinna e Rimma 
Os santos mártires Inna, Pinna e Rimma eram escravos de Escitia e discípulos do Apóstolo André. Através de sua pregação, cristianizaram e batizaram muitos  bárbaros pagãos. O príncipe dos bárbaros se enfureceu com isso e queria obrigá-los a renunciar a sua fé e obrigá-los a adorarem os ídolos. Tende resistido firmemente sua crença em Cristo, o príncipe ordenou que fossem fixados em pilares de gelo próximo a um rio. Exaustos pelo terrível frio vindo do gelo, os santos mártires entregaram suas almas ao Senhor. Acredita-se que o Rio Danúbio tenha sido o lugar do martírio, e que isto tenha acontecido no século I. A principio Inna, Rimma e Pinna eram considerados nomes do sexo masculino, mas na tradição russa são considerados femininos.


Hebreus 12:25-26; 13:22-25

25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus; 26 a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. 22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas palavras. 23 Sabei que o irmão Timóteo já está solto, com o qual, se ele vier brevemente, vos verei. 24 Saudai a todos os vossos guias e a todos os santos. Os de Itália vos saúdam. 25 A graça seja com todos vós.

Marcos 10:2-12

2 Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3 Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? 4 Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 5 Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6 Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] 8 e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9 Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 10 Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. 11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário