quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

38ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

Semana de Zaqueu
17 de Fevereiro de 2016 (CC) - 04 de Fevereiro (CE)
Santo Isidoro de Pelúsio, monge (†c. 449)
Modo 4


Isidoro nasceu no Egito por volta do ano 360. Foi um notável estudante e trabalhava como mestre (professor) ensinando catecismo para classes na igreja de Alexandria. Desde a sua juventude dedicou sua vida a Deus, consagrando-se monge quando ainda era jovem. Mais tarde, tornou-se superior de um monastério nos arredores de Pelúsio. Durante a sua vida, todos o considerados como um modelo de perfeição religiosa, e seu patriarca, São Cirilo, e outros prelados de sua época, o tratavam como um pai para todos.Escolheu São João Crisóstomo como modelo. Ainda existem suas duas mil cartas, cheias de excelentes instruções de piedade, que demonstram grande conhecimento da teologia. Estão tão bem redigidas, que segundo alguns entusiastas, poderiam ser utilizadas para substituir os clássicos no estudo da língua grega. Em suas páginas resplandecem a prudência, a humildade, o amor, o zelo intrépido e seu ardente amor  a Deus. Este notável Santo morreu no ano 440.



1 Pedro 4:1-11

1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; 5 os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. 

Marcos 12:28-37

28 Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29 Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. 31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. 32 Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; 33 e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo. 35 Por sua vez, Jesus, enquanto ensinava no templo, perguntou: Como é que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi falou, movido pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. 37 Davi mesmo lhe chama Senhor; como é ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário