terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

1ª Terça-feira do Triodion

23 de Fevereiro de 2016 (CC) - 10 de Fevereiro (CE)
São Caralampo, Bispo da Magnésia († 202)
Modo 5


A santidade de Caralampo brilhou nos heróicos primeiros anos do cristianismo, quando muitos, com singular fé e espírito de renúncia, enfrentavam as terríveis perseguições dos sanguinários imperadores de Roma. 
Nasceu no ano 90 da era cristã, na região de Magnésia de Tessália (Grécia). Seus pais, que eram cristãos, transmitiram a Caralampo,  com seus exemplos de vida, a fé e a devoção cristã. Através dos estudos sistemáticos da Bíblia ele aprendeu as grandes e eternas verdades do mundo, da vida e da destinação humana. Cheio de sabedoria, mesmo muito jovem, ensinava aos colegas da mesma idade, para os quais era exemplo luminoso de vida. No ano de 130 da era cristã, foi ordenado presbítero, consagrando sua vida à salvação das almas. Inquietava-se por ver muitas pessoas afastadas de Cristo, sem saber porque viviam e o sentido de sua existência. 
Nesta época, o Imperador romano Severo ordenou uma terrível perseguição contra os cristãos. O governador de Magnésia determinou a captura de Caralampo e que fosse trazido acorrentado à sua presença, ignorando a sua idade que já alcançava os 113 anos. Mesmo assim, Caralampo permanecia firme e, às ordens do governador para que adorasse seus ídolos, respondia em alto e bom som que seus deuses eram falsos e que o único e verdadeiro Deus é Cristo. O governador então o ameaçou torturá-lo. Caralampo suportou todo o sofrimento, orando e agradecendo a Deus por ter sido escolhido como mártir, ao mesmo tempo em que agradecia também aos carrascos, dizendo: 
«Agradeço-lhes, filhos meus, por torturarem meu corpo, pois isto me alcançará a felicidade espiritual e a alegria infinita do reino de Deus. Nesse momento, Porfírio e Baio, que eram os executores, atiraram para longe as lâminas e gritaram: «Também somos cristãos!». Imitando-os, outras três mulheres que assistiam a execução. 
Muitos milagres aconteceram por suas orações: enfermos foram curados, mortos voltaram à vida etc. Vendo tudo isso, a filha do Governador, de nome Galene, e muitos outros creram em Cristo. O governador, tomado, por uma força do mau, ordenou que fossem todos decapitados. Enquanto Caralampo era levado ao local do martírio, Cristo lhe apareceu dizendo: 
«Meu querido Caralampo, peça-me qualquer graça que desejas!»  
Caralampo respondeu: 
«Meu desejo é que em todo lugar que estiver partes de minhas relíquias e que se lembrarem de meu martírio, não haja fome, epidemias, pestes, mas abundância de frutos da terra, paz, salvação de almas e de corpos. 
Seu martírio se deu no ano 202 e seu crânio se encontra em Meteora, na Grécia .


2 Pedro 2:9-22


9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades, 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 16 mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. 

Marcos 13:14-23

14 Ora, quando vós virdes a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver no eirado não desça, nem entre para tirar alguma coisa da sua casa; 16 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai, pois, para que isto não suceda no inverno; 19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. 20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. 23 Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.


COMENTÁRIO

A sociedade em que vivemos tem como uma de suas principais características a relativização dos conceitos e das percepções. Isto atingiu a mente de muitos cristãos, que passaram a ver o dogma como também algo relativo e as percepções heterogêneas - não mais como antagonismos ou heresias - mas, sim, como diversidade, portanto, legítimas, cada qual conforme as suas perspectivas.

Este tipo de mentalidade, torna inócuos e sem sentido os textos bíblicos que falam de falsos profetas que ensinam falsas doutrinas, uma vez que cada um, conforme sua realidade e modo de pensar está certo, "já que ninguém é mesmo dono da verdade".

O ensino dos severos juízos de Deus também caem por terra, uma vez que Deus é amor, e não vai condenar ninguém, pois "Ele é muito compreensivo e tolerante" e afinal de contas, cada um é mau porque é vítima de alguma coisa: da sociedade, da família em que nasceu, do ambiente social em que crescera, dos males sofridos na existência e etc. Todo tipo de justificativa. Todos que assim pensam, são néscios, virgens imprudentes que dormiram e deixaram de por azeite no seu candelabro.

O espaço aqui é curto para uma maior abordagem de que como Satanás induz a sociedade ao erro, mas, como resumo de tudo, o ensino apostólico nos diz que isto se dá porque os homens se tornariam amantes de si mesmos e mais amigos dos prazeres do que de Deus (2 Tm 3:2,4), e por isto, não suportariam a sã doutrina, e para anular a incômoda voz da consciência, se cercariam de mestres que lhe dariam suporte intelectual que legitimariam suas concupiscências (2 Tm 4:3). É destes mestres que Pedro fala em sua epístola e dos quais Cristo tanto nos adverte.

As ovelhas de Cristo ouvem a Sua voz e O seguem, mas, de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz do estranho (João 10).

Pe. Mateus (Antonio Eça) 

Um comentário:

  1. Feliz por saber que em nossa paróquia fomos presenteados com um ícone do santo Mártir Caralampo! Que Graça ele através de seu pedido ao Senhor Jesus Cristo nos concede! Pelas intercessões de São Caralampo tem piedade de nós Senhor!

    ResponderExcluir