domingo, 17 de abril de 2016

5º Domingo da Grande Quaresma

DOMINGO DE SANTA MARIA DO EGITO
17 de Abril de 2016 (CC) / 04 de Abril (CE)
Santos Zózimo (Aquele que encontrou S. Maria do Egito); Jorge de Maleo
Modo 5
Jejum (Vinho e azeite permitidos)





Comemoração de Santa Maria do Egito 

Aos 12 anos, Santa Maria, a Egípcia, envaidecida por sua beleza e formosura, abandonou os seus pais e se dirigiu à Alexandria, onde levou uma vida de prostituição durante 17 anos. Um dia viu um navio que se aproximava e levava a bordo um insólito grupo. Perguntou quem eram aquelas pessoas e aonde andavam, responderam-lhe que eram peregrinos que se dirigiam a Jerusalém para a festa da Exaltação da Santa Cruz. Decidiu então subir também à bordo e unir-se ao grupo. 

O grupo chegou ao seu destino no dia da celebração da festa e, estando para entrar no templo, Maria sentiu que uma força misteriosa impedia os seus passos. Maria teve, então, um pensamento que lhe atingiu a mente como um raio. Uma voz lhe disse que seus pecados a tinham tornado indigna de comparecer diante de Deus, o que a fez chorar amargamente. 

Dali onde estava, podia ver o Santo Ícone Santa Mãe de Deus. Maria rezou e pediu à Santíssima Mãe que intercedesse por ela. No mesmo instante, a força invisível sumiu e ela pôde, enfim, entrar. 

Após ter confessado, comungado e adorado a Santa Cruz de nosso Senhor, Maria ouviu a Santa Virgem lhe dizer: 

“Se cruzas o Jordão, encontrarás paz.” 

No dia seguinte, Maria, a Egípcia, cruzou o rio que se estendia além do deserto de Arábia. Desde então, a santa viveu no deserto durante 47 anos, sempre solitária, sem encontrar nem homens, nem animais. Ela emagreceu muito, os cabelos cresceram e ficaram totalmente brancos, mas conforme a promessa da Theotokos, Maria, a Egípcia, encontrou naquele deserto hostil a paz para a sua alma.


Um dia, Maria encontrou o monge Zózimo e lhe pediu que voltasse no ano seguinte para dar-lhe a comungar os Santos Mistérios do Corpo e do Sangue de nosso Senhor. Um ano depois, Zózimo chegou às margens do Jordão com a Eucaristia, como havia prometido. Mas como Maria demorava a chegar, dolorido, Zózimo levantou os olhos aos céus e rezou: 

“Senhor meu Deus, Rei e criador de todas as coisas, não frustres o meu desejo, mas concede que eu veja a Tua santíssima serva.” 

Depois falou consigo mesmo: 

“Mas o que farei se ela vem, visto que não tem nenhuma embarcação para atravessar o rio? Pobre de mim, o meu desejo se verá frustrado.” 

Enquanto estava pensando, Maria apareceu do outro lado do rio, Zózimo ao vê-la se alegrou muito e louvou a Deus, mas eis que a mulher fez o sinal da cruz na água e começou a caminhar sobre o rio como se estivesse em terra firme. Ele inicialmente julgou tratar-se de uma miragem, pois estava cumprindo a penitência da Quaresma, como era seu costume. Mas foi tranquilizado por essa idosa penitente, Maria, que, depois de se confessar, lhe pediu a Eucaristia. Ela pediu então ao Santo Abade Zózimo que voltasse a encontrá-la no ano seguinte. Ele assim o fez, mas achou somente seu corpo inanimado e uma carta que ela lhe tinha escrito. Ele executou os ritos funerários e a enterrou no deserto ajudado por um anjo na forma de um leão. Em suas orações pediu-lhe que a assistisse ao Céu, e voltou ao seu monastério onde recontou finalmente aos seus irmãos a história da mulher santa.


Troparion de Santa Maria do Egito
Em ti foi conservada com fidelidade
a imagem de Deus, ó Maria;
pois tomaste a Cruz e seguiste Cristo,
ensinando, com o teu exemplo,
a desprezar o corpo, porque mortal
e a cuidar da alma imortal.
Por isso, ó Santa, tua alma se rejubila com os Anjos.



Kondakion de Santa Maria do Egito
Fugiste das trevas do pecado
e te iluminaste com a luz da penitência.
Dirigiste o teu coração a Cristo, ó gloriosa
e apresentaste-lhe, como advogada compassiva,
sua Mãe Santíssima e isenta de toda imperfeição
alcançando, por isso, o perdão das culpas
e a felicidade com os Anjos. 

Leituras Bíblicas Comemorativas

Gálatas 3:23-29; Lucas 7:36-50



MATINAS (II)

Marcos 16:1-8

E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.

LITURGIA

Hebreus 9:11-14

11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?  

Marcos 10:32-45

32 Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir, 33 dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios; 34 e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá. 35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça? 37 Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? 39 E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados; 40 mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado. 41 E ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42 Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. 43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 44 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

† † 














   












Nenhum comentário:

Postar um comentário