quinta-feira, 21 de abril de 2016

6ª Quinta-feira da Grande Quaresma

6ª Semana da Grande Quaresma
21 de Abril de 2016 (CC) - 08 de Abril (CE)
Ss. Herodião, Ágabo, Rufo, Asíncreto, Flegonte, Hermes, apóstolos dos 70
Modo 5
Jejum

Santos Herodião, Ágabo, Asíncreto, Rufo, Flegonte e Hermes estão entre os Setenta Apóstolos, escolhidos por Cristo e enviados por Ele para pregar o Evangelho . (Sinaxe dos Setenta Apóstolos: 4 de janeiro). O Santo Apóstolo Herodião era parente de São Paulo, e seu companheiro de muitas viagens. Quando o Cristianismo se espalhou para a Península dos Balcãs, os Apóstolos Pedro e Paulo estabeleceram Santo Herodião como Bispo de Patara. Santo Herodião zelosamente pregou a Palavra de Deus e converteu muitos dos pagãos gregos e judeus ao cristianismo. Enfurecidos pela pregação do discípulo, os idólatras e judeus de comum acordo cairam sobre Santo Herodião, e o agrediram com paus e pedras. Um deles o feriu com uma faca, e o santo caiu. Mas quando os assassinos foram embora, o Senhor restaurou-lhe dos ferimentos . Depois disso, Santo Herodião continuou a acompanhar o apóstolo Paulo por muitos anos ainda. Quando o Apóstolo Pedro foi crucificado (+ c. 67), Santo Herodião e Santo Olimpo foram decapitados pela espada na mesma época. O Santo Apóstolo Ágabo tinha o dom da profecia. Ele previu (Atos 11: 27-28) a fome durante o reinado do imperador Cláudio (41-52), e predisse o sofrimento do apóstolo Paulo em Jerusalém (Atos 21:11). Santo Ágabo pregou em muitas terras, e converteu muitos pagãos ao Cristianismo. São Rufo, a quem o santo apóstolo Paulo menciona na Epístola aos Romanos (Rom. 16: 11-15), foi bispo da cidade grega de Tebas. Santo Asíncreto (Rom. 16:14) foi bispo em Hircânia (Ásia Menor). São Flegonte foi bispo na cidade de Maratona (Trácia). São Hermes foi bispo na Dalmácia (há um outro apóstolo dos Setenta com nome de Hermas, que foi bispo na cidade trácia de Filipópolis). Todos estes discípulos pelo seu serviço intrépido a Cristo passaram por grandes sofrimentos ferozes e receberam a digna coroa de um mártir.




HORA SEXTA

Isaías 65:8-16

8 Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; assim farei por amor de meus servos, para que eu não os destrua a todos. 9 E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro dos meus montes; e os meus escolhidos herdarão a terra e os meus servos nela habitarão. 10 E Sarom servirá de pasto de rebanhos, e o vale de Acor de repouso de gado, para o meu povo, que me buscou. 11 Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a fortuna, e que misturais vinho para o Destino 12 também vos destinarei à espada, e todos vos encurvareis à matança; porque quando chamei, não respondestes; quando falei, não ouvistes, mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e escolhestes aquilo em que eu não tinha prazer. 13 Pelo que assim diz o Senhor Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; eis que os meus servos beberão, mas vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; 14 eis que os meus servos cantarão pela alegria de coração, mas vós chorareis pela tristeza de coração, e uivareis pela angústia de espírito. 15 E deixareis o vosso nome para maldição aos meus escolhidos; e vos matará o Senhor Deus, mas a seus servos chamará por outro nome. 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.   

VÉSPERAS

Gênesis 46:1-7

1 Israel partiu, ele e tudo o que tinha, e veio para o Poço do Juramento; ali ele ofereceu um sacrifício ao Deus de seu pai, Isaque. 2 E falou Deus a Israel, em visão noturna, dizendo: "Jacó, Jacó;" e ele respondeu: "Quem é?" 3 Disse-lhe ele: "Eu sou o Deus de teus pais; não tenhas medo de descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. 4 Descerei contigo ao Egito e conduzir-te-ei até o fim; e José porá a sua mão sobre os teus olhos." 5 Então, Jacó se levantou do Poço do Juramento, e os filhos de Israel colocaram o seu pai, e suas bagagens e suas esposas, sobre os carros que José tinha enviado para levá-los. 6 Tomaram os seus bens e todos as suas posses as quais tinham adquirido na terra de Canaã e vieram para a terra do Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele. 7 Os seus filhos e os filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de suas filhas; e levou toda a sua descendência para o Egito.

Provérbios 23:15-24:5

15 Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, ó, meu próprio; 16 e exultará o meu coração, quando os teus lábios falarem coisas retas. 17 Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia. 18 Porque deveras terás uma recompensa; não será malograda a tua esperança. 19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio; e dirige no caminho o teu coração. 20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. 21 Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem. 22 Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer. 23 Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento. 24 Grandemente se regozijará o pai do justo; e quem gerar um filho sábio, nele se alegrará. 25 Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se aquela que te deu à luz. 26 Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. 27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira. 28 Também ela, como o salteador, se põe a espreitar; e multiplica entre os homens os prevaricadores. 29 Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. 33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. 34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. 35 E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez. 1 Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles; 2 porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente. 3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; 4 e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis. 5 O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.

† † 






Nenhum comentário:

Postar um comentário