terça-feira, 19 de abril de 2016

6ª Terça-feira da Grande Quaresma

6ª Semana da Grande Quaresma
19 de Abril de 2016 (CC) - 06 de Abril (CE)
Santo Eutíquio, patriarca de Constantinopla († 582)
Modo 5
Jejum







Santo Eutíquio nasceu na Frigia e era filho de um ilustre casal da cidade de Theia. Estudou em Constantinopla e foi tonsurado monge no monastério de Amasea. No ano de 552, foi enviado como representante de seu bispo à Constantinopla. Sua atuação em Constantinopla atraiu a atenção de Justiniano que o nomeou sucessor do Patriarca Menas. Eutíquio presidiu o Concilio Ecumênico de Constantinopla em 533, junto com os Patriarcas de Alexandria e Constantinopla. Anos mais tarde, por discordar das posições teológicas do imperador sobre o monofisismo, foi  exilado para a ilha de Propondite onde, segundo relata seu biógrafo, operou vários milagres. Eutíquio retornou a sua Sede em 577, com a morte de Justiniano. Adormeceu em Cristo em 06 de abril de 582/6. 






HORA SEXTA

Isaías 49:6-10

6 Sim, Ele me disse: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te porei para luz das nações, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. 7 Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, e o seu Santo, ao que é desprezado dos homens, ao que é aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão e se levantarão, como também os príncipes, e eles te adorarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu. 8 Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi, e no dia da salvação te ajudei; e te guardarei, e te darei por pacto do povo, para restaurares a terra, e lhe dares em herança as herdades assoladas; 9 para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei; eles pastarão nos caminhos, e em todos os altos desnudados haverá o seu pasto. 10 Nunca terão fome nem sede; não os afligirá nem a calma nem o sol; porque o que se compadece deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos mananciais das águas.

VÉSPERAS

Gênesis 31:3-16

3 E o Senhor disse a Jacó: "Volta para a terra de teu pai e para a tua família, e Eu serei contigo." 4 Jacó mandou chamar Lia e Raquel para a planície, aonde os rebanhos se encontravam. 5 E lhes falou: "Eu tenho visto a face de vosso pai, que não é para mim como antes; porém, o Deus de meu pai tem sido comigo. 6 E vós também sabeis que, com todas as minhas forças, eu tenho servido a vosso pai. 7 Mas ele me enganou e mudou o meu salário para dez cordeiros; porém Deus não lhe concedeu poder para me prejudicar. 8 Se ele dissesse assim: "Os salpicados serão o teu prêmio;" em seguida, todo o gado geraria salpicados. E se ele dissesse: "Os brancos serão a tua recompensa;" então, teria todo o gado gerado brancos. 9 Assim Deus tirou todo o gado de vosso pai, e o deu para mim. 10 E veio a acontecer, quando o rebanho concebeu e estava com as crias, que eu olhei com os meus olhos, no sono, e eis que os bodes e carneiros estavam cobrindo as ovelhas e cabras pontilhadas e variegadas e manchadas com manchas de cor cinza. 11 Então o anjo de Deus falou-me, em sonho: "Jacó." E eu respondi: "Que é?" 12 E ele disse: "Olha para cima com os teus olhos, e vê que os bodes e carneiros estão a cobrir as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas e variegadas com manchas de cor cinza; porque tenho visto tudo o que Labão tem feito para contigo. 13 Eu sou Deus, o qual apareceu para ti no Lugar de Deus, onde ungiste uma coluna para mim e me fizeste um voto; agora, em seguida, levanta-te e sai desta terra; parte para a terra da tua parentela e eu serei contigo." 14 E Raquel e Lia responderam, dizendo-lhe: "Temos ainda uma parte ou herança na casa de nosso pai? 15 Não somos nós consideradas estranhas por ele? Pois vendeu-nos e consumiu todo o nosso dinheiro. 16 Toda a riqueza e a glória que Deus tomou de nosso pai deverá ser nossa e de nossos filhos; agora, em seguida, faze tudo que Deus te disse."

Provérbios 21:3-21

3 Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício. 4 Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado. 5 Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria. 6 Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte. 7 A violência dos ímpios arrebatá-los-á, porquanto recusam praticar a justiça. 8 O caminho do homem perverso é tortuoso; mas o proceder do puro é reto. 9 Melhor é morar num canto do eirado, do que com a mulher rixosa numa casa ampla. 10 A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos. 11 Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e, quando o sábio é instruído, recebe o conhecimento. 12 O justo observa a casa do ímpio; precipitam-se os ímpios na ruína. 13 Quem tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido. 14 O presente que se dá em segredo aplaca a ira; e a dádiva às escondidas, a forte indignação. 15 A execução da justiça é motivo de alegria para o justo; mas é espanto para os que praticam a iniquidade. 16 O homem que anda desviado do caminho do entendimento repousará na congregação dos mortos. 17 Quem ama os prazeres empobrecerá; quem ama o vinho e o azeite nunca enriquecera. 18 Resgate para o justo é o ímpio; e em lugar do reto ficará o prevaricador. 19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. 20 Há tesouro precioso e azeite na casa do sábio; mas o homem insensato os devora. 21 Aquele que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.


COMENTÁRIO

São Teófano, o Recluso

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará, mas não será ouvido. (Prov. 21:13).

E nós muitas vezes nos maravilhamos porque Deus não ouve nossas orações? Aqui está a razão! Porque certamente tem havido casos em que pararam os nossos ouvidos de ouvir as súplicas dos necessitados; por isso o Senhor não nos ouvir também. Não é nada de mais se alguém fizer uma oração sobre algo temporal e não for  ouvido; mas como é lamentável se o Senhor não nos ouvir quando Lhe suplicarmos o perdão de nossos pecados. Ele não vai ouvir se o clamor daqueles a quem temos desprezado for mais alto do que as nossas orações. Temos de nos apressar para evitar esta desgraça extrema, conforme com o exemplo de Zaqueu, cuja sábia decisão levou o Senhor a dizer: Hoje veio a salvação a esta casa (Lucas 19: 9).

† † 






Nenhum comentário:

Postar um comentário