sexta-feira, 26 de agosto de 2016

10ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

CONCLUSÃO DA FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO
26 de Agosto de 2016 (CC) / 13 de Agosto (CE)
Trasladação das relíquias de S. Máximo, o Confessor (c.680).
Jejum da Dormição da Santíssima Mãe de Deus
Modo 8


Chama-se São Máximo, «o Confessor» em razão de seus trabalhos e sofrimentos que padeceu pela fé cristã.  Máximo foi um dos mais destacados teólogos do século VII, verdadeira coluna e  luminar da Ortodoxia contra a heresia monotelita. Nasceu no ano 580 em Constantinopla. Ainda jovem entrou para o serviço da corte chegando a ser o principal dos secretários do imperador Heracleo. Porém, depois de algum tempo, renunciou ao cargo (provavelmente porque o imperador defendesse certas opiniões heréticas), e tomou o hábito monacal em Crisópolis (atual Skutari). Ali escreveu algumas de suas obras de mística e foi eleito abade. No ano 638 morreu São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém, a quem Máximo tinha como seu mestre, pai e professor. Máximo então se converteu no grande defensor da Ortodoxia contra o monotelismo do imperador Heracleo, e também do seu sucessor, Constante II. 
São Máximo, grande confessor da fé e notável autor místico, morreu aos oitenta e dois anos. Deixou muitos escritos, alguns comentários alegóricos sobre a Sagrada Escritura e sobre as obras de Dionisio Areopagita, um diálogo entre dois monges acerca da vida espiritual e a «Mystagogia» que é uma explanação sobre os símbolos da liturgia.


2 Coríntios 1:12-20

12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós. 13 Pois outra coisa não vos escrevemos, senão as que ledes, ou mesmo reconheceis; e espero que também até o fim as reconhecereis; 14 como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. 15 E nesta confiança quis primeiro ir ter convosco, para que recebêsseis um segundo benefício; 16 e por vós passar à Macedônia, e da Macedônia voltar a vós, e ser por vosso intermédio encaminhado à Judéia. 17 Ora, deliberando isto, usei porventura de leviandade? ou o que delibero, faço-o segundo a carne, para que haja comigo o sim, sim e o não não? 18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra a vós não é sim e não,  19 porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. 20 Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio. 

Mateus 22:23-33

23 No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo: 24 Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. 25 Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; 26 da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. 27 depois de todos, morreu também a mulher. 28 Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram? 29 Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; 30 pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu. 31 E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus: 32 Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. 33 E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina. 


† † †

COMENTÁRIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário