terça-feira, 20 de setembro de 2016

14ª Terça-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE DA MÃE DE DEUS
20 de Setembro de 2016 (CC) / 07 de Setembro (CE)
São Sozonte,  mártir († 304)
Modo 4




O santo mártir Sozon, era natural de Lyaconia na Ásia Menor, tendo vivido na época do imperador Diocleciano (284-305), Antes ser batizado era chamado de «Taraceo» e era pastor, Mas, depois aprendeu a arte de ser pastor do rebanho espiritual, e por seus ensinamentos  trouxe um grande número de pagãos à fé cristã. Certo dia ele teve uma visão de que era hora de derramar seu sangue pela confissão de sua fé em Cristo, Então, foi para a cidade e entrou num templo pagão onde rendiam culto a uma estátua de ouro da deusa Diana, Sozon lhe cortou a mão direita, fez dela pequenos pedaços e distribuiu-os aos pobres, Houve grande alvoroço entre os pagãos; eles falavam de roubo, mas a confusão foi ainda maior quando Sozon, prevendo que suspeitassem dele, entregou-se, Imediatamente conduziram-no perante Maximiano, o governador da Cilícia, Falharam todas as tentativas de enfraquecer a sua firme confissão de fé em Cristo, e então, obrigaram-no a correr com sandálias cobertas com pregos de ferro, Enquanto seu sangue escorria sobre a terra como um rio generoso, o Santo estava cheio de uma celestial alegria, que durou até que entregou a sua alma a Deus, Seus ossos foram brutalmente golpeados, Quando os seus algozes acenderam uma fogueira para queimar seu corpo, uma grande tempestade se formou, e a chuva fez cessar o fogo, pondo a correr aterrorizados os pagãos,Assim que os piedosos cristãos puderam resgatar, com todo o respeito e amor, o corpo do Santo Mártir Sozon.




2 Coríntios 12:20-13:2

Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; Que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e fornicação, e desonestidade que cometeram.É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra. Já anteriormente o disse, e segunda vez o digo como quando estava presente; mas agora, estando ausente, o escrevo aos que antes pecaram e a todos os mais, que, se outra vez for, não lhes perdoarei;

Marcos 4:24-34

E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa. E dizia: A que assemelhare-mos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra. E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.


† † †


COMENTÁRIO


“E chamou a si os que ele mesmo queria...” O sacerdócio cristão não é nem deve ser uma projeção da vontade do homem. O verdadeiro sacerdote não é o que decide ser por escolha própria (mesmo que seja uma pessoa de virtudes e de serviços prestados a Igreja), mas aquele que obedece à Voz Daquele que lhe chama: este é o sentido do termo “vocação” (voz em movimento).

Estranho e misterioso é que entre os que Cristo escolhera estava Judas Iscariotes: Incompreensão para os homens, sabedoria de Deus. Judas representa o clérigo que tocado pela luz deixa-se possuir pelas trevas. Convidado a participar da Ceia Mística, e dela participando, não desiste dos seus propósitos ímpios. Judas nos chama a atenção para a nossa capacidade de desprezar a Luz e se deixar possuir pelas trevas. Ciente deste risco é que a Igreja decidiu estabelecer um jejum todas as quartas-feiras (pois este foi o dia em que Judas traiu Cristo) com o propósito de avaliarmos quais os reais intentos que impulsionam as nossas ações, a fim de que não sejamos enganados como o foi o infeliz Apóstolo.

Interessante é também perceber que Marcos faz destaque ao apelido que Cristo coloca nos irmãos Tiago e João: ele os chama de “Boanerges”, que quer dizer “Filhos do Trovão”, numa clara indicação ao temperamento explosivo e belicoso dos dois. Assim, Tiago e João se tornam o modelo daqueles que dominados por forças obscuras se deixam invadir pela Luz, transfigurando as paixões predominantes de suas naturezas decaídas em virtudes Divinas: Tiago mostra sua valentia não violenta ao enfrentar Herodes, ao suportar impassivelmente o martírio que lhe impôs o Tirano. João se torna o modelo do amor de Cristo presente nos homens e, assim como Tiago - sem esmorecer e nem perder o ímpeto - suporta dores e privações terríveis que lhes foram impostas pela grande perseguição do Imperador Décio. Eis, portanto, que diante de cada um de nós se apresentam a vida e a morte, a Luz e as trevas. Quais escolheremos?

Padre Mateus (Antonio Eça)



ORAÇÃO


Clamo a Ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a Ti. Seja a minha oração como incenso diante de Ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde. Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. Não permitas que o meu coração se volte para o mau, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes! Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores... Os meus olhos estão fixos em Ti, ó Soberano Senhor; em Ti me refugio; não me entregues à morte. Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal.

Salmo 140(141): 1-5,8,9




Nenhum comentário:

Postar um comentário