CONCLUSÃO (APODOSIS) DA FESTA DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS.
05 de Setembro de 2016 (CC) / 23 de Agosto (CE)
S. Mártir Lupus (†306), servo de S. Demetrius de Tessalônica;
Hieromártir Irineu, bispo de Lyon (†202 ?)
S. Kallinikos, Patriarca de Constantinopla (693-705)
Modo 2
05 de Setembro de 2016 (CC) / 23 de Agosto (CE)
S. Mártir Lupus (†306), servo de S. Demetrius de Tessalônica;
Hieromártir Irineu, bispo de Lyon (†202 ?)
S. Kallinikos, Patriarca de Constantinopla (693-705)
Modo 2
O Hieromártir Irineu, bispo de Lyon, nasceu no ano 130, na cidade de Esmirna (Ásia Menor). Lá recebeu a melhor educação, estudando poética, filosofia, retórica, e o resto das ciências clássicas consideradas necessárias para um jovem da época.
Seu guia nas verdades da fé cristã fora São Policarpo de Esmirna (23 de fevereiro), que era um discípulo do apóstolo João, o Teólogo. São Policarpo batizou o jovem Irineu, e mais tarde ao ordená-lo presbítero o enviou para uma cidade na Gália, chamada Lugdunum (nos dias atuais Lyon, na França), onde serviu sob bispo Pothinus.
Uma missão fora logo confiada a Santo Irineu: entregar uma carta dos confessores de Lugdunum ao santo bispo Eleutério de Roma (177-190). Porém, enquanto Irineu estava ausente, todos os que eram conhecidos como cristãos foram lançados na prisão. Após a morte por martírio do bispo Pothinus, Santo Irineu foi escolhido um ano mais tarde (em 178), como bispo de Lugdunum. Por esta época, São Gregório de Tours (17 de Novembro), escreveu a respeito de Irineu:
“Por sua pregação, Lugdunum se transformou numa cidade totalmente cristã!"
Quando a perseguição contra os cristãos se acalmou, o santo expôs os ensinamentos ortodoxos da fé em uma de suas obras fundamentais, sob o título “Detecção e Refutação da Pretensa, Porém, Falsa Gnose”, também conhecida como “Contra as Heresias (Adversus Haereses), uma obra escrita em cinco livros combatendo os ensinamentos do gnosticismo, o qual negava a impossibilidade de Deus se fazer carne e uma série de outras doutrinas errôneas a respeito da Divindade e de Sua revelação. Em “Contra as Heresias” Santo Irineu combate o gnosticismo, mas também todas as outras heresias de sua época. Assim, esta obra é importante não só do lado teológico, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de então. O texto original grego de “Contra as Heresias” foi perdido, mas as traduções latina, armênia e siríaca foram preservadas.
Em seu combate ao gnosticismo, Santo Irineu mostrava que a Encarnação do Verbo era a base do processo da theósis (no qual Deus possibilita ao homem participar de Sua Natureza Divina). Magistralmente afirmava Santo Irineu que “Deus Se fez carne para que o homem se tornasse deus (João 10:34; 17:19-21; 2 Ped. 1:3,4). É também Santo Irineu o primeiro a identificar Maria como a “Segunda Eva”, a Mãe da verdadeira raça humana, ou seja aquela que gerou o “Segundo Adão”, possibilitando assim, aos filhos do Primeiro Adão, o acesso à Árvore da Vida que fora plantada por Deus no seu ventre materno. É também, Santo Irineu, um dos primeiros escritores cristãos a lançar mão da doutrina da Sucessão Apostólica como base de autoridade do ensino da verdadeira Fé.
Santo Irineu também exerceu uma influência benéfica em uma disputa sobre a celebração da Páscoa. Na Igreja da Ásia Menor, havia uma velha tradição de celebrar a Santa Páscoa no décimo quarto dia do mês de Nisan, independentemente de qual dia da semana ele se desse. O bispo de Roma Victor (190-202) queria impor à força uma uniformidade na data da celebração, e suas duras exigências fomentou uma cisma. Em nome dos cristãos da Gália, Santo Irineu escreveu ao bispo Victor e outros, instando-os a fazer as pazes.
Após este incidente, Santo Irineu se perde de vista, e nem sabemos o ano exato de sua morte. São Gregório de Tours, em sua Historia Francorum, sugere que Santo Irineu foi decapitado pela espada por sua confissão de fé no ano 202, durante o reinado de Severo.
O Apóstolo e Evangelista João, o Teólogo, São Policarpo de Esmirna e Santo Irineu de Lyon são três elos de uma cadeia contínua da graça da Sucessão Apostólica, que remonta ao Pastor Original, nosso Senhor Jesus Cristo.
10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mau. 11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos conhecidos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos. 12 Não nos recomendamos outra vez a vós, mas damo-vos ocasião de vos gloriardes por nossa causa, a fim de que tenhais resposta para os que se gloriam na aparência, e não no coração. 13 Porque, se enlouquecemos, é para Deus; se conservamos o juízo, é para vós. 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Marcos 1:9-15
9 E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no Jordão. 10 E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; 11 e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo. 12 Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. 13 E esteve no deserto quarenta dias sendo tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam. 14 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galileia pregando o evangelho de Deus 15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
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COMENTÁRIOS
Da Epístola
5:10 Todos devemos comparecer (não só os incrédulos), para sermos julgados de acordo com o que temos feito. Para os cristãos, a fé correta dá força e motivação para o comportamento correto. Aqui, novamente, o NT apresenta a fé e obras como realidades inseparáveis.
5: 11-15 Em seu evangelho, Paulo tenta persuadir homens a partir de duas perspectivas: (1) pelo temor do Senhor, ou seja: a do Juízo Final e da possibilidade da morte eterna; (v. 11); e, 2. (v. 11), pelo amor de Cristo (v. 14), pelo convite Divino para vivermos para Cristo (v. 15), para a vida eterna. O coração do evangelho de Paulo é o batismo, onde a vida e a morte se encontram: Cristo morto e ressuscitado por nós para que possamos morrer e ressuscitar nEle.
Do Evangelho
A ênfase que São Marcos dá em seu texto, em João ter sido colocado na prisão antes de Jesus começa a pregar, revela que um dos principais objetivos da Antiga Aliança, que era o de preparar o povo para Cristo, se cumpriu (Gl 4, 1-5). Uma vez que Cristo veio, terminou o tempo da preparação. Arrepender-se é fazer um total "sobre-face". A palavra em grego significa literalmente "mudar de idéia." O arrependimento é uma mudança radical de seu espírito, mente, pensamento e coração-uma completa reorientação para uma vida centrada em Cristo. Arrepender-se é fazer um total mudança de perspectiva de vida. A palavra em grego significa literalmente “redirecionar a mente." O arrependimento é uma mudança radical de seu espírito, mente, pensamento e coração: uma completa reorientação para uma vida centrada em Cristo.
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HOMILIA
Cristo é iluminado no batismo, recebemos com ele a luz; Cristo é batizado, desçamos com ele às águas para com ele subirmos. João batiza e Jesus se aproxima; talvez para santificar igualmente aquele que o batiza e, sem dúvida, para sepultar nas águas o velho Adão. Antes de nós, e por nossa causa, ele que é Espírito e carne santificou as águas do Jordão, para assim nos iniciar nos sacramentos mediante o Espírito e a água.
João reluta, Jesus insiste. Eu é que devo ser batizado por ti (cf. Mt 3,14), diz a lâmpada ao Sol, a voz à Palavra, o amigo ao Esposo, diz o maior entre todos os nascidos de mulher ao Primogênito de toda criatura, aquele que estremecera de alegria no seio materno ao que fora adorado no seio de sua Mãe, o que era e seria precursor ao que já tinha vindo e de novo há de vir. Eu é que devo ser batizado por ti. Podia ainda acrescentar: e por causa de ti. Pois sabia que ia receber o batismo de sangue ou que, como Pedro, não lhe seriam apenas lavados os pés.
Jesus sai das águas, elevando consigo o mundo que estava submerso, e vê abrirem-se os céus de par em par, que Adão tinha fechado para si e sua posteridade, assim como o paraíso lhe fora fechado por uma espada de fogo. O Espírito, acorrendo àquele que lhe é igual, dá testemunho da sua divindade. Vem do céu uma voz, pois também vinha do céu aquele de quem se dava testemunho. E ao mostrar-se na forma corporal de uma pomba, o Espírito glorifica o corpo de Cristo, já que este, por sua união com a divindade, é o corpo de Deus. De modo semelhante, muitos séculos antes, uma pomba anunciara o fim do dilúvio.
Veneremos hoje o batismo de Cristo e celebremos dignamente esta festa. Permanecei inteiramente puros e purificai-vos sempre mais. Nada agrada tanto a Deus quanto o arrependimento e a salvação do homem, para quem se destinam todas as suas palavras e mistérios. Sede como luzes no mundo, isto é, como uma força vivificante para os outros homens. Permanecendo como luzes perfeitas diante da grande luz, sereis inundados pelo esplendor dessa luz que brilha no céu e iluminados com maior pureza e fulgor pela Trindade. Dela acabastes de receber, embora não em plenitude, o único raio que procede da única Divindade, em Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.
São Gregório de Nazianzo
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