sábado, 24 de setembro de 2016

14º Sábado Depois de Pentecostes

24 de Setembro de 2016 (CC) / 11 de Setembro (CE)
Pós-festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
Santa Teodora de Alexandria, monja († 480)
Traslado das Relíquias dos Santos Sérgio e Germáno de Valaam, de Nóvgorod para Valaam. Santa Mártir Evantia
Modo 4





Santa Teodora era de  Alexandria e viveu no tempo do rei Zinonos (474-490). Era  casada com um piedoso homem de nome Pafnutio. Viveu uma vida marcada pela honestidade, mas vítima de sua própria fraqueza, cometeu adultério. Ninguém sabia nada a respeito e, tão pouco, tinham visto qualquer coisa, e Teodora poderia ter mantido este segredo e continuar a viver em harmonia com seu marido. Entretanto, ao se deparar com as palavras do santo Evangelho que diz: «nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido», refletiu profundamente sobre os seus pecados e os chorou amargamente. Depois, vestindo-se com roupas masculinas, foi para um monastério apresentando-se com o nome de Teodoro. Ali, dia e noite, examinava seus pecados e, arrependida, os chorava. Dois anos depois foi falsamente acusada de manter relações com uma mulher que havia deixado seu filho recém nascido na porta do monastério. A Santa acolheu este menino e o criou como seu próprio filho durante sete anos, ficando neste tempo fora do monastério, sofrendo toda espécie de maltratos. Mais tarde pode voltar ao monastério, mas com seu corpo já muito maltratado, morreu depois de alguns dias.  Os monges, ao preparar o corpo para as exéquias, foram surpreendidos com sua verdadeira identidade feminina. Logo depois de sua morte, Teodora teve sua santidade reconhecida. 
Comemoração dos Monges São Sérgio e São Germano
Os monges Sérgio e Germano de Valaam se estabeleceram na ilha de Valaam em 1329. Estes irmãos fizeram resplandecer a luz da Ortodoxia nesta terra de fronteira. O povo da Carélia começou a olhar o Cristianismo com renovada suspeita, quando os Suecos, no Séc. XIII, tentaram disseminar o catolicismo por meio da espada. 
Os monges Sérgio e Germano faleceram por volta do ano 1353. Uma segunda comemoração é feita em 11 de setembro.



1 Coríntios 4:1-5

1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. 5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.

Mateus 23:1-12

1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: 2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. 3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. 5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; 6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi. 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. 9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. 11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. 12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.



COMENTÁRIO

A vigilância é um tema e uma atitude constantes em nossa vida cristã, pois o coração é enganoso e um terreno fértil para ilusões, fantasias e enganos. Muitos homens perversos se acostumam tanto à perversidade que nem mais a percebem ou a identificam, chegando ao cúmulo de confundir sua maldade com justiça e vida agradável a Deus (2 Tm 3:5,13; João 16:1,2).

Os Escribas e Fariseus pensavam que serviam a Deus. Em algum momento eles substituíram suas consciências por esquemas teológicos de conveniência, que atendem às demandas e apelos das paixões que se abrigam em nossa alma. Por isto Cristo nos ensina o exercício de tomar a cruz dia a dia, oferecer-se em sacrifício vivo; somente por esta via conseguimos sufocar as paixões e nos livrar das ilusões. Os clérigos são ainda mais suscetíveis a estes enganos pelos títulos hierárquicos que podem se constituir em laço e tropeço. Se a alma não consegue viver a dimensão sagrada dos títulos hierárquicos, então, em nome do Reino dos Céus, devemos renunciá-los. Muitos santos fizeram isto.


Padre Mateus (Antonio Eça)



ORAÇÃO

SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.
Salmo 130(131)


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário