quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Festa da Natividade da Toda Santa Mãe de Deus

21 de Setembro de 2016 (CC) / 08 de Setembro (CE)
Modo 4




Quando se aproximava o momento do nascimento do Salvador do mundo na cidade de Nazaré, na Galileia, morava aí um descendente do rei David, chamado Joaquim com a sua mulher, Ana. Ambos eram pessoas reconhecidamente de boa índole e eram conhecidos pela sua compaixão, humildade e generosidade. Joaquim e Ana atingiram uma idade muito avançada, mas não tinham filhos. Este fato entristecia-os especialmente. Mas apesar da idade, eles continuavam a orar incessantemente e a pedir a Deus para que Ele lhes concedesse um filho. Para isso fizeram até uma promessa de que se eles recebessem a dádiva do nascimento de um filho, o destinariam para servir a Deus. Naqueles tempos não ter filhos era considerado um castigo divino pelos pecados cometidos. Joaquim em particular sofria muito com a falta de filhos, principalmente porque, de acordo com a as profecias, na sua família deveria nascer o Messias. Pela paciência e fé Deus deu a Joaquim e Ana uma grande alegria: finalmente conceberam uma filha e a Ela foi dado o nome de Maria, o que em hebreu significa: "Senhora, Esperança."  
Desde os primeiros tempos do cristianismo, a Sagrada Virgem Maria, pelas suas graças maravilhosas, por ser a escolhida de Deus e pela sua permanente ajuda aos necessitados, sempre obteve a veneração e a gratidão dos cristãos. 
A veneração da Sagrada Virgem Maria, começou desde o momento em que o Arcanjo Gabriel A saudou e lhe comunicou o mistério da maternidade divina do Filho de Deus: Rejubila-te Maria! Cheia de Graça o Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre!"  
Com esta mesma saudação, acrescentada das palavras: "Bendito é o Fruto de teu ventre!" a Sagrada Virgem Maria foi recebida por Isabel, mulher do sacerdote Zacarias, à qual o Espírito Santo revelou que estava perante a Mãe de Deus (Lucas 1:41). 
A Santíssima Genitora de Deus é honrada pela Igreja Ortodoxa como Intercessora por todo gênero cristão.  
A festividade do nascimento da Mãe de Deus tem provavelmente sua origem em Jerusalém, em meados do século V, pois, foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática. Fazendo uso desta referência, encontramos citações de São João Damasceno em sua Homilia sobre a Natividade de Maria:  
“Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado.”  
Considerando o nascimento de Maria como o início histórico da obra da Redenção, o Calendário Litúrgico Bizantino abre suas portas festejando o nascimento da Virgem:  
“A celebração de hoje é para nós o começo de todas as festas”.   
Maria é apresentada pela Liturgia como a “Virgem bela e Gloriosa” que Deus amou com predileção desde a sua eternidade, desde toda a Criação como sua obra-prima, enriquecida das graças mais sublimes e elevada à excelsa dignidade de Mãe de Deus e de Bem-aventurada Virgem. Segundo o espírito da Igreja, devemos celebrar a Festa da Natividade com santa Alegria, porque o nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciado ao mundo a boa nova: a Mãe do Salvador já está entre nós.



MATINAS

Lucas 1:39-49, 56

39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40 entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. 41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; 48 porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome. 56 E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.  



COMENTÁRIO


Isabel e João Batista, movidos pelo Espírito Santo, são os primeiros seres humanos a prestar veneração à Santa Mãe de Deus. Eles representam todos os santos da Antiga Aliança que saúdam a chegada da Nova Eva, cumprindo-se a antiga promessa ao gênero humano decaído. A narrativa fala que a voz da Virgem provocou grande júbilo espiritual em Isabel e no Precursor ainda fetal. À maneira dos profetas do Velho Testamento, o Espírito Santo leva Isabel a profetizar acerca da Virgem:  1.     Primeiramente usa - em relação à Virgem - a fórmula introdutória dos louvores em Israel: “Bendita és tu...”, igualmente também se dirige à Criança: “Bendito é o Fruto do teu ventre”; Enche de humildade a profetiza diante do que lhe é inefável, e assim, Isabel diz: “Quem sou eu para que me visite a Mãe do meu Senhor?”. Também faz com que profetize acerca do que não entende. Isabel sem entender como o mortal poderia gerar o Eterno; Louva Àquela que Deus santificou: “Bem aventurada aquela que creu...”.  2.     Em contrapartida, à semelhança dos coros que se alternavam nos ofícios levíticos, o Espírito Santo toma a boca de Maria, que também profetiza: Louvando o Soberano Deus pela Graça e Salvação que lhe  concedeu, sendo ela uma humilde serva e anuncia a veneração que doravante todas as gerações lhe prestariam: "Pois, eis, desde agora, todas as gerações me chamarão Bem-Aventurada" (Lucas 1:48). 
3.     A maioria dos Protestantes não consegue enxergar este sentido do texto, porque são despossuídos de uma mente litúrgica. Como sua experiência se centraliza e se apoia unicamente na razão discursiva, reduz a expressão “Bem Aventurada” aplicada à Virgem a uma simples declaração sobre o estado de sua alma, ignorando completamente toda a cultura litúrgica que permeava a sociedade judaica e, em particular, desconsiderando o ambiente doméstico de Isabel: o Templo de Deus, pois era esposa do Sumo Sacerdote Zacarias. Tal abordagem assemelha-se as visões que um lenhador e um botânico exaurem de uma floresta: ambos, conforme a peculiaridade de cada um, só enxergam as suas utilidades, mas não conseguem exaurir sua alma, como faz um artista. Este reducionismo não atinge somente à Santa Virgem, mas, também, ao próprio Cristo, o Senhor; pois se a fórmula “Bendita, Bem Aventurada” for despida do seu sentido cúltico e reduzida a uma mera afirmação, isto significa que Isabel e o fetal João Batista, também não cultuaram e nem prestaram reverência ao Menino-Deus quando afirmaram: “Bendito o Fruto do Teu ventre”. A partir da visita de Maria a Isabel, a Igreja entende que foi o próprio Espírito Santo que inaugurou e instituiu os louvores e a veneração da Igreja à Santa Mãe de Deus. 
Pe. Mateus (Antonio Eça)
† † †


LITURGIA

Tropárion da Festa Modo 4
O teu nascimento, ó Puríssima Virgem,/ Anunciou a alegria a todo o universo,/ Pois de Ti nasceu o Sol da Justiça,/ O Cristo nosso Deus, que, levantando a maldição, nos abençoou/ E destruindo a morte, nos deu a vida eterna.

Kondákion da Festa Modo 4
Com o teu nascimento, ó Puríssima Mãe,/ Joaquim e Ana libertaram-se da desonra da esterilidade,/ Adão e Eva da corrupção e da morte./ O Teu povo que hoje festeja o Teu nascimento, exclama:/ “Aquela que era estéril deu à luz a Mãe de Deus e nossa Mãe”.

Prokimenon Modo 3

Minha alma glorifica o Senhor 
e meu Espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador.

Porque voltou os olhos para a humildade de sua serva,

doravante, todas as gerações me chamarão Bem-aventurada.

Filipenses 2:5-11

5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Lucas 10:38-42; 11:27-28

38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; 42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. 27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. 28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.



COMENTÁRIO


Nesta composição de textos do Evangelho de São Lucas, a Sagrada Tradição procura nos ensinar de forma clara e inequívoca a postura de fé que nos leva a alcançar a bem-aventurança plena em Deus, e as deformações que nos impedem de alcançar tal objetivo. A partir de quatro mulheres este cenário é construído. As duas personagens bem-aventuradas chamam-se Maria (um dos significados do nome Maria é “mulher que ocupa o primeiro lugar”). A primeira Maria em questão é a irmã de Lázaro (aquele a quem Jesus ressuscitara) e, a segunda, Maria, a Mãe do Senhor. 
Maria, a irmã de Lázaro, soube escolher o que realmente é bom, a única coisa que vale a pena, e objeto de sua escolha não lhe seria tirado. Qual foi, portanto, sua escolha? Sentar-se aos pés de Jesus para ouvi-lo. O “ouvir” na cultura hebraica vai além de significar “audição”, tendo mais o sentido de guardar, observar. Aquele que ouve a Lei é o que a observa. Maria de Lázaro considerou todas as coisas suas como secundárias e aquietou-se, sentando para dar ouvidos a Jesus. Tal atitude é profundamente incompreendida e difícil de ser aceita no mundo contemporâneo, marcado pela competitividade, produtividade e pragmatismo. A postura e a escolha de Maria, a irmã de Lázaro, segundo Cristo afirma, irão reverberar por todas a gerações. 
Marta representa a fé periférica, dispersa pelos cuidados imediatos (que ela considera mais importante do que a “inércia” da contemplação). Nesta postura, as coisas Divinas são secundarizadas e seu maior valor consiste em oferecer suporte que viabilize as concretizações dos anseios por seguridade e satisfação pessoal. Para muitos que partilham a fé de Marta, os exercícios espirituais são coisas muito pesadas e com os quais não se deve perder tempo. 
No segundo texto São Lucas apresenta Maria, Mãe de Jesus, o maior modelo de bem-aventurança a partir da contraposição de Cristo à exaltação que uma mulher entre a multidão faz de Sua Mãe. Longe de negar a bem-aventurança de Sua Mãe – antes a enaltece por inferência – Cristo corrige a distorção da percepção dessa mulher que entende que o privilégio de gerar a Cristo estava dissociado da fé que habitava na Santa Virgem. O seu ventre só pode abrigar Verbo da Vida e os seus seios O amamentar por causa de sua disposição em dizer “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim a sua palavra” (Lc. 1:38); porque guardava no seu coração os desígnios de Deus (Lc. 2:19, 51), mesmo que estes lhe reservassem uma espada que traspasse sua alma (Lc. 2:35). Sendo, assim, ninguém melhor do que Maria se torna modelo dos que gozam de bem-aventurança por ouvir a palavra de Deus, e a observar. 
A advertência de Jesus serve para orientar a Igreja quanto ao verdadeiro espírito da devoção à Sua Mãe e a vivência dos Divinos mistérios. Venerar a Virgem por uma disposição meramente romântica e da emoção que existe quando estamos diante da meiguice e da ternura, não nos conduz, por si só, à salvação. Isto seria reduzir o Divino à categoria do idolátrico. Os ídolos nos comovem na medida em que representam nossas emoções e dos anseios que projetamos; ao passo que o Divino nos arremete para dimensões onde toda a ciência, sabedoria e capacidade de verbalizar humanas cessam, restando-nos nada mais que o silêncio. 
Por isto na Igreja Ortodoxa não existe “Mariologia”, devoção ao coração de Maria ou grupos organizados para este fim. Tudo que diz respeito à Santa Mãe de Deus está contido no Mistério de Cristo, cuja manifestação terrena é indissociável de Sua Mãe, posto que é unicamente dela que Ele herda a carne humana. Assim, o seu genoma é o de Maria, suas características físicas e psicológicas dela são herdadas, e o sangue vertido na Cruz, dela foi recebido. Por isto, seus últimos cuidados de vida, mesmo na dor dilacerante da crucifixão, são dedicados para ela (João 19:26,27). 
Entender que este episódio se constitui um despojamento de conteúdo da devoção à Virgem, seria entender que o texto do Evangelho de Lucas foi elaborado contraditoriamente pelo Evangelista. Seria um contrassenso de São Lucas, depois de tanto empenho em apresentar narrativas peculiares ao nascimento de Cristo e à Sua infância que fazem ressaltar a exaltação da Virgem: A reverência e as palavras de graça que um dos mais sublimes Arcanjos dirige a Maria, o cântico e o júbilo proféticos que irrompem dos lábios de Isabel e do fetal João Batista, além do cântico da própria Maria e das profecias do velho Simeão. Toda beleza e esplendor destas narrativas cairiam por terra se Jesus em sua observação à palavra da anônima mulher objetivasse despir sua Mãe de veneração. 
Na verdade esta palavra antitética de Cristo se insere, dentro do contexto do Evangelho de Lucas, numa característica de Cristo em apresentar os mistérios de Deus em relação a consortes que - a Deus ou aos Seus mistérios - se assemelham por contradição, como, por exemplo, nas parábolas do Administrador Infiel (16:1-9), do Amigo Inoportuno (11:5-8) e do Juiz Iníquo (18:1-8). 
Pe. Mateus (Antonio Eça)



† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário