quinta-feira, 10 de novembro de 2016

21ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

10 de Novembro de 2016 (CC) / 28 de Outubro (CE)
Santa Mártir Parasceva; Ss. Mártires Terêncio, sua esposa Neolina e seus filhos;  
Estêvão, o poeta do Mosteiro de São Saba; Arsênio, Arcebispo da Sérvia;  
Jó, Higúmeno de Pochaev, 
Modo 3

A Santa Mártir Parasceva
Ela nasceu na cidade de Iconium, filha de pais ricos e amorosos por Cristo. Depois da morte de seus pais, a donzela Parasceva começou a distribuir suas posses aos pobres e aos menos afortunados, tudo em nome de Cristo, o Senhor. Quando uma perseguição começou sob Diocleciano, Parasceva foi provada ante o Governador daquela terra. Quando o governador perguntou seu nome, Parasceva respondeu que se chamavae cristã. Ele a repreendeu por não lhe dizer seu nome usual e Parasceva disse-lhe:
"Primeiro, eu tive que dizer-lhe meu nome na vida eterna, e então meu nome nesta vida temporal."
Depois de açoitá-la, o Governador lançou Parasceva na prisão, onde um anjo de Deus lhe apareceu, a curou de seus ferimentos e a consolou. Pela oração, Parasceva destruiu todos os ídolos no templo pagão. Depois de duras e duras torturas, Parasceva foi decapitada e tomou sua morada na vida eterna.


Os Santos Mártires Terêncio, Neonila e Seus Filhos

Os mártires Terêncio, Neonila e seus filhos: Sarbélio, Fócio, Teódulo, Hieráx, Nita, Vele e Eunice sofreram martírio durante a perseguição do cristianismo sob o imperador Décio (249-250), Eles zelosamente confessaram Cristo e denunciaram a idolatria, Por isso os pagãos submeteram toda a família a terríveis torturas e tormentos, mas não conseguiram levá-los a renunciar a verdadeira fé, Assim, os santos mártires foram decapitados, e receberam as coroas de martírio.



Colossences 1:24-29

Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro segundo a economia de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.

Lucas 11:14-23

E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário