domingo, 22 de janeiro de 2017

31º Domingo Depois de Pentecostes

PÓS-FESTA DA TEOFANIA
22 de Janeiro de 2017 (CC) 09 de Janeiro (CE)
S. Jorge, o Cozebita († c. 613)
Modo 5




Sãot Polieuktos foi o primeiro mártir na cidade armênia de Melitene. Ele era um soldado sob o Imperador Decius (249-251), e mais tarde padeceu por Cristo sob o Imperador Valeriano (253-259). O santo era também amigo de Nearchos, um companheiro de farda e cristão firme, mas, Polyeutos, conquanto levasse uma vida virtuosa, permanecia um pagão.

Quando a perseguição contra os cristãos começou, Nearchos disse a Polyeuktos: "Amigo, logo estaremos separados de ti, porque eles me levarão a torturar, e tu terás que renunciar à amizade comigo". Polieuktos respondeu-lhe que, num sonho, tinha visto a Cristo, que lhe tirou o manto e o vestiu de outro traje brilhante. "A partir daquele momento", disse ele, "estou preparado para servir ao Senhor Jesus Cristo".

Tomado de um ardente zelo em seu espírito, Santo Polyeuktos saiu para a praça da cidade, rasgou o edito imperial pendurado sobre o dever de adorar ídolos, e tomou os ídolos das mãos dos sacerdotes pagãos e os destroçou, impedindo a procissão idólatra.

São Pedro, bispo de Sebaste 


Pedro e seus Irmãos
São Pedro pertencia a uma antiga e ilustre família. O nome de seus antepassados ficou no esquecimento, enquanto que a memória deste santo que seus pais deram à Igreja foi imortalizada nos anais da fé. Três membros desta família foram santos e bispos: São Basílio, São Gregório de Nissa e São Pedro de Sebaste. Sua irmã mais velha, Santa Macrina, foi mãe espiritual de muitos santos e grandes doutores. Seus pais, São Basílio, o Velho, e Santa Emélia foram desterrados por causa da fé no tempo do imperador Valério Maximiano, e fugiram ao deserto do Ponto. A avó de nosso santo foi a célebre Santa Macrina a quem São Gregório instruiu na fé. Pedro era o mais jovem dos dez filhos e perdeu seu pai antes ainda de começar a dar os primeiros passos. Assim, sua irmã, Macrina, teve de encarregar-se de sua educação. Macrina ocupou-se de instruí-lo, sobretudo, na religião. Os estudos profanos interessavam muito pouco a quem tinha os olhos fixos no céu. Pedro, que aspirava a vida monástica, nenhuma restrição viu nela. Sua mãe havia fundado dois monastérios, um masculino e outro feminino. O primeiro tinha confiado a direção ao seu filho Basílio e o segundo à Macrina. Pedro ingressou no monastério que era dirigido por seu irmão e que estava situado às margens do rio Íris. Quando São Basílio se viu obrigado a deixar seu cargo, no ano 362, nomeou Pedro como seu sucessor, quem desempenhou por muitos anos o ofício de superior, com grande prudência e virtude. 
Quando eclodiu a fome nas províncias do Ponto e da Capadócia, Pedro mostrou a sua grande caridade. A prudência humana o teria aconselhado a não exagerar nas esmolas aos pobres, antes de ter garantido o sustento aos seus monges. Pedro havia aprendido em outra escola a caridade cristã e dispunha com liberalidade do que possuía o monastério para ajudar os necessitados que vinham diariamente durante a carestia bater no monastério. Ao ser nomeado bispo de Cesárea, na Capadócia, São Basílio ordenou Pedro sacerdote. Basílio morreu em 1° de Janeiro e 379, e Macrina em novembro daquele mesmo ano. Eustásio, bispo de Sebaste na Armênia, que tinha sido ariano e perseguido São Basílio, parece ter morrido logo depois, já que Pedro foi nomeado bispo desta diocese em 380, para erradicar a heresia ariana. O demônio tinha se apoderado tão profundamente dessa região, quer o céu precisava de um santo para arrojá-lo fora.

São Pedro é contado entre os eclesiásticos, graças a uma carta incluída nos livros de São Gregório de Nissa contra Eunomius, pela qual demonstra que, se bem que São Pedro havia se dedicado exclusivamente aos estudos eclesiásticos, a sua leitura e seu talento natural em eloqüência não eram inferiores aos do seu irmão Basílio, nem as do seu colega, São Gregório Nazianzeno. Em 381 Pedro participou do Concílio Ecumênico de Constantinopla. Não apenas seu irmão, São Gregório de Nissa, mas Teodoreto e toda a antiguidade testemunham a sua santidade, prudência e zelo. Sua morte ocorreu por volta do ano 391, durante o verão. São Gregório de Nissa faz notar que Sebaste lhe honrou com uma solene celebração (provavelmente no ano seguinte ao de sua morte), juntamente com alguns outros mártires da mesma cidade.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (IX)


João 20:19-31

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. «Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.


LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Enquanto Maria estava diante do sepulcro / à procura de Teu imaculado Corpo, / os anjos apareceram em teu túmulo / e as sentinelas desfaleceram. / Sem ser vencido pela morte, submeteste ao Teu domínio o reino dos mortos, / e vieste ao encontro da Virgem revelando a vida. // Senhor que ressurgistes dos mortos, glória a Ti!

Tropárion da Teofania Modo 1
Em Teu batismo no Jordão, Senhor, / manifestou-se a adoração da Trindade; / pois a voz do Pai deu testemunha, / chamando-Te Filho bem-amado; / e o Espírito, sob forma de pomba, / confirmou a verdade desta palavra. / Ó Cristo Deus que Te manifestaste e iluminaste o mundo, // Senhor, glória a Ti!

Tropárion de São Polieuktos Modo 1
A luz da piedade brilhou sobre ti do céu, e te tornaste um nobre soldado de Cristo. / Quando foste decapitado, fostes enumerado com os coros de mártires, com os quais, ó nobre Polyeuctos, / oras sempre por aqueles que clamam: / Glória Àquele que te fortaleceu; / Glória a Àquele que te coroou, / glória a Aquele que por ti opera curas para todos.

Kondákion da Ressurreição
Levantando com Sua vivificante mão todos os mortos dos vales tenebrosos, / Cristo Deus, Doador da vida, / quis conceder a Ressurreição ao gênero humano; / pois Ele É o Salvador, a Ressurreição, a Vida // e o Deus de todos. 

Kondákion da Teofania Modo 4
Tu apareceste hoje no Universo, Senhor,/ e a Tua Luz mostrou-se a nós, que, reconhecidos, Te cantarmos: /Tu vieste e Te manifestaste,/ ó Luz Inacessível!

Kondákion de São Polieuktos Modo 4
Quando o Salvador abaixou sua cabeça no Jordão, / as cabeças dos dragões foram esmagadas, / e quando Polyeuktos foi decapitado, // envergonhou o astuto.

Efésios 4:7-13

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz Deus: "Subindo ao alto, ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens"ª. Ora, isto —ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo...

Mateus 4:12-17

Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia; E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galileia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário