A Circuncisão do Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo
Ao oitavo dia depois de Sua Natividade, nosso Senhor Jesus Cristo – em conformidade com a Lei do Antigo Testamento, aceitou a circuncisão, decretada (por Ele mesmo) para todas as crianças do sexo masculino, como sinal da Aliança de Deus com o antepassado Abraão e seus descendentes (Gn 17: 10-14, Levítico 12: 3). Ao realizar este ritual, o Divino Menino recebeu o Nome de Jesus, anunciado pelo Arcanjo Gabriel no dia da Anunciação à Virgem Maria (Lc 1: 31-33, 2: 21) .
De acordo com a explicação dos primeiros Pais da Igreja, o Senhor, o Criador da Lei, aceitou a circuncisão, dando exemplo para as pessoas como as ordenanças divinas devem ser fielmente cumpridas. O Senhor aceitou a circuncisão por esta razão - para que mais tarde ninguém devesse duvidar de que Ele era verdadeiramente Homem, em vez de ser apenas o portador da aparência de ilusão - como alguns heréticos (Docetismo) ensinavam.
No Novo Testamento (Pacto), o ritual da circuncisão deu lugar ao sacramento do Batismo, que ele prefigurava (Colossenses 2: 11-12). Os relatos sobre a festa da Circuncisão do Senhor na Igreja Oriental continuam até o século IV. O Canon da festa foi escrito pelo monge Stephen Savvaites (Com. 28 de outubro e 13 de julho). Juntamente com a Circuncisão, aceita pelo Senhor como um sinal da Aliança de Deus com a humanidade, recebeu também o Nome Jesus (Salvador), como o selo de Seu serviço - a ação da Salvação do mundo (Mt 1, 21), Marcos 9: 38-39, 16: 17, Lucas 10: 17, Atos 3: 6, 16, Filip. 2: 9-10).
Estes dois eventos, Circuncisão e Nomeação, relembram aos cristãos que entraram em uma Nova Aliança (Testamento) com Deus e "são circuncidados com uma circuncisão não feita à mão, a remoção do corpo carnal pecaminoso, pela Circuncisão de Cristo "(Colossenses 2: 11). O próprio nome "cristão" testemunha a entrada da humanidade em uma Nova Aliança com Deus.
Tropárion Modo 1
Ó Senhor misericordioso,
Tu que és Deus por natureza,
Tomaste sem alteração uma forma humana
E cumpriste a lei recebendo voluntariamente a circuncisão da carne,
A fim de abolir as figuras e eliminar as trevas de nossas paixões.
Glória, pois, à tua bondade,
Glória à tua misericórdia;
Glória, ó Verbo, à tua indizível condescendência!
Kondákion da FestaO Senhor de todos recebe a circuncisãoE, em sua bondade, corta as faltas dos mortaisE concede hoje a salvação ao mundo.Alegra-se também nas alturas o pontífice do Criador,O astro luminoso, o íntimo de Cristo, o divino Basílio.
São Basílio, o Grande, Arcebispo de Cesárea da CapadóciaBasílio nasceu durante o reinado do Imperador Constantino. No período anterior ao seu batismo, passou quinze anos em Atenas, onde estudou filosofia, retórica, astronomia e todas as outras ciências seculares da época. Entre seus colegas estavam Gregório, o Teólogo e Juliano, que mais tarde seria o imperador apóstata. Nos dias de sua maturidade, foi batizado no rio Jordão, juntamente com Ebúlios, seu ex-professor.
Basílio foi Bispo de Cesárea, na Capadócia, por quase dez anos e completou sua vida terrena cinquenta anos após seu nascimento. Era um grande defensor da Ortodoxia, uma grande luz da pureza moral, um fervoroso religioso, uma grande mente teológica, um grande construtor e pilar da Igreja de Deus. Merecidamente foi alcunhado com o título "Grande." Nos Ofícios Litúrgicos ele é referido como a "abelha da Igreja de Cristo, que traz mel para os fiéis, e que com seu ferrão pica os hereges."
Numerosas obras deste Pai da Igreja estão preservadas; as quais se constituem de escritos teológicos, apologéticos, ascéticos e canônicos, bem como a Santa e Divina Liturgia que traz o seu nome. Esta Divina Liturgia é celebrada dez vezes durante o ano: no primeiro de janeiro, seu dia de festa; na véspera da Natividade de nosso Senhor; na véspera da Teofania de nosso Senhor; Todos os domingos da Grande Quaresma, exceto Domingo de Ramos; na Grande e Quinta-feira Santa; e no Grande e Sábado Santo.
São Basílio repousou em paz no dia 1 de janeiro de 379 dC, em Cesárea da Capadócia, e entrou no Reino de Cristo.
São Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa proferiram brilhantes elogios em seu funeral que influenciaram a sua hagiografia.
Tropárion de São BasílioA tua voz se espalhou por toda terra que aceitou a tua palavra,Pela qual explicaste divinamente as verdades dogmáticas,Esclareceste a natureza dos seres e ordenaste os costumes.Ó Pai justo, revestido do sacerdócio real,Roga a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!
Kondákion de São BasílioFoste um sustentáculo firme para a IgrejaE fizeste de teu poder um abrigo para todos nós,Confirmando-nos por teus ensinamentos,Ó justo Basílio, esclarecedor dos mistérios celestes.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS
João 10:9-16
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
LITURGIA DE SÃO BASÍLIO
Colossenses 2:8-128
Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 9 porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade, 11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; 12 tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos...
Lucas 2:20-21, 40-52
20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito. 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. 40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa. 42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; 44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; 45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele. 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. 48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? 50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera. 51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.
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REFLEXÃO
São Cirilo de Alexandria, doutor da Igreja (séc. V)
“Ao Assumir A Condição De Escravo, Cristo,
De Certo Modo, Foi Contado Entre Os Servos”
Acabamos de ver ao Emanuel recostado em um presépio como um menino recém-nascido, envolto em panos conforme o costume humano, porém divinamente celebrado pelo santo exército dos anjos. Serão eles os encarregados de anunciar aos pastores o seu nascimento, pois Deus Pai concedeu aos espíritos celestes este altíssimo privilégio: serem os primeiros em anunciar a Cristo.
Também acabamos de ver hoje como Cristo se submete às leis mosaicas; ainda mais, temos visto como Deus, o legislador, se submetia como um homem comum a suas próprias leis. Esta é a razão pela qual o sapientíssimo Paulo nos dá esta lição: quando éramos menores estávamos escravizados pelo rudimentar do mundo. Porém, quando se cumpriu o tempo, enviou Deus a seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar aos que estavam sob a lei.
Assim, Cristo resgatou da maldição da lei aos que estavam debaixo dela, porém não aos que eram observantes da lei. E como os resgatou? Cumprindo-a, ou dito de outra forma, mostrando-se morígero e obediente em tudo a Deus Pai, a fim de reparar os pecados de prevaricação cometidos em Adão. Pois está escrito que assim como pela desobediência de um só homem todos foram estabelecidos como pecadores, assim também pela obediência de um só todos serão constituídos justos. Portanto, submeteu como nós a cerviz ao jugo da lei, e o fez por razões de justiça.
Convinha, na realidade, que ele cumprisse toda a justiça. Pois ao assumir realmente a condição de servo, ficava, por sua humanidade, inscrito no número dos súditos: pagou, como muitos, aos que cobravam o imposto das duas dracmas, e mesmo quando por sua qualidade de Filho era naturalmente livre e isento do tributo.
Contudo, ao ver-lhe observar a lei, cuidado, não te escandalizes nem o classifique entre os servos, a ele que é livre; esforça-te mais em penetrar a profundidade do plano divino. Ao cumprir-se, pois, os oito dias, em cuja data e por prescrição da lei, era costume praticar a circuncisão da carne, impuseram-lhe um nome, e precisamente o nome de Jesus, que significa salvação do povo.
Tal foi, de fato, o nome que Deus Pai escolheu para seu Filho, nascido de mulher segundo a carne. Pois foi certamente nesse momento, quando de maneira muito singular se levou a bom termo a salvação do povo: e não só de um povo, mas de muitos, ou melhor, de todas as nações e da universalidade da terra. Ao mesmo tempo foi circuncidado e lhe impuseram o nome, convertendo-se Cristo realmente em luz que ilumina as nações e, ao mesmo tempo, em glória de Israel. E embora existissem em Israel alguns injustos, obstinados e insensatos, apesar disso houve um resto que foi salvo e glorificado por Cristo. As primícias foram os discípulos do Senhor, cuja glória resplandece em todo o mundo. Outra glória de Israel é que Cristo, segundo a carne, procede de sua raça, se bem que, enquanto Deus, está acima de todos e é bendito pelos séculos. Amém.
Presta-nos, pois, um bom serviço o sábio evangelista ao relatar-nos tudo o que por nós e para nós suportou o Filho feito carne, sem fazer pouco caso em assumir a nossa pobreza, a fim de que o glorifiquemos como Redentor, como Senhor, como Salvador e como Deus, porque a ele e, com ele a Deus Pai, lhe é devida a glória e o poder, juntamente com o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.
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“Ele Será Um Sinal De Contradição”
E o que disse de Cristo o Profeta Simeão? Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição, visto que o Emanuel é posto para os alicerces de Sião por Deus Pai, sendo uma pedra escolhida, angular e preciosa. Aqueles, então, que confiaram nele não se envergonharam; mas aqueles que eram descrentes e ignorantes, e incapazes de compreender o mistério a respeito dele, caíram, e foram feitos em pedaços. Por Deus Pai novamente foi dito em outro lugar: eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo, e aquele que crê nela não será confundido; mas aquele sobre quem ela cair, ele será esmagado. Mas o profeta tranquilizou aos israelitas dizendo: Só ao Senhor chameis de santo, é a ele que é preciso respeitar, a ele que se deve temer. Ele será a pedra de escândalo e a pedra de tropeço.
No entanto, porque Israel não santificou o Emanuel, que é Senhor e Deus, nem estava disposto a confiar nele, tropeçaram em uma pedra por causa da descrença, e ele foi feito em pedaços e caiu. Porém, muitos se reergueram, isto é, aqueles que abraçaram a fé nele. Por isso mudaram do legalismo para um ofício espiritual; tendo neles um espírito de serviço, foram enriquecidos com aquele Espírito que os torna livres, e que é o Espírito Santo: eles foram feitos participantes da natureza divina, considerados dignos da adoção filial, e de viver na esperança de alcançar a cidade que é do Alto, até mesmo a cidadania, ou seja: o Reino dos Céus.
E pelo sinal de contradição, ele significa a preciosa cruz, em nome da qual o sapientíssimo Paulo escreve: para os judeus é escândalo, e loucura para os pagãos. E novamente: Para os que estão perecendo é loucura; porém, para nós que somos salvos, é o poder de Deus para a salvação. O sinal, portanto, de contradição, se para aqueles que perecem lhes parece ser loucura, todavia, para aqueles que reconhecem o seu poder, ele é salvação e vida.
E Simeão ainda disse à santa Virgem: sim, uma espada transpassará a tua alma, significando pela espada a dor que ela sofreria por Cristo, visto que ela trouxe à luz o crucificado; e sem saber que ele seria mais forte do que a morte, e ressurgiria da sepultura. Ou tu podias imaginar que a virgem não sabia disso, quando vamos encontrar até mesmo os santos apóstolos, então, com pouca fé; pois em verdade o bem-aventurado Tomé, se ele não introduzisse suas mãos no seu lado após a ressurreição, e sentisse também as marcas dos pregos, iria desacreditar os outros discípulos que lhe diziam que Cristo ressuscitou e tinha-se manifestado a eles.
O evangelista com sabedoria, portanto, para o nosso benefício nos ensina tudo quanto o Filho, feito carne, consentiu padecer por nossa pobreza, suportar em nosso benefício e em nosso favor, para que possamos glorificá-lo como nosso Redentor e Senhor, nosso Salvador e nosso Deus: por quem e com quem a Deus Pai e pelo Espírito Santo sejam a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.
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