segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

30ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

09 de Janeiro de 2017 (CC) 27 de Dezembro de 2016 (CE)
Ss. Estêvão, Protomártir e Arquidiácono (Séc. I); 
Mártir Teodoro e o Confessor Teófanes, os Marcados.
Modo 4



Estêvão era parente do Apóstolo Paulo e um dos judeus que viviam em ambiente helênico. Também foi o primeiro dos sete diáconos que os santos Apóstolos ordenaram para o serviço dos pobres em Jerusalém. É por isso que ele é chamado de Arquidiácono (o primeira, ou chefe). Pelo poder de sua fé, Estêvão operou muitos prodígios entre o povo. Os judeus que com ele entravam em disputa, sempre terminava confundidos por sua sabedoria e pelo poder do Espírito, que agia por meio dele. 
O embaraço e o vexame sofridos por estes judeus, fizeram com que, lançando mão de calúnias e difamações, excitassem o povo e os líderes contra este homem inocente. Acusavam Estêvão de ter blasfemado contra Deus e contra Moisés, e constituíram falsas testemunhas para apoiarem suas afirmações caluniosas. Quando apresentaram Estêvão perante o povo, todos viram o seu rosto "como o rosto de um anjo": ou seja, a sua face estava iluminada pela luz da graça, como foi o semblante de Moisés, quando falava com Deus. 
Estêvão abriu a boca e falou de obras múltiplas e maravilhas de Deus, realizadas no passado para o povo de Israel, e também das transgressões e oposição múltiplas do povo de Deus. Particularmente os acusara de ter matado o Cristo, o Senhor, chamando-os de "traidores e assassinos" (Atos 07:52). Enquanto eles rangiam os dentes, Estêvão olhou e viu os céus abertos e a glória de Deus, e falou com os judeus do que viu: 
"Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à mão direita de Deus '(07:56).
Então, o levaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. Entre seus assassinos estava o seu parente Saulo, mais tarde, o apóstolo Paulo. 
Naquela época, a Santíssima Mãe de Deus estava em pé sobre uma rocha, a uma distância com São João, o Teólogo, e testemunhou o martírio deste primeiro mártir da verdade do seu Filho e Deus, e ela orou por Estêvão Isso aconteceu exatamente um ano após a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O corpo de Santo Estêvão foi secretamente enterrado por Gamaliel em sua própria sepultura. Ele era um príncipe judeu e um cristão em secreto. Assim, este primeiro dos mártires de Cristo teve um fim glorioso e entrou no Reino de Cristo, nosso Deus. 
Troparion de Santo Estêvão
Tu és coroado com um diadema real
por tudo que suportaste em nome de Cristo, 
Ó Primeiro e santo mártir!
Envergonhaste teus perseguidores
e viste o teu Salvador, à direita do Pai.
Roga-Lhe, portanto, sem cessar pelas nossas almas.

Veneráveis Teodoro, mártir e Teófanes, confessor, apelidados de "os Marcados".  
Teodoro e Teófanes eram irmãos de sangue, nascidos na Palestina e ambos eram bem educados na sabedoria secular e espiritual. Eles eram monges da comunidade de de São Savas, o Santificado, e mais tarde foram ordenados como presbíteros. Estes santos sofreram duramente sob três imperadores: Leão, o armênio, Michael Balbo e Teófilopor, por causa defenderem os ícones. 
O demente Theophilus os espancou com suas próprias mãos, depois ordenou que fossem marcados com ferro em seus rostos versos irônicos, por causa disto foram apelidados de "marcados". Os santos foram lançados na prisão na cidade de Apamea, na Bitínia. São Teodoro morreu na prisão no ano 833 d.C., em virtude de suas dores e feridas. Teófanes, gozou de liberdade durante o período dos Imperadores Teodoro e Miguel. Foi consagrado Metropolitana de Nicéia pelo Patriarca Metódio. 
Estes dois veneráveis irmãos padeceram por Cristo e, por isto, receberam uma magnífica recompensa do Deus Imortal no Reino da Luz. 



Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 8:7-13

7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo. 8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. 9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; 11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais. 13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.

Marcos 10:46-52

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário