terça-feira, 3 de janeiro de 2017

29ª Terça-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE
03 de Janeiro de 2017 (CC) 21 de Dezembro de 2016 (CE)
S. Juliana de Nicomédia, mártir (início do séc. IV);
e S. Zemistocleos com 500 homens e 150 mulheres, companheiros de martírio;
Repouso do santo e milagroso Pedro, Metropolita de Toda a Rússia e Kiev. 
Jejum da Natividade  
Modo 3





Santa Juliana era natural de Nicomédia. Filha de pais abastados, viveu durante os anos de Maximiano. Seus pais eram pagãos e Juliana, por isso, mantinha em segredo sua fé cristã. Sem consultá-la, seus pais a prometeram em casamento a um idólatra membro do Senado de nome Eleusius. Juliana não pretendia casar-se e lhe disse então que não se casaria a menos que ele obtivesse uma alta posição no governo. 
E quando isto aconteceu,novamente lhe impôs uma condição: deveria renunciar a adorar os ídolos e converter-se à fé cristã. Eleusius comunicou então ao pai de Juliana, pedindo-lhe que intercedesse junto a filha. O pai tentou persuadi-la de abandonar sua fé. Eleusius, seu noivo, percebendo, porém que isto seria impossível, entregou-a ao governador para que fizesse valer o que ordenava as leis para esses casos. Este, diante de mais um fracasso, ordenou que Juliana fosse torturada. E, depois de lhe queimarem o rosto com um ferro quente, disseram-lhe:  
«Vá agora te olhar num espelho e orgulhar-te de tua formosura!» Juliana, com voz serena, respondeu: «No dia da ressurreição, já não existirão feridas nos rostos, tão pouco queimaduras. Nesse dia, existirão apenas as feridas nas almas, causadas pelos pecados. Por isso, prefiro estas feridas agora em meu rosto, que são provisórias, às da alma, que serão eternas».  
E depois de suportar muitos tormentos a jogaram num forno. Pela graça de Deus, porém, o fogo se apagou ao contato com seu corpo. Ao presenciar este milagre cerca de quinhentos homens e cento e cinqüenta mulheres creram em Cristo e, por sua fé, foram mortos por decapitação. Depois de suportar grandes sofrimentos impostos por múltiplas formas de torturas, Santa Juliana foi decapitada no ano 299.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 4:1-13 

Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse:Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar:Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Marcos 10:2-12

2 Então se aproximaram dele alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher? 3 Ele, porém, respondeu-lhes: Que vos ordenou Moisés? 4 Replicaram eles: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar a mulher. 5 Disse-lhes Jesus: Pela dureza dos vossos corações ele vos deixou escrito esse mandamento. 6 Mas desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, [e unir-se-á à sua mulher,] 8 e serão os dois uma só carne; assim já não são mais dois, mas uma só carne. 9 Porquanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. 10 Em casa os discípulos interrogaram-no de novo sobre isso. 11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.   

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário