terça-feira, 7 de março de 2017

2ª Terça-Feira da Grande Quaresma

07 de Março de 2017 (CC) / 22 de Fevereiro (CE)
Descoberta das Santas Relíquias dos Santos Mártires de Eugênius, em Constantinopla; Maurício e 70 soldados com ele; 
Fotinos, Teodoro, Felipe e outros; Monges Talásios, Límios e Baradatus, na Síria; Atanásio, o Confessor; Antusa, a Mártir e seus 12 servos.
Modo 4



Durante as perseguições contra os cristãos as relíquias dos santos mártires eram normalmente enterradas pelos fiéis em lugares escondidos. Então, em Constantinopla, perto dos portões e da torre no bairro Eugênius, foram encontrados os corpos de vários mártires. Seus nomes permanecem desconhecidos pela Igreja. Quando milagres de cura começaram a ocorrer neste local, as relíquias dos santos foram descobertas e transferidas para uma igreja com grande honra. Foi revelado a um clérigo piedoso, Nicholas Kalligraphia, que entre as relíquias descobertas em Eugênius estavam as relíquias do Santo Apóstolo Andrônico, dos Setenta, e sua ajudante Júnia (17 de maio), a quem o apóstolo Paulo menciona na Epístola aos Romanos (Rm 16: 7). No século XII, uma grande igreja foi construída no local onde foram descobertas as relíquias dos santos mártires. Este trabalho foi realizado pelo imperador Andrônico (1183-1185), cujo patrono era o Santo Apóstolo Andrônico. 
Comemoração de Santo Atanásio, o Confessor 
Santo Atanásio nasceu em Constantinopla de pais muito piedosos e ricos. Desde jovem se distinguia por sua humildade e compaixão, decidindo mais tarde tornar-se monge no monastério Pavlopetros, em Nicomédia. Sua notoriedade foi tanta que chegou ao conhecimento dos reis. Era dirigido espiritualmente por São Teodoro, o estudita e São João, abade do monastério dos Puros. Com eles cultivava a devoção aos santos ícones e, por causa disso, foi acusado e sofreu torturas na época do governo de Leôncio, o iconoclasta. Por permanecer firme em sua fé ortodoxa, morreu martirizado, entregando sua alma nos braços de Nosso senhor Jesus Cristo.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Isaías 5:7-16

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor. 8 Ai dos que ajuntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo, até que não haja mais lugar, de modo que habitem sós no meio da terra! 9 A meus ouvidos disse o Senhor dos exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e lindas sem moradores. 10 E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa. 11 Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! 12 Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele. 13 Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede. 14 Por isso o Sheol aumentou o seu apetite, e abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descem a glória deles, a sua multidão, a sua pompa, e os que entre eles se exultam. 15 O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos altivos se abaixam. 16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça.


VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15

8 Mas Caim disse a Abel, seu irmão: "Vamos para o campo." E aconteceu que, quando eles estavam no campo, levantou-se Caim contra seu irmão Abel e o matou. 9 O Senhor Deus disse a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" e ele replicou, "Eu não sei. Serei eu o guardador do meu irmão?" 10 E Deus disse: "Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama por mim da terra. 11 Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão da tua mão. 12 Quando a lavrares, então, ela não deverá continuar a dar-te a sua força; estarás gemendo e tremendo na terra."13 E Caim disse ao Senhor Deus: "Grande é o meu crime para que seja perdoado. 14 Se me lanças neste dia da face da terra, e eu ficarei escondido da tua presença, e estarei a gemer e a tremer sobre a terra, então acontecerá que qualquer que me encontrar me matará." 15 Mas o Senhor Deus disse-lhe: "Não é assim; qualquer um que matar Caim sofrerá vingança sete vezes maior." E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.

Provérbios 5:1-15

1 Filho meu, atende à minha sabedoria; inclina o teu ouvido à minha prudência; 2 para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento. 3 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; 4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. 5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Sheol. 6 Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora. 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. 8 Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa; 9 para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis; 10 para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro, 11 e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, 12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! 14 Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembleia. 15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário