segunda-feira, 6 de março de 2017

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma

06 de Março de 2017 (CC) / 21 de Fevereiro (CE)
Santos Timóteo de Symboleia, na Bitínia (795); Estácio, Arcebispo de Antioquia (337); George Bispo de Amastris, no Mar Negro (805); 
João Escolástico, Patriarca de Constantinopla (577); 
Zacarias, Patriarca de Jerusalém (633); Santo Ícone da Mãe de Deus Kozelenskaya.
Modo 4



São Timóteo de Symbola, era de ascendência italiana. Tornou-se monge ainda jovem e procurou o ascetismo em um mosteiro chamado "Symbola", na Ásia Menor, perto do Monte Olimpo. Naquela época Teoctisto era o arquimandrita do mosteiro. São Timóteo foi discípulo de Teoctisto e também de São Platão do Mosteiro de Studion (5 de abril). Atingindo um alto grau de perfeição espiritual, recebeu de Deus o dom de curar os doentes e expulsar os espíritos imundos. Passou muitos anos como eremita, vagando pelo deserto, montanhas e florestas, de dia e de noite, oferecendo orações ao Senhor Deus. Faleceu bem idoso, no ano de 795.  
Comemoração de São George, Bispo de Amastris 
No início do século IX, habitava em chromma, próximo a Amastris, às margens do Mar negro,  o casal Teodósio e Mageta. Casados já há muito tempo, ainda não havia sido agraciados com filhos. Rezavam a pedindo a Deus para que lhes enviasse um. Deus escutou as orações do casal e, quando nasceu um menino, puseram-lhe o nome de George. Aos três anos de idade, o menino caiu em uma fogueira e ficando entre a vida e a morte. Mesmo salvo, as queimaduras lhe deixaram cicatrizes nas mãos e num dos pés. George era de uma bondade extraordinária, o que surpreendia a todos. Completou seus estudos eclesiais e, em sua ordenação sacerdotal muitas pessoas que o viram crescer ou que o conheciam sua fama estiveram presentes. O jovem sacerdote sentiu-se chamado a viver de forma mais despreendida das coisas do mundo e foi para o deserto no Monte Sirik, onde  encontrou um ancião anacoreta que lhe iniciou na vida eremitica. Juntos permaneceram até a morte de seu pai espiritual que havia lhe pedido que, após sua morte, para que não ficasse sozinho, fosse morar no monastério de Bonissa. George,  ainda que desconhecido, foi aceito pelos monges que o tratavam como um velho amigo. No entanto, o povo de Amastris não havia ainda se esquecido de George. 
Quando o bispo local faleceu, George foi eleito para sucedê-lo, e o povo foi ao monastério onde vivia para lhe comunicar sobre sua eleição. Como George se negasse a aceitar o cargo, a comitiva o convenceu a ir a Constantinopla para ser apresentado ao Patriarca Tarásios. O Patriarca recordou-se de George  pois alguns anos antes, em Constantinopla, havia participado de alguns ofícios, cantando no coro. Era costume do Patriarca dar aos cantores, após o oficio, uma pequena espórtula, e George negou-se a recebê-la, o que impressionou muito o Patriarca Tarásios. O Patriarca mostrou-se  decidido a consagrar George bispo, ainda que o imperador tivesse um outro candidato para ocupar o trono em Amastris. Por ter sido eleito pelo povo, o Patriarca resolveu então proceder uma nova eleição entre os dois candidatos. George novamente foi eleito e foi consagrado pelo Patriarca e recebido pelo povo com grande alegria. O novo bispo foi um pai para o seu povo, e sua prudência não superou sua piedade. Naquela época, a região era freqüentemente atacada pelos sarracenos.  Sabendo disso que isso era iminente, o bispo avisou aos camponeses para que se refugiassem dentro das muralhas da cidade. Não acreditando no perigo, negavam-se a sair de suas casas. O bispo George, então, foi de casa em casa para convencer os moradores a irem para dentro  dos muros da cidade. Os camponeses obedeceram seu bispo e os inimigos, ao chegar, decidiram retirar-se ao ver que a cidade estava preparada para expulsá-los. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia, o Senhor brilhará em conselho e glória na terra, para exaltar e glorificar os remanescentes de Israel. 3 E acontecerá que os remanescentes em Sião e em Jerusalém serão chamados santos - todos os que estão registrados entre os vivos em Jerusalém; 4 porque o Senhor lavará a imundície dos filhos e das filhas de Sião, e purificará o sangue de Jerusalém de entre eles, pelo Espírito de Juízo e pelo Espírito Consumidor. 5 Ele virá e haverá reverência ao monte Sião, e à toda região ao redor, e haverá uma nuvem que cobrirá de dia, e uma fumaça e luz de fogo que arderá à noite, e será repleta de glória. 6 Será sombra para o calor, um lugar de abrigo, e esconderijo do mau tempo e da chuva. 1 "Agora cantarei ao Meu Amado uma canção do Meu Amado em relação à Minha vinha: Havia uma vinha para o Meu Amado, um lugar de poder e riqueza. 2 Ele colocou um muro ao redor e a fortificou. Ele a plantou com a melhor videira. Ele construiu uma torre em seu meio e também fez um lagar nela. Então Eu esperei que ela produzisse uvas, mas produziu espinhos. 3 E agora, homem de Judá e moradores de Jerusalém, julgai entre mim e a minha vinha. 4 Que poderei fazer ainda da minha vinha, que eu já não tenha feito? Eis eu esperei que ela produzisse uvas, mas produzia espinhos. 5 Mas, agora vou lhe dizer o que farei à minha vinha: Vou remover o seu muro para que seja saqueada. Derrubarei sua torre e a esmagarei abaixo dos Meus pés. 6 Abandonarei a Minha vinha. Não será podada e nem cultivada, mas, brotarão espinhos como em terra estéril. 7. A vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e o homem de Judá é a sua planta amada. Eu esperei para que ela trouxesse o julgamento, mas, trouxe a iniquidade, e não a justiça, porém, pranto.
† O Espírito de Juízo e o Espírito Consumidor: Deus enviará um dilúvio de aflição ao povo para o lavar; e o Espírito Consumidor, será como um fogo purificador para os purificar de sua culpa. Estas duas imagens de água e fogo também prefiguram a lavagem da regeneração no batismo (Mateus 3:11).
VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

21 O Senhor Deus fez para Adão e para sua mulher túnicas de pele, e os vestiu. 22 E disse Deus: "Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal; e agora, que ele não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma, e, assim, viva para sempre." 23 Então o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das delícias, para cultivar o solo do qual fora tirado. 24 Expulsou Adão e levou-o a morar defronte ao paraíso das delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da Árvore da Vida. 1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando à luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus." 2 E ela teve também o seu irmão, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim estava lavrando a terra. 3 E aconteceu, após algum tempo, que Caim trouxe do fruto da terra um sacrifício ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e seus presentes, 5 mas a Caim e seus sacrifícios não considerou. Caim ficou muito triste e seu semblante descaiu. 6 Então, o Senhor Deus disse a Caim: "Por que ficaste extremamente triste, e por que descaiu o teu semblante? 7 Porventura não pecaste, se o trazes de forma justa, porém não o divides justamente? Aquieta-te; para ti será a sua submissão, e tu o governarás."

Provérbios 3:34-4:22

34 Não te sujeites ao opróbrio dos homens maus, nem busques os seus caminhos; 35 porque todo o que pratica a iniquidade é imundo perante o Senhor, e não se assentará com os justos. 36 A maldição de Deus está nas casas dos ímpios, mas, Ele abençoa as moradas dos justos. 37 O Senhor se opõe ao arrogante, mas dá graça aos humildes. 38 Os sábios herdarão a glória, mas os ímpios exaltarão a desonra. Escutai, meus filhinhos, a instrução do vosso pai e atentai para o conhecimento; 2 Porque eu vos ofereço um bom presente; não abandoneis a minha Lei. 3 Pois eu fui filho obediente ao meu pai, e amado pela minha mãe, 4 que me ensinou, dizendo: "A nossa palavra mantenha arraigada no teu coração; guarde os nossos mandamentos; não os esqueça; nem desconsidere a palavra da minha boca, 6 não a abandone, e ela se unirá a ti; ame-a, e ela te sustentará. 7 Retenha-a, e ela te exaltará; honre-a, para que ela te abrace, 8 e ponha em tua cabeça uma coroa de graças, e te cobra com uma coroa de prazer.9 Ouve-me, filho meu, e recebe as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que todos os caminhos da vida sejam teus; 10 pois, eu te ensino os caminhos da sabedoria, e te ponho em caminhos retos. 11 Porque, se andardes, os teus passos não terão limites; e se correres, tu não te cansarás. 12 Segura a minha instrução; não a deixe escapar, antes a guarde para ti mesmo, como à tua vida. 13 Não ande nos caminhos dos ímpios, nem se entusiasme com os caminhos dos iníquos; 14 Em qualquer lugar que eles acamparem, não vá para lá, mas, desvia-te deles e segue. 15 Porque eles não podem dormir, a menos que façam o mal; o seu sono é tirado, e não descansam; 16 Porque eles se alimentam do pão da impiedade, e bebem o vinho da iniquidade. 17 Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; resplandecendo mais e mais, até ser dia perfeito. 18 Porém, os caminhos dos ímpios são escuros; eles nem sabem onde tropeçam. 19 Filho meu, atende à minha fala, e inclina os teus ouvidos às minhas palavras; 20 para que as tuas fontes não te faltem; guarde-as em teu coração; 21 Pois elas são vida para os que as encontram, e curam seu corpo inteiro. 22 Guarda o teu coração com toda a vigilância, pois, dele procede a vida.

† † †



Nenhum comentário:

Postar um comentário