quarta-feira, 1 de março de 2017

1ª Quarta-feira da Grande Quaresma

Quarta-feira Limpa
01 de Março de 2017 (CC) - 16 de Fevereiro (CE)
Mártires Panfílio, Presbítero; Valens, Diácono; Paulo, Seleucus, Porphyrius, Juliano, Theodulus, Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e  Daniel, de Caesarea, Palestina (307-309).
Modo 3




Em 309, época dos imperadores Valério Maximiano e Máximo, a perseguição aos cristãos, cujo início deu-se na época de Diocleciano, prosseguia. Cinco egípcios foram visitar os cristãos que, por professarem sua fé foram condenados a trabalhos forçados nas minas da Celícia. Ao regressarem os guardas os detiveram às portas da cidade de Cesárea da Palestina. Os cinco confessaram que eram cristãos e revelaram o motivo de sua viagem. 

No dia seguinte, compareceram diante do Governador Firmiliano, juntamente com Panfílio. O juiz, segundo o costume, ordenou que os cinco egípcios fossem torturados antes de serem julgados. Depois de muito sofrerem, foram interrogados pelo Governador sobre seus nomes e nacionalidades. Um deles respondeu que se chamava Elias e que seus companheiros se chamavam Jeremias, Isaias e Daniel. Como Firmiliano insistiu em saber sobre sua nacionalidade, Elias respondeu que era cidadão de Jerusalém, referindo-se a Jerusalém Celeste, verdadeira Pátria de todos os cristãos. O governador então ordenou que torturassem Elias. E logo foi açoitado com as mãos atadas às costas e os pés amarrados a um tronco. Depois, o Governador mandou que os cinco fossem decapitados. E a ordem foi executada imediatamente. 

Porfírio, jovem servo de Panfílio, prometeu que o corpo de seu senhor e de seus companheiros não ficariam sem sepultura. Firmiliano, quando soube da intenção de Porfírio, mandou que o prendessem. Por ter confessado que também era cristão e negado a oferecer sacrifícios aos deuses dos pagãos, o juiz mandou que Porfírio fosse cruelmente açoitado, a ponto de seus ossos e entranhas ficarem expostos. Porfírio sofreu calado, sem exalar um suspiro. Em seguida, o Governador mandou que acendessem um fogueira em forma de circulo e que o colocassem no centro. Lá permaneceu por muito tempo, sofrendo a ação das chamas enquanto entoava louvores a Deus e invocava o Nome de Jesus, até que a morte pôs fim a seu lento e glorioso martírio. 

Um outro cristão chamado Seleuco, assistia ao martírio de seu companheiro e elogiava sua fé. Os soldados o denunciaram para o Governador, que ordenou sua decapitação. 
Tropárion do Mártir Panfílio e Companheiros de Martírio Modo 6Em seus sofrimentos, ó Senhor, Teus mártires receberam de Ti coroas imperecíveis, / ó, nosso Deus; / pois, tomados de Teu poder, rechaçaram os tiranos / e esmagaram a débil audácia dos demônios. / / Por suas súplicas, salva as nossas almas. 
Kondákion Modo 4Regozijando-se na sabedoria manifestada pelo céu, / quando tormentos terríveis se deparavam diante deles, / os valentes atletas conversavam entre si, / não poupando suas carnes. / Assim, eles herdaram a glória eterna, // sempre orando por nós que louvamos os seus combates.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Kondákion da Primeira Semana da Grande Quaresma Modo 6
Desperta-te, por que dormes, ó minha alma, / por que dormes assim? / Pois eis que o fim se aproxima e tu serás envergonhada. / Vigia então, ó minha alma, para que Cristo nosso Deus te poupe, / Ele que está em toda parte, // e a tudo plenifica.

Isaías 2:3-11

3 Muitos gentios viajarão e dirão: "Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ele proclamará o Seu caminho para nós, e nele andaremos. "Porque a Lei do Senhor sairá de Sião, e a palavra do Senhor de Jerusalém. 4 Ele julgará entre os gentios e repreenderá muitos povos. Eles usarão suas espadas em arados e suas lanças em instrumento de podar. Nação não levantará espada contra nação, e eles não aprenderão mais a guerra. 5 E agora, ó casa de Jacob, vem, e andemos na luz do Senhor. 6 Pois, ele abandonou o seu povo, a casa de Israel, porque desde o princípio a sua terra está cheia de adivinhações, como a terra dos estrangeiros, e muitos filhos de estrangeiros lhes nasceram. 7 A sua terra está cheia de prata e ouro, e não há fim para os seus tesouros. Sua terra também está cheia de cavalos; Não há fim para os seus carros. 8 Também a sua terra está cheia das abominações das suas obras, e adoram as obras das suas mãos, que os seus dedos fizeram. 9 O homem se prostra e cada um se humilha, mas eu não os perdoarei. 10 Entra agora nas rochas e esconda-te na terra por temor da face do Senhor, e da glória do Seu poder, quando Ele se levantar para ferir a terra. 11 Porque os olhos do Senhor são altos, e o homem humilde. A soberba do homem será humilhada, e somente o Senhor será exaltado naquele dia.
2:3 O "Monte do Senhor" é um símbolo da Igreja, a qual proclamará os caminhos do Senhor entre todas as nações. (Ver Miqueias 4:1–4).


VÉSPERAS
(18h)

Gênesis 1:24-2:3

24 Disse Deus: "Produza a terra seres viventes segundo a sua espécie: quadrúpedes e répteis e animais selvagens da terra conforme a sua espécie". E assim foi. 25 Deus fez os animais selvagens da terra conforme a sua espécie, e os animais domésticos conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. 26 Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos e toda a terra; e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". 27 E Deus fez o homem; segundo a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou. 28 Deus os abençoou, dizendo "Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar e criaturas voadoras dos céus, sobre todo o animal doméstico e toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra". 29 E disse Deus: "Eis que vos dei cada erva plantada e que semeia a sua semente, a qual está sobre a terra, e toda árvore que tem em si o fruto de semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento". 30 E a todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras dos céus, e a todo réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si o sopro da vida, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi. 31 Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que tudo era muito bom. Houve tarde e houve manhã. O sexto dia. 1 Os céus e a terra foram terminados, e todo o seu mundo. 2 Completou Deus, no sexto dia, as obras que Ele fez; e cessou, no sétimo dia, de todas as Suas obras, as quais fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele cessou de toda a Sua obra que Ele, Deus, começara a fazer.

Provérbios 2:1-22

A Sabedoria da Obediência. Filho meu, se acolheres as palavras do meu mandamento, e as esconderes dentro de ti mesmo; 2 o teu ouvido obedecerá à sabedoria, e inclinarás o teu coração ao entendimento; e as aplicarás para a instrução de teu filho. 3 Porque, se invocares a sabedoria, e a tua voz para falar o entendimento; se aos gritos buscares a percepção, 4 Se tu a procurares como prata, como quem procura um tesouro, 5 Então irás entender o temor do Senhor, e encontrarás o conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor dá sabedoria, e do seu rosto vem conhecimento e o entendimento; 7 e guarda a salvação para os retos. Ele protegerá a tua jornada, 8 para preservar os caminhos de Seus decretos; e Ele guardará cuidadosamente o caminho daqueles que O reverenciam. 9 Então compreenderás a justiça e o juízo, e terás êxito em todos os teus bons caminhos. Santos Ensinamentos. 10 Porque, se a sabedoria entrar em tua mente, e o discernimento for agradável à tua alma, 11 o bom conselho te guardará, e o santo pensamento te preservará; 12 para te livrar do mau caminho, e do homem enganador. 13 Ai daqueles que abandonam os caminhos da retidão, para andarem em caminhos de trevas, 14 dos que se deliciam com os males e se regozijam na perversidade do mau, 15 cujos caminhos são tortuosos e ímpias as suas veredas, 16 para te afastar do caminho reto, e fazer-te estranho ao justo juízo. 17 Filho meu, não atente para os maus conselhos, e nem abandones o ensino da tua juventude, esquecendo a aliança Divina; 18 pois, isto fará com que fixes a tua morada com a morte, e os teus caminhos serão juntos ao Hades com os seus mortos; 19 Todos os que neles transitam estão num caminho sem volta, não podem retornar aos caminhos retos; pois nada aprenderam em seus anos de vida, 20 porque, se tivessem trilhado os bons caminhos, encontrariam os patamares da justiça. 21 Os mansos herdarão a terra, e os simples nela permanecerão; 22 Porque os justos habitarão na terra, e nela o santo se firmará.

† 2:3-6 Cristo, a Sabedoria do Pai, põe a coroa das virtudes (o entendimento e a percepção) sobre um filho que O procura tão intensamente quanto as pessoas buscam ganhos monetários (prata e tesouro). Esse filho compreenderá o temor Divino e conhecerá a Deus (Santíssima Trindade). 
†2:7-22 Existem duas vias pelas quais a humanidade transita: A do mau caminho dos vícios, e a do bom caminho das virtudes. Cada uma destas duas é abordada muitas vezes nesta passagem (Vv.7-17). O caminho maléfico leva à morte e ao Hades, do qual não há retorno (vv.18,19). O bom caminho leva ao mundo vindouro (a terra, vv. 21-22).

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário