Santa Eudoxia era natural de Samaria e viveu em Heliópolis, Fenícia ( ao norte das montanhas do Líbano na Palestina) na época do imperador romano Trajano (89-117). Em sua juventude, era muito bonita e elegante e levava uma vida pecaminosa de prostituição. Ricos pretendentes e admiradores vinham de diferentes países para ver Eudoxia. Com o passar dos anos ficou muito rica e era respeitada pelo poder local. O Senhor, querendo salvar a sua alma da perdição eterna, fez com que um velho monge, chamado Germano, visitasse o lugar em que vivia Eudoxia. Germano tinha o costume de ler em voz alta as Sagradas Escrituras. Aconteceu que Eudoxia ouviu a passagem da segunda vinda de Cristo e sobre o Juízo Final, ficando muito impressionada e ao mesmo tempo incomodada porque entendia que aquelas palavras lhe tocavam e esperava dela a penitência.
Eudoxia conheceu Germano e através dele conheceu a fé cristã e as promessas de vida eterna. As palavras do monge caíram em terra fértil. Eudoxia, aos poucos, começou a crer com todo seu coração em Cristo e se batizou. Doou todas as riquezas aos pobres e se fez monja de um monastério próximo. Durante muitos anos viveu nesse monastério dedicando-se a uma vida de jejum, orações e penitências. Com o passar dos anos alcançou maturidade espiritual e foi eleita superiora do monastério. Ao assumir o cargo de superiora, dedicava-se a realizar boas obras, alimentava e vestia aos peregrinos que visitavam o monastério e, com suas orações, curava os doentes; assim viveu durante 56 anos. No ano 152, no governo do imperador Antonino, terminou sua vida como mártir. Por divulgar a fé cristã foi caluniada de bruxarias e superstições. Sem ser julgada, foi decapitada. Santa Eudoxia, por viver praticando boas obras e as regras monásticas e por se tornar mártir por causa de sua fé, mereceu a tríplice coroa no Reino dos Céus.
Fonte: Ecclesia
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA
SEXTA
(Meio Dia - 12h)
Isaías 9:9-10:4
9 E todo o povo o
saberá, Efraim e os moradores de Samaria, os quais em soberba e altivez de
coração dizem: 10 Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar;
cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos. 11 Pelo que o
Senhor suscita contra eles os adversários de Rezim, e instiga os seus inimigos,
12 os sírios do Oriente, e os filisteus do Ocidente; e eles devoram a Israel à
boca escancarada. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida
a sua mão. 13 Todavia o povo não se voltou para quem o feriu, nem buscou ao
Senhor dos exércitos. 14 Pelo que o Senhor cortou de Israel a cabeça e a cauda,
o ramo e o junco, num mesmo dia. 15 O ancião e o varão de respeito, esse é a
cabeça; e o profeta que ensina mentiras, esse e a cauda. 16 Porque os que guiam
este povo o desencaminham; e os que por eles são guiados são devorados. 17 Pelo
que o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadece dos seus
órfãos e das suas viúvas; porque todos eles são profanos e malfeitores, e toda
boca profere doidices. Com tudo isso não se apartou a sua ira, mas ainda está
estendida a sua mão. 18 Pois a impiedade lavra como um fogo que devora espinhos
e abrolhos, e se ateia no emaranhado da floresta; e eles sobem ao alto em
espessas nuvens de fumaça. 19 Por causa da ira do Senhor dos exércitos a terra
se queima, e o povo é como pasto do fogo; ninguém poupa ao seu irmão. 20 Se
colher da banda direita, ainda terá fome, e se comer da banda esquerda, ainda
não se fartará; cada um comerá a carne de seu braço. 21 Manassés será contra
Efraim, e Efraim contra Manassés, e ambos eles serão contra Judá. Com tudo isso
não se apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão. 1 Ai dos
que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; 2 para
privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu
povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! 3 Mas que fareis vós no
dia da visitação, e na desolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis
para obter socorro, e onde deixareis a vossa riqueza? 4 Nada mais resta senão
curvar-vos entre os presos, ou cair entre os mortos. Com tudo isso não se
apartou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
VÉSPERAS
Gênesis 7:1-5
1 O Senhor Deus disse a Noé:
"Entra, tu e toda a tua família na arca, porque te tenho achado justo
diante de mim nesta geração. 2 E dos animais domésticos limpos toma para ti
sete pares, machos e fêmeas; e dos animais imundos toma pares, machos e fêmeas. 3 E das criaturas voadoras
do céu, que são limpas, sete pares, machos e fêmeas; e, de todas as criaturas
voadoras imundas, pares, machos e fêmeas, para manterem as suas sementes em
toda a terra. 4
Pois, ainda mais sete dias e eis que Eu trago a chuva sobre a terra, por
quarenta dias e quarenta noites; e Eu irei exterminar com toda a geração que
tenho feito da face de toda a Terra." 5 E Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe
ordenara.
Provérbios 8:32-9:11
32 Agora, pois, filhos,
ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. 33 Ouvi a
correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. 34 Feliz é o homem que me dá
ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da
minha porta. 35 Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do
Senhor. 36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que
me odeiam amam a morte. 1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas
sete colunas; 2 já imolou as suas vítimas, misturou o seu vinho, e preparou a
sua mesa. 3 Já enviou as suas criadas a clamar sobre as alturas da cidade,
dizendo: 4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: 5
Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. 6 Deixai a
insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. 7 O que repreende ao
escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua
mancha. 8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao
sábio, e amar-te-á. 9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao
justo, e ele crescerá em entendimento. 10 O temor do Senhor é o princípio
sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. 11 Porque por mim se
multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão.
† † †
Para ajudar na compreensão
do que vem a ser o jejum na Igreja Ortodoxa, estamos publicando o ensinamento
de nosso Pai João Cassiano (360-435 dC), que serviu a Deus como monge na
França.
Esse texto foi traduzido da Filokalia, e se refere
à terapêutica que nosso Abba João compartilha com seus
discípulos visando combater a paixão da gula.
"Primeiramente irei
falar da continência do ventre, a qual se contrapõe à gula. Falaremos como
fazer os jejuns e qual deve ser a qualidade e a quantidade dos alimentos. Não
falarei baseado em minha própria experiência, senão da que temos recebido de
nossos santos Padres, os quais não tinham uma única regra para o jejum e nem
mesmo uma única maneira de comer os alimentos, tampouco nos ensinaram uma
medida, uma vez que nem todos que jejuam tenham a mesma capacidade, seja por
causa da idade, por doença, ou por uma constituição física frágil. Há, no
entanto, um único objetivo: fugir da saciedade e evitar ficar de estômago
cheio.
Certo jejum diário tem sido
considerado mais vantajoso e mais adequado para conduzir-nos à pureza do que um
jejum que se arraste por três, quatro dias e até mesmo uma semana. Diz-se que o
jejum que se prolonga sem medida é seguido por um período de excesso na
alimentação. Assim, é possível que a abstinência exagerada de alimentos
provoque perda de vigor físico, tornando-o preguiçoso em seu exercício
espiritual, tanto quando o corpo, sentindo-se pesado pelo excesso de alimentos,
torna a alma preguiçosa e relaxada.
Os Padres consideravam que
não é adequado para todos uma alimentação à base de verduras e legumes, nem se
alimentar diariamente de pão duro. Observaram que um pode comer dois pães e
continuar com fome, ao passo que outro comendo apenas um, ou metade de um pão,
se sinta saciado. Tal como dissemos, a única regra que nos transmitiram é esta:
que não nos deixemos enganar pela saciedade do estômago e nem ser atraídos pelo
prazer da gula. Com efeito, não somente a variedade dos alimentos, mas também
as distintas quantidades dos mesmos, são capazes de nos inflamar com a flecha
flamejante da fornicação. E ainda mais, não é somente o excesso de vinho que é
capaz de embriagar nossa mente, mas o excesso de água ou de qualquer
outra comida podem tornar a mente aturdida e sonolenta. A causa da destruição
dos sodomitas, não foi a embriaguez produzida pelo vinho ou pelos variados
alimentos, mas por causa da saciedade de pão, tal como nos diz o profeta.
A debilidade do corpo não
nos impedirá de alcançar a pureza do coração se dermos ao corpo o que lhe é
necessário, e não o que demandam os prazeres. Devemos utilizar os alimentos
tanto quanto o necessário para nos mantermos com vida e não para que nos
induzam a servir os impulsos do apetite. Uma ingestão moderada de alimentos,
conforme entendemos ser necessária para manter o corpo saudável não fere em
nada a santidade. A regra da continência e a norma exata que nos transmitiram
os Padres, é esta: Qualquer que seja o alimento que se esteja ingerindo deverá
cessar quando ainda temos apetite, evitando a saciedade. Quando o Apóstolo nos
diz para não nos ocuparmos com os desejos da carne (Romanos 13:14), não estava
proibindo o necessário para nos manter com vida, mas intentava proibir um
comportamento que nos induza à volúpia.
Além do mais, para se
alcançar uma pureza perfeita de alma, não é suficiente a abstenção de
alimentos; outras virtudes são necessárias. Muito beneficia a realização de
trabalhos humildes e a fatiga do corpo, assim como também grande proveito em
fugir do amor ao dinheiro (o que significa, não somente não ter dinheiro, como
também evitar deseja-lo ansiosamente): estas coisas realmente levam a alma à
pureza. O abster-se da ira, da tristeza, da vanglória, da soberba, tudo isto,
produzem, em geral, a pureza da alma. No entanto, particularmente, a pureza da
alma, fruto da moderação, se obtém com a continência e com o jejum, pois, é
impossível, em nossa carne, combater a fornicação, estando com o estômago cheio.
Portanto, nossa primeira luta será por alcançar a continência do estômago e a
subjugação do nosso corpo, não somente por meio do nosso jejum, como também
velando com esforço, com a leitura e com o recolhimento do nosso coração,
temendo a gehena e desejos por alcançar o Reino dos Céus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário