São Mitrofanes, Patriarca de Constantinopla, foi contemporâneo de São Constantino, o Grande (306-337). Seu pai, Domécius, era irmão do Imperador Romano Probus (276-282). Fortemente apegado à falsidade da religião pagã, Domécius creu em Cristo. Durante um tempo de terrível perseguição de cristãos em Roma, São Domécius partiu para Bizâncio com dois de seus filhos, Probus e Mitrofanes, e em Bizâncio foi instruído na Lei do Senhor pelo Bispo Titus, um homem santo da vida. Ao ver o ardente desejo de Domécius de trabalhar para o Senhor, São Tito o ordenou Presbítero. Após a morte de Tito, o Trono Episcopal foi ocupado por São Domécius (272-303), e depois por seu filho, Probus (303-315) e em 316 dC., por São Mitrofanes.
Em uma ocasião em que veio a Bizâncio, o Imperador Constantino ficou encantado com a beleza e o ambiente confortável da cidade. E tendo visto a santidade de vida e sagacidade de São Mitrofanes, o Imperador o levou de volta a Roma. Logo Constantino, o Grande, transferiria a Capital do Império, de Roma para Bizâncio, levando São Saint Mitrofanes consigo para lá.
No ano de 325, foi convocado o Primeiro Concílio Ecuménico para a resolução da heresia ariana. Constantino, o Grande, instou os santos padres do Concílio a conferir a São Mitrofanes o título de Patriarca. Assim, o Santo tornou-se o primeiro Patriarca de Constantinopla. São Mitrofanes era já estava muito idoso, e por isto não pudera se fazer presente no Concílio, e por isto enviou como seu representante o seu Bispo Vigário, Alexandre. No final do Concílio, o Imperador junto com os Santos Padres, visitou o Patriarca doente. A pedido do Imperador, o santo revelou sua escolha de um sucessor digno para si mesmo - o bispo Alexandre, predizendo que, depois de Alexandre, seria elevado sobre o Trono Patriarcal, Paulo (naquele momento um Leitor). E para o Patriarcado de Alexandria, Alexandre previu que seria o Arquidiácono, Santo Atanásio.
São Mitrofanes expirou em paz no ano 326, aos 117 anos. Suas relíquias descansam em Constantinopla, em uma Igreja, erguida em sua memória.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 3:19-26
Mateus 7:1-8
1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. 3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem. 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário