domingo, 11 de junho de 2017

A Festa de Todos os Santos

1º Domingo Depois de Pentecostes 
1º Domingo de São Mateus
11 de Junho de 2017 (CC) 29 de Maio (CE)
Santos Padres do I Concílio Ecumênico (325 dC)
Venerável Virgem Mártir Theodósia († 730)
Modo 8





O primeiro domingo após a Festa do Santo Pentecostes é observado pela Igreja Ortodoxa como o Domingo de Todos os Santos. Este dia foi designado como uma comemoração de todos os santos, todos os justos: Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Pastores, Professores e Santos Monásticos; igualmente a homens e mulheres – quer conhecidos ou desconhecidos – que foram adicionados aos coros dos santos, desde o tempo de Adão até o fim do mundo; que foram aperfeiçoados em piedade e glorificavam a Deus por suas vidas santas.

Origem da Festa

Honrando os amigos de Deus com muita reverência, o Profeta e Rei Davi diz: "Mas, para mim, extremamente admiráveis são os teus amigos, ó Senhor" (Sl 138:17). E o apóstolo Paulo, contando as conquistas dos Santos, e estabelecendo o seu memorial como um exemplo para que possamos nos afastar das coisas terrenas e do pecado, e imitar suas paciência e coragem nas lutas pela virtude, diz, "Portanto vendo nós também que estamos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo fardo e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" (Heb. 12: 1).

Esta comemoração começou como o Domingo (Synaxis) de Todos os Mártires (palavra grega que quer dizer “testemunhas”); foram-lhes adicionados todos os escalões de santos que deram testemunho de Cristo em múltiplas formas, mesmo se a ocasião não exigia o derramamento de sangue.

Portanto, guiados pelo ensino das Divinas Escrituras e da Tradição Apostólica, honramos todos os Santos, os amigos de Deus, pois eles são os detentores dos mandamentos de Deus, resplandecentes exemplos de virtude, e benfeitores da humanidade. Claro, que nós honramos os santos conhecidos - especialmente em seu próprio dia do ano - como é evidente no Menologion (Livro Litúrgico que contém a vida dos Santos e as datas de suas comemorações). Mas, uma vez que muitos santos são desconhecidos, e seu número tem aumentado com o tempo, e continuará a aumentar até o fim dos tempos, a Igreja designou que uma vez por ano uma comemoração comum de todos os Santos deve ser feita. E esta é a festa que hoje celebramos. É a colheita da vinda do Espírito Santo no mundo; é o "muito fruto" produzido pelo "Grão de trigo que caiu na terra e morreu" (João 12:24); é a glorificação dos Santos como "o fundamento da Igreja, a perfeição do Evangelho, eles que cumpriram em ação as palavras do Salvador"  (Doxastikon das Vésperas do Domingo de Todos os Santos,).

Nesta celebração, então, nós reverentemente honramos e suplicamos as bênçãos de todos os justos: Profetas, Apóstolos, Mártires, Confessores, Pastores, Professores e Santos Monásticos; igualmente a homens e mulheres – quer conhecidos ou desconhecidos – que foram adicionados aos coros dos santos, desde o tempo de Adão até o fim do mundo; que foram aperfeiçoados em piedade e glorificavam a Deus por suas vidas santas. Todos estes, bem como às ordens dos Anjos, e especialmente a nossa santíssima Senhora e Rainha, Theotókos e sempre Virgem Maria, honramos neste dia, pondo a sua vida diante de nós como exemplo de virtude, e pedindo-lhes para intercederem junto a Deus em nosso favor, para que Sua graça e infinita misericórdia estejam sempre conosco. Amém.

O Ícone Do Domingo De Todos Os Santos

O Ícone do Domingo de Todos os Santos descreve nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sentado sobre o trono do céu cercado pelos santos. As linhas dos Santos incluiu o Arcanjo Miguel e outros anjos, a Theotókos e João Batista, os Apóstolos, os Bispos, os grandes mártires, ascetas e monges. Ao lado do trono estão Adão e Eva, curvando-se em reverência a Cristo. Eles são unidos pelos santos, que estão levantando suas mãos em adoração ao Rei da Glória. Na parte inferior esquerda do ícone está o Patriarca Abraão, que tem uma alma justa no seu seio, como é dito pelo Evangelho na história de Lázaro e o homem rico. No centro mais abaixo está o Ladrão Arrependido (São Dimas) que foi crucificado com Cristo. No canto inferior direito está o Patriarca Jacó.

Santos Padres do 1º Concílio Ecumênico

A comemoração do Primeiro Concílio Ecumênico é celebrada pela Igreja de Cristo desde os tempos antigos. O Senhor Jesus Cristo deixou à Igreja uma grande promessa: "Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). Embora a Igreja de Cristo na Terra passe por difíceis lutas com o Inimigo da salvação, ela emergirá vitoriosa. Os santos mártires testemunharam a verdade das palavras do Salvador, suportando sofrimento e morte por confessar Cristo, mas a espada do perseguidor é quebrada pela Cruz de Cristo.

A perseguição dos cristãos cessou durante o quarto século, mas as heresias surgiram dentro da própria Igreja. Uma das mais perniciosas dessas heresias era o arianismo. Ário, sacerdote de Alexandria, era um homem de imenso orgulho e ambição. Ao negar a natureza divina de Jesus Cristo e Sua igualdade com Deus, o Pai, Ário falsamente ensinou que o Salvador não é consubstancial ao Pai, mas é apenas um ser criado.

O ensino de Ário provocou grande tumulto na Igreja. A questão ariana provocou um conflito tão intenso, que o Imperador, Constantino, o Grande, viu que ela já ameaçava a paz interna do Império. Por isto convocou uma grande Assembleia, na qual se reuniria as Igrejas do mundo inteiro, a fim de dar uma solução definitiva à controvérsia ariana. Esta Assembleia Universal fora chamada de “Concílio Ecumênico”. 

Em virtude da natureza católica da Igreja, um Concílio Ecumênico é a autoridade suprema da Igreja, e possui a competência para resolver questões importantes da vida da igreja. Um Concílio Ecumênico é composto pela Hierarquia da Igreja (Bispos, Presbíteros e Diáconos), e representantes de todas as Igrejas locais, de todas as terras do "oikumene" (isto é, de todo o mundo habitado).

O Primeiro Concílio Ecumênico foi realizado em Nicéa, na Ásia Menor em 325 dC; e contou com a participação de 318 Santos Padres (Bispos). Este Primeiro Concílio Ecumênico estabeleceu um padrão para todos os Concílios Ecumênicos posteriores. Além da questão do arianismo (que gerou a versão original do Credo Niceno), o Concílio estabeleceu um padrão universal para calcular a data da Páscoa - o Paskálion.

De acordo com a Tradição, o Primeiro Concílio Ecumênico teve início em 20 de maio de 325 dC. No início do ano, já houvera um sínodo em Antioquia, presidido por São Ósios de Córdoba, que condenou o Arianismo.

Ário negava a Divindade de Cristo. O raciocínio por ele desenvolvido era que, “se Jesus nasceu, então, houve tempo em que Ele não existia. Se Ele se tornou Deus, então houve tempo em que Ele não o Era”. O Concílio Ecumênico declarou que o ensino de Ário era uma heresia, inaceitável para a Igreja, e confirmou que Cristo é Deus. Ele é da mesma essência "homoousios" com Deus, o Pai.


Defensores Da Ortodoxia

Santo Atanásio, o Grande (297-373 dC)
Destemido campeão da Ortodoxia; passou dezesseis dos seus quarenta e cinco anos como Bispo de Alexandria, no exílio. É um dos Mestres mais profundos; e Pai da Igreja.

São Basílio, o Grande (330-379 dC)
Um líder natural e organizador. Falou e escreveu contra o Arianismo; Fundou hospitais, orfanatos, agências de assistência social; revisou e atualizou a Divina Liturgia; deu uma grande contribuição ao Monasticismo (oriental e ocidental); um dos famosos Padres Capadócios (juntamente com São Gregório de Nissa, seu irmão mais novo e São Gregório de Nazianzo, o Teólogo, seu amigo íntimo). Os Capadócios, juntamente com Santo Atanásio, o Grande, estabeleceu o padrão para a formulação das doutrinas relacionadas com o Mistério da Santíssima Trindade. São Basílio o Grande, juntamente com São Gregório de Nazianzo (o Teólogo) e São João Crisóstomo são chamados os Três Hierarcas.

Os primitivos Padres Cristãos dividem-se em três categorias básicas: os Padres Apostólicos, os Padres da Igreja Pré-Nicenos e os Padres da Igreja Pós-Nicenos.

Os Padres da Igreja Apostólica, são os que foram contemporâneos aos Santos Apóstolos, e provavelmente foram ensinados por eles, seguindo a Tradição e ensinando os santos Apóstolos como seus sucessores diretos. Exemplos de Padres Apostólicos seriam: São Clemente e São Policarpo.

Os santos Padres antes da Nicéia eram aqueles que vieram depois dos Padres Apostólicos e antes do Concílio Ecumênico de Nicéa em 325 dC. Pessoas como os santos Ireneu e Justino Mártir, são santos Padres Pré-Nicenos.

Os Santos Padres da Igreja pós-Nicena são homens notáveis como São Basílio, o Grande, Santo Atanásio, São Gregório, o Teólogo, São João Crisóstomo, São Jerônimo, Santo Eusébio e outros. 

A Igreja venera os Santos Padres dos Concílios Ecumênicos porque Cristo os estabeleceu como "luzes sobre a terra", guiando-nos à verdadeira Fé. "Adornado com o manto da verdade", a doutrina dos Padres, baseada na pregação dos Apóstolos, estabeleceu uma fé para a Igreja. Os Concílios Ecumênicos, são a mais alta autoridade na Igreja. Esses Conselhos, guiados pela graça do Espírito Santo e aceitos pela Igreja, são infalíveis.

As definições conciliares do dogma da Igreja Ortodoxa têm a máxima autoridade, e tais definições sempre começam com a fórmula apostólica: "Parecia bom ao Espírito Santo e a nós ..." (Atos 15:28). 

Atualidade dos Padres 

O ensinamento Ortodoxo dos santos Padres não é algo de uma era, seja "antiga" ou "moderna", transmitida em sucessão ininterrupta desde o tempo de Cristo e de Seus Santos Apóstolos até os dias atuais, porque nunca houve um tempo em que foi necessário descobrir um ensinamento patrístico "perdido". Houve grandes épocas patrísticas, como a época deslumbrante do século IV, e houve períodos de declínio na consciência patrística entre os cristãos Ortodoxos; mas, nunca houve, desde a própria fundação da Igreja de Cristo na terra, uma era na qual a Tradição Patrística não estivesse guiando a Igreja; não houve um só século sem os seus próprios Santos Padres.

Como Cristãos Ortodoxos devemos nos dirigir aos santos Padres da Igreja para nos tornarmos seus discípulos, para receber o ensinamento divino da vida verdadeira, a salvação da alma, mesmo sabendo que fazendo isso perderemos o favor deste mundo e nos tornaremos alijados dele. Veremos que os santos Padres são mais "contemporâneos", na medida em que falam diretamente à luta espiritual do Cristão Ortodoxo hoje, dando respostas às questões cruciais da vida e da morte. Os Santos Padres têm unicamente o objetivo de conduzir-nos, seus filhos espirituais, a Deus e Seu Reino Celestial, onde vamos caminhar e conversar com esses homens angélicos em alegria para sempre. 
  
Santa Teodósia de Constantinopla

Teodósia pertencia a uma nobre família e perdeu seus pais quando era ainda muito jovem. Mais tarde, recebeu o véu no monastério constantinopolitano da Ressurreição do Senhor.

A Santa viveu na época dos Imperadores iconoclastas Leão, o Isáurico, e Constantino Coprônimo. Ante uma ordem imperial para que um ícone de Cristo, muito venerado, fosse destruído, Teodósia, liderando um grupo de mulheres, derrubou a escada onde estava o oficial que cumpria a ordem de lançar abaixo e destruir o ícone.

As mulheres se dirigiram então ao palácio do pseudo patriarca Anastásio, apedrejando-o e obrigando o usurpador a se pôr em fuga. As autoridades castigaram duramente todas as mulheres que integraram o grupo mas, principalmente Teodósia, sua líder.

Esta, por sua vez, foi submetida a cruéis procedimentos de tortura pelos carrascos na prisão. Muito ferida, Teodósia veio a morrer mais tarde em consequência destes ferimentos.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galileia, para o monte onde Jesus lhes designara. 17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus Ó Deus misericordioso, / e aceitaste estar sepultado durante três dias,/ afim de nos libertares de nossas paixões. // Glória à Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu despertaste os mortos / e levantaste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra mantiveram festas triunfais // na Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Theotókion
Tu, que pela nossa salvação nasceste da Virgem,
sofreste a crucifixão, ó Misericordioso,
e com a morte venceste a morte, 
como Deus, revelando a Ressurreição;
não abandones a nós, criaturas de tuas mãos!
Mostra a tua bondade pela humanidade,
atende as preces da tua Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso, 
e salva, ó Salvador, nosso povo desolado!

Canto de Entrada (Issodikon)
Levanta-Te, Senhor, com Tua potência;
cantaremos e celebraremos o Teu poder. (3x)

Salva-nos, Espírito de Deus, Tu que És o Bom Consolador,
A nós  que a Ti cantamos: aleluia!

Os Anjos nos céus, ó Cristo Salvador,
Cantam a Tua ressurreição,
Concede-nos, a nós que estamos na Terra
De Te glorificar com um coração puro!

Tropárion da Festa Modo 4
Revestida, como de púrpura e de linho fino, / do sangue de todos aqueles que, no mundo inteiro, foram Tuas testemunhas, / Tua Igreja, por eles, Te clama: / mostra ao Teu povo a Tua compaixão; / concede a paz à nossa pátria // e tem misericórdia das nossas almas”.


Tropárion da Virgem-Mártir Theodósia Modo 4
Tu te apegaste à virtude, ó mártir, / e te tornaste para Cristo uma habitação pura, morada amada do Espírito Santo. / Em teus sofrimentos, envergonhaste o inimigo que guerreia contra a raça humana. / A Coprônimo dilaceraste com a espada da fé, ó Theodósia; / e, regozijando-te, te transpuseste à cachoeira celestial. / Agora, reivindicas  grande misericórdia para aqueles que sempre te honram com fé.

Kondákion da Festa de Todos os Santos
Senhor, Autor da Criação, / o universo te oferece os Mártires revestidos de Deus / como primícias da natureza. / Pelas suas súplicas e em consideração à Mãe de Deus, // guarda a tua Igreja sempre em paz, ó Bondoso!

Kondákion da Virgem-Mártir Theodósia Modo 2
Por teus esforços, a vida abundou em facilidade, ó mártir, / e com o teu sangue afogaste Coprônimo, o inimigo da Igreja de Cristo, / ó abençoada Theodósia. / Tu te rejubilas com os Exércitos no Alto, / protegendo aqueles que honram a tua memória.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion da Festa de Todos os Santos
Senhor, Autor da Criação, / o universo te oferece os Mártires revestidos de Deus / como primícias da natureza. / Pelas suas súplicas e em consideração à Mãe de Deus, // guarda a tua Igreja sempre em paz, ó Bondoso!

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Prokímenon

Deus É admirável nos Seus santos,
o Deus de Israel.

Bendizei o Senhor nas vossas assembleias,
bendizei o Senhor, Filhos de Israel.

Hebreus 11:33-12:2

33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, 34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; 36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. 39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; 40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. 1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.   

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Os justos clamaram e o Senhor os ouviu
e os salvou de todas as tribulações.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Muitas são as tribulações dos justos,
e de todas elas os livrará o Senhor.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 10:32-33, 37-38; 19:27-30

32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.

† † †

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