O Jejum dos Apóstolos é um jejum observado desde os primeiros tempos da Igreja. Ele começa na primeira segunda-feira depois do domingo de Todos os Santos e vai até a Festa de São Pedro e São Paulo em 29 de junho.
Cumprida a Promessa do Pai (a vinda do Espírito Santo em Pentecostes) os Apóstolos começaram a se prepararem para dar início à missão que lhes fora confiada de testemunhar o Evangelho até os confins da terra (Atos 1:8). Conforme a Sagrada Tradição, como parte de sua preparação, eles ofereceram um jejum e súplica a Deus para os fortalecer em suas jornadas.
O Jejum dos Apóstolos não é tão severo como os da Grande Quaresma ou o Jejum da Dormição, mas implica numa abstinência de carne vermelha, aves, produtos da carne, ovos e produtos lácteos. Peixe, azeite e vinho são permitidos em todos os dias, exceto às quartas-feiras e sextas-feiras. As regras deste jejum são praticamente as mesmas que as observadas durante o Jejum da Natividade.
Tal como acontece com os outros três Jejuns do ano, há sempre uma Festa que cai durante o Jejum dos Apóstolos; neste caso, a Festa da Natividade de São João Batista (24 de junho).
Em alguns lugares, os Ofícios nos dias de semana durante o Jejum dos Apóstolos são semelhantes aos Ofícios praticados durante a Grande Quaresma (com algumas variações). Muitas igrejas e mosteiros na tradição russa realizam os Ofícios Quaresmais, pelo menos, no primeiro dia do Jejum dos Apóstolos.
A duração do jejum varia de acordo com a data da Páscoa. O domingo de Todos os Santos se dá oito semanas após a Páscoa. No dia seguinte, segunda-feira, o Jejum de Santos Apóstolos começa. O jejum dura até 29 de Junho, data da Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Em outras palavras, dependendo da data da Páscoa, o jejum dos Apóstolos pode começar no dia18 de maio (neste caso ele irá persistir por 42 dias); ou pode também começar em 21 de junho, sendo, assim, de curta duração, ou seja, por apenas 8 dias.
O Jejum dos Apóstolos, infelizmente, não pode ser observado todos os anos pelas Igrejas Ortodoxas que aderiram ao novo calendário; mas é sempre e corretamente observado pelos Ortodoxos que preservam o Calendário Patrístico (Juliano). Os novos calendaristas não o podem praticar todos os anos, porque em suas adaptações do Calendário Antigo para o Novo, a fim de que as Festas com datas fixas correspondam às datas do Calendário Gregoriano, eles precisam amputar o Jejum dos Apóstolos. Um grave erro, e esta é uma das razões pelas quais se rejeita o Novo calendário.
Santo Isaac de Constantinopla
Durante a perseguição aos cristãos pelo Imperador ariano Valente, um ermitão, chamado Isaac, sentiu-se movido por Deus a abandonar a sua solidão e ir repreender o Imperador.
Assim, dirigindo-se à Constantinopla, advertiu várias vezes ao Imperador Valente de que, se não cessasse a perseguição aos cristãos, e se não devolvesse a eles as igrejas tomadas e dadas aos hereges, uma grande catástrofe lhe esperava, assim como, um fim terrível.
Valente fez pouco caso das pregações do eremita, e o mandou prender.
A profecia se cumpriu pouco tempo depois, com Valente deposto e, mais tarde, morto na batalha de Andrinópolis. Teodósio, sucessor de Valente, devolveu a liberdade a Santo Isaac, por quem sempre professou grande veneração.
O servo de Deus Isaac voltou a viver retirado em solidão, atraindo para junto de si um grande número de discípulos. Estes, recusando-se a abandoná-lo, apesar das insistentes ordens do santo, acabaram por obrigá-lo a fundar um monastério que, segundo se afirma, foi o primeiro de Constantinopla.
O Santo eremita Isaac participou do I Concílio de Constantinopla, o segundo dos concílios ecumênicos, morrendo com idade já bem avançada.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 2:28-3:18
Mateus 6:21-24; 7:9-11
21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário