sábado, 15 de setembro de 2018

16º Sábado Depois de Pentecostes

15 de Setembro de 2018 (CC) / 02 de Setembro (CE)
S. Mártir Mamas de Cesárea na Capadócia († 275), e seus pais, Ss. Mártires Theodotus e Rufina (Séc. III.). Venerável João, o Jejuador, Patriarca de Constantinopla (595). Venerável Antônio (1073) e Theodosius (1074) da Caverna de Kiev Caves.
Modo 6



Mamas (Mamede) nasceu de pais cristãos no ano 260.  Seus pais, Teodoro e Rufina estavam na prisão quando de seu nascimento, e na prisão morreram em oração quando Mamas era ainda pequeno. O santo, tendo ficado órfão ainda muito cedo, foi adotado por uma mulher cristã de nome Amia que  lhe proporcionou uma boa educação e amor maternal. Aos 15 anos, discutindo com idólatras, Mamas declarou publicamente a sua fé em Cristo sendo, por isso, cruelmente espancado. Depois, uma pedra foi atada ao seu pescoço e ele foi jogado ao mar. Mas, por intervenção Divina, Mamas foi salvo. Novamente foi apanhado e jogado ao fogo e depois às feras famintas, e de todas estas torturas foi milagrosamente preservado vivo. São Mamas morreu mais tarde, tendo seu abdômen sido traspassado por um tridente. A vida deste mártir recorda-nos as palavras evangélicas: «Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus» (Mt 18,4).


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 10:23-28

23Sim, “tudo é permitido”, porém nem tudo é proveitoso. Sim, «todas as coisas são lícitas», contudo nem todas são edificantes. 24Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas o bem dos seus próximos. 25Comei de tudo o que se vende no mercado, sem questionamentos por causa da consciência, 26porquanto «do Senhor é a terra e tudo o que nela existe». 27Se, portanto, algum descrente vos convidar para uma refeição e quiserdes ir, comei de tudo que vos for servido, sem nada questionar por motivo de consciência. 28Mas, se alguém vos prevenir: «Isto foi oferecido em sacrifício, nesse caso, não comais, por causa daquele que vos avisou e por motivo de consciência.»

Mateus 24:34-44

 34Com toda a certeza Eu vos afirmo, que não passará esta geração até que todos esses eventos se realizem. 35O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Só Deus sabe o dia e a hora exatos  36Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai. 37Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem. 38Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio, até o dia em que Noé entrou na arca, 39e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos. Assim ocorrerá na vinda do Filho do homem. 40Dois homens estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro deixado. 41Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será arrebatada, a outra ficará pra trás. 42Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. 43Contudo, entendei isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, se colocaria em sentinela e não permitiria que a sua residência fosse violada. 44Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário