segunda-feira, 10 de setembro de 2018

16ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

10 de Setembro de 2018 (CC) / 28 de Agosto (CE)
S. Moisés Etíope, anacoreta (séc. IV); Sábas de Pskov; 
Encontro das Santas Relíquias de Jó de Pochaev; 
Diomedes e Laurêncio; 
Ana, a Profetisa, Filha de Fanuel, que segurou nosso Senhor Jesus Cristo em seus braços; Shushanika Princesa de Rana; Ezequias, Rei da Judeia; 
Synaxis dos Padres de Pechersk Das Grutas Longínquas; 
33 Mártires de Nicomedia.
Modo 6



Moisés, que era oriundo de Etiópia, foi um dos mais pitorescos dos Padres do Deserto. Em seus primeiros anos de vida foi criado como escravo por um aristocrata egípcio que, mais tarde, se viu obrigado a despedi-lo – e, surpreende-se que não o tenha matado, considerando a barbárie da época – por causa de suas inclinações ao roubo e a imoralidade. Depois disso, Moisés tornou-se um bandido e, sendo um homem muito forte e de grande estatura, logo se juntou a um bando de marginais que o elegeram como seu líder, passando a causar terror em toda a região. Certa vez, quando estava prestes a cometer um assalto, o cão de um pastor latiu para Moisés que, por isso, jurou matar o pastor. Para chegar até onde estava o pastor teve de atravessar à nado o Rio Nilo, levando uma faca entre os dentes. Mas o pastor teve tempo de esconder-se entre as dunas. Não conseguindo encontrá-lo, Moisés matou quatro dos seus carneiros, amarrando-os em seguida pelas pernas e levando-os através do rio. Depois, cortou-os em pedaços, assou e comeu as melhores porções, vendendo depois as sobras da carne. Logo foi se juntar aos companheiros, oitenta quilômetros de distância dali.  Isso nos dá uma idéia do tipo de pessoa que era Moisés. Nada se sabe, infelizmente, sobre como se deu a sua conversão à fé cristã. Talvez tenha ido buscar refúgio entre os solitários do deserto, quando fugia da justiça, e o exemplo de vida destes homens o tenha conquistado. O fato é que se tornou monge no monastério de Petra, no deserto do Esquela. 
Um dia, quatro bandidos assaltaram sua cela, Moisés lutou com eles e os venceu.  Então, amarrou-lhes uns aos outros, e colocando-os sobre as costas os levou até a igreja. Ao chegar à igreja, jogou-os ao chão e disse aos monges, que não cabiam em si de surpresa: 
«A regra não me permite fazer mal a ninguém. O que vamos fazer então com esses homens?» 
Conta-se que os bandidos se arrependeram e, mais tarde, receberam o hábito monástico. Mas o pobre Moisés não conseguia vencer suas inclinações violentas e, para alcançar isso foi preciso, um dia, ir ao encontro de Santo Isidoro. O Abade o conduziu ao amanhecer ao terraço do monastério e lhe disse: 
«Vê que a luz vai vencendo lentamente a escuridão. O mesmo se passa com a alma!» 
Moisés foi superando gradualmente suas más inclinações, suas paixões, à custa certamente de muito trabalho manual, caridade fraterna, mortificação e perseverando sempre na oração. Chegou a alcançar tal auto-domínio que Teófilo, o Arcebispo de Alexandria, o ordenou sacerdote. Depois da ordenação, quando ainda estava revestido com a túnica branca, o arcebispo lhe disse: 
«Veja só, padre Moisés, o homem negro foi transformado em branco.» 
São Moisés respondeu então, sorrindo: 
«Só exteriormente. Deus sabe quão negra é ainda minha alma».  
Quando os berberiscos se aproximaram para atacar o monastério, São Moisés proibiu seus monges de se defenderem e os mandou fugir, dizendo: 
«Quem com ferro fere, com ferro será ferido.»
O santo ficou no monastério na companhia de sete outros monges. Apenas um escapou com vida. São Moisés tinha, então, setenta e cinco anos. Foi sepultado no monastério chamado Dair al-Baramus, que ainda hoje existe.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (III)

Gálatas 4:28-5:10

28 Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 29 Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. 30 Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. 31 Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. 2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. 5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. 7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda a massa toda. 10 Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação. 

Marcos 6:55-7:8

55 e correndo eles por toda aquela região, começaram a levar nos leitos os que se achavam enfermos, para onde ouviam dizer que ele estava. 56 Onde quer, pois, que entrava, fosse nas aldeias, nas cidades ou nos campos, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos a orla do seu manto; e todos os que a tocavam ficavam curados. 1 Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, 2 e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. 3 Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; 4 e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. 5 Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? 6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; 7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.
† † †

COMENTÁRIO

«Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim». Como é duro conviver com a hipocrisia. Se nós, os pecadores, nos revoltamos com ela, quanto mais o Santo? Por isto sua advertência aos seus discípulos: «Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia» (Lucas 12:1). Como podemos nos guardar dela?

Tudo se resume à purificação do desejo, pois a hipocrisia é uma máscara das intenções. O estado de vigilância (ao qual Cristo nos exortou) logo identificará os pensamentos que nos estimulam a cobiça maligna e sugerem estratégias de dissimulação para alcançar ou viver o objeto do nosso desejo; e não existe melhor máscara para isto do que gestos que aparentem santidade ou justiça.

O pior de tudo, é que o hipócrita (que é um ouvinte negligente), calando a voz interior e se deixando justificar por racionalizações que o legitima em sua prática de vida, termina por acreditar que serve realmente a Deus. Esta é a mente dominante dos últimos dias, como nos adverte São Paulo:

«Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te» (2 Tm 3:5), e:

«Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados»(2 Tm 3:13).

Paulo, em defesa do rebanho, muito sofreu com os hipócritas, como nos mostra a Carta aos Gálatas, posto que pervertiam a fé, se utilizando de artifícios teológicos para persuadirem os fracos e despreparados. Desta luta e sofrimento vindouro, Jesus profetizou aos Apóstolos, dizendo:

«Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim» (João 16:1-3).
Padre Mateus (Antonio Eça)

ORAÇÃO

Tu, Senhor, nos guardarás e nos preservarás, desta geração e para sempre (Sl 11:7). 

Salva-me, Senhor, porque o justo desapareceu porque a verdade se extinguiu entre os filhos dos homens (Sl 11:1).

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário