domingo, 23 de setembro de 2018

17º Domingo Depois de Pentecostes

DOMINGO ANTERIOR À FESTA DA SANTA E VIVIFICANTE CRUZ
23 de Setembro de 2018 (CC) / 10 de Setembro (CE)
Pós-festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
Ss. Mártires Menodora, Metrodora e Ninfodora († 310)
Modo 8


Estas três santas eram irmãs, naturais da Bitínia. O brilho e a beleza de suas almas e corpos eram  comuns a estas santas mulheres. Os cuidados e hábitos deste mundo não as ocupava;  em tudo, correspondiam ao que diz a 1ª Epístola a Timóteo:
 
«Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia. Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso»

Por amor a Cristo deixaram a sua pátria e as suas confortáveis casas e foram viver numa colina próximo a uma fonte termal, onde viveram uma vida de ascese, cultivando ainda mais seus espíritos serenos. Por isso, essas santas mulheres foram abençoadas por Deus com o dom de curar as enfermidades, e assim socorriam especialmente os mais necessitados.

Quando o governador Frontão soube das atividades destas três irmãs cristãs, ordenou que fossem trazidas. Estando em sua presença e vendo se tratar de três respeitosas mulheres, muito simpáticas, tranquilas e destemidas, mesmo diante dele, o monarca  ficou muito impressionado e, temendo-as, ordenou que fossem torturadas. Com grande coragem elas suportaram o martírio e entregaram seus espíritos a Deus no ano 290. O Governador queria queimar os corpos dos mártires, mas uma chuva torrencial apagou o fogo, e os corpos das Santas Mártires foram retirados pelos cristãos e sepultados com grande respeito.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 


MATINAS (VI)

Lucas 24:36-53

E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

† † †

LITURGIA

Tropárion
Desceste das alturas, ó Misericordioso, / e suportaste o sepulcro por três dias para nos libertar dos sofrimentos. // Senhor, nossa vida e ressurreição, glória a Ti!

Kondákion
Tendo ressuscitado do túmulo deste a vida aos mortos / e levantaste Adão; Eva se regozija com a tua Ressurreição, / e exultam de alegria os confins da terra, // ó Misericordioso! 

Hino à Virgem
Ó admirável Protetora dos cristãos...

Prokimenon
Deus É admirável nos Seus santos,
O Deus de Israel. Sl 67:36

Bendizei o Senhor nas vossas assembleias,
Bendizei o Senhor, que vem das fontes de Israel. (Sl 67:27)

2 Coríntios 6:16-7:1

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Aleluia 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor,
Cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, 
e celebremo-lo com salmos! 

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 15:21-28

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário