terça-feira, 25 de setembro de 2018

18ª Terça-feira Depois de Pentecostes

25 de Setembro de 2018 (CC) / 12 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodosis) da Festa da Natividade da Santíssima Mãe de Deus
Domingo Anterior à Universal Exaltação da Preciosa e Vivificante Cruz do Senhor
S. Hieromártir Autonomus, Bispo na Itália († 313).
Modo 8

Santo Autônomo era bispo da Itália. Foi forçado a abandonar seu país por ter promovido a conversão de muitos pagãos à fé cristã. Chegando a Soreus, em Bithynia, hospedou-se na casa de Cornélio, um cristão piedoso a quem, após prepará-lo, o ordenou diácono. Em pouco tempo edificou naquele lugar uma Igreja que dedicou ao Arcanjo Miguel. Logo partiu para Lakonia e Isabria para pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Retornando depois para Soreus ordenou Cornélio sacerdote. 
Quando teve início, em Bithynia, a perseguição aos cristãos por Diocleciano, o santo foi novamente obrigado a partir, desta vez, dirigindo-se a uma cidade do Ponto. Depois de viajar por muitos lugares da Ásia Menor, levando a palavra de Deus àqueles povos, foi a uma cidade próxima a Soreus, chamada Los Lagos, onde os cristãos estavam sendo forçados a prestarem culto de adoração aos ídolos. Os idólatras, deparando-se estão com a resistência dos cristãos a tal prática, vendo em Santo Autônomo o  seu líder máximo, entraram na Igreja enquanto o Santo celebrava a Divina Liturgia, e o mataram.


Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 5:20-26

20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra...

Mateus 23:23-28

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário