domingo, 16 de setembro de 2018

16º Domingo Depois de Pentecostes

16 de Setembro de 2018 (CC) / 03 de Setembro (CE)
Hieromártir Antimo, Bispo de Nicomedia e todos seus companheiros de martírio: 
Ss. Mártires Theophilus, diácono, Dorotheos, Mardonius, Migdonius, Pedro, Indes, Gorgonius, Zeno, a Virgem Domna e Euthymius († 302).
S. Eumênio, bispo de Gortina (séc. II ou III).
Modo 7



Santo Antimo nasceu em Nicomédia no final do terceiro século. Distinguia-se, desde pequeno, pelo respeito e o zelo pelas coisas sagradas, sobretudo pelos ofícios divinos. Tendo crescido, tornou-se um modelo de prudência e de amor ao próximo. Sua espiritualidade e intelectualidade fizeram com que os cristãos de Nicomédia nutrissem por ele grande admiração, a ponto de o convencerem a se tornar sacerdote e, um pouco mais tarde, bispo.

Quando teve início a perseguição aos cristãos pelo Imperador Diocleciano, Santo Antimo foi perseguido e preso. Depois, levado à presença do imperador Diocleciano, este lhe propôs o culto aos ídolos se quisesse salvar sua própria vida. Caso contrário, ameaçava o Imperador, muitas torturas o esperavam. E logo foi lhe apresentando os instrumentos que se valia para tal. Antimo, porém, respondeu ao Imperador: 
«Para que me mostras estes instrumentos de tormentos, para me atemorizar? Que os temam aqueles para quem a vida é só prazer, e que veem a privação como uma grande perda. Para mim, porém, e para os cristãos, isto não representa nenhuma dificuldade. Meu corpo é precário, provisório e grotesco; só tem valor se é santificado por Cristo e quando dá sua vida por Cristo». 
Depois de ter dito isto, foi torturado e decapitado.
 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (V)

Lucas 24:12-35

12 Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. 13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; 14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. 15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles; 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. 17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. 18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro  23 e, não achando o corpo dele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar ele vivo. 24 Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. 25 Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, ele fez como quem ia para mais longe.n29 Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. 32 E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. 35 Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. 

LITURGIA

Tropárion
Pela Tua Cruz, destruíste a morte, / e abriste o paraíso ao ladrão, / converteste em alegria a lamentação das Mirróforas / e ordenaste aos Apóstolos / anunciar que Tu ressuscitaste, ó Cristo nosso Deus, / concedendo ao mundo / a Tua grande misericórdia. 

Kondákion
Não mais, a dominação da Morte / será capaz de manter os cativos, / pois, Cristo descendo demoliu e destruiu os seus poderes. / O inferno está confinado, / os profetas rejubilam a uma só voz, dizendo: / "O Salvador veio para aqueles que têm Fé. / Saiam, ó Fiéis, para a Ressurreição."

Theotokion
Como templo da nossa ressurreição, / ó Toda-gloriosa retira do túmulo e da desolação aqueles que esperam em ti, / tu nos salvaste da escravidão do pecado, / gerando a nossa Salvação, // permanecendo sempre virgem.

Prokímenon

O Senhor dará ânimo ao Seu povo 
O Senhor abençoará Seu povo com a paz.


Trazei ao Senhor, ó Filhos de Deus,
Trazei ao Senhor os filhos dos carneiros.

2 Coríntios 6:1-10

Então nós, como colaboradores dele, rogamo- vos também para que não recebais a graça de Deus em vão. (Porque ele diz: Em tempo aceitável tenho ouvido, e em dia de salvação tenho socorrido. Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação). Não dando em nada ocasião de tropeço, para que o ministério não seja culpado; Mas, em todas as coisas, aprovando-nos como ministros de Deus, na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no conhecimento, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pela armadura da justiça, à direita e à esquerda, por meio da honra e da desonra, por meio da má fama e da boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; como desconhecidos, porém bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; como tristes, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e todavia possuindo todas as coisas.

Aleluia


Aleluia, aleluia, aleluia!
É bom exaltar o Senhor
E cantar louvores ao teu Nome, ó Altíssimo (Sl 91:1) 

Aleluia, aleluia, aleluia!
Proclamar pela manhã o teu amor
E a tua fidelidade pela noite (Sl 91:2). 

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 25:14-30


Porque o reino do céu é como um homem que, ao viajar para uma terra distante, chamou os seus próprios servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um; a cada homem segundo as suas habilidades; em seguida, foi viajar. Então o que recebera cinco talentos foi e negociou com eles, e fez outros cinco talentos. E da mesma forma, o que recebera dois, ele também ganhou outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então, chegando o que recebera cinco talentos, trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, tu me entregaste cinco talentos; eis aqui cinco talentos a mais que eu ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel sobre poucas coisas, eu te farei governante sobre muitas coisas; entra na alegria do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que eu ganhei outros dois talentos além desses. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel sobre poucas coisas, eu te farei governante sobre muitas coisas; entra na alegria do teu senhor. Então, chegando o que recebera um talento, disse: Senhor, eu soube, que és um homem duro, que colhes onde não semeaste, e ajuntas onde não espalhaste; e receoso, eu fui e escondi na terra o teu talento; eis que aqui está o que é teu. Respondendo o seu senhor, disse-lhe: Servo perverso e preguiçoso, tu sabias que eu colho onde não semeei, e ajunto onde eu não espalhei; tu deverias portanto ter dado o meu dinheiro aos cambistas e então, e então na minha vinda, teria recebido o meu com os juros. Tomai, portanto o talento dele, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a cada um que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, será tomado até o que ele tem. E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário