domingo, 20 de janeiro de 2019

Domingo Depois da Teofania

34º Domingo Depois de Pentecostes
20 de Janeiro de 2019 (CC) 08 de Janeiro (CE)
Sinaxe do Santo Glorioso Profeta, Precursor e Batista;
Modo 1


A Festa da Sinaxe de São João Batista, Profeta e Precursor, é celebrada no Calendário Ortodoxo, no dia posterior a grande Festa da Teofania do Senhor. Comemora-se neste dia a trasladação da santa relíquia da mão do Precursor à Constantinopla, mão que batizou o próprio Senhor. Por esta razão, esta festa é contada entre as grandes festas do Precursor, de modo que não devemos silenciar sobre os efeitos milagrosos e sobrenaturais que dela sobrevém. 
A chegada da santa relíquia (mão direita) de São João Batista à Constantinopla ocorreu na tarde da Festa da Teofania, já celebrada pela igreja primitiva no dia 6 de Janeiro, como conta a tradição: 
«São Lucas, o Evangelista, foi à cidade de Sebaste onde foi sepultado o corpo do Precursor; o encontrou intacto, mas não conseguiu retirá-lo porque foi impedido pelos cristãos locais que o veneravam. Foi-lhe concedido retirar apenas a mão direita do corpo do Precursor, a qual São Lucas trouxe para Antioquia, sua cidade natal, onde registrou-se muitos e grandes milagres após sua chegada».
Mão Incorrupta de São João Batista
São João Batista era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, tendo vivido, até seus 30 anos, uma vida ascética no deserto da Judéia, dedicada inteiramente à oração e busca da perfeição espiritual. Vestia-se com vestes de pêlo de camelo e em sua cintura portava um cinto de couro, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre. Depositário da graça divina, era um grande pregador da Palavra de Deus e as multidões eram convocadas a escutá-lo. Protestava duramente contra os fariseus que, aparentando uma imagem de santidade, ocultava sob esta aparência a crueldade, as impurezas mental e espiritual. Essencialmente, a sua pregação centrava num imperativo característico: «Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo»”, preparando assim o caminho para o plano de salvação de Jesus Cristo.  
No início da pregação pública de Jesus, as pessoas lentamente deixavam João e O seguiam. Isto, que poderia causar inveja e ciúme em qualquer pessoa que não tivesse o Espírito Santo, para João isto lhe dava muita alegria e felicidade. 
Esta festividade de São João, o Precursor, de quem Jesus Cristo disse: «Entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista» (Mt 11,11) foi instituída no V século.  
Leituras Comemorativas   
Atos 19:1-8
João 1:29-34


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas, eles duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

LITURGIA


Efésios 4:7-13

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz Deus: "Subindo ao alto, ele levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens"ª. Ora, isto —ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo...

ª Salmo 67 (68)


Mateus 4:7-13

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: "Não tentarás o Senhor teu Deus"*. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás"**. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia; e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Natali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

* Deuteronômio 6:13-16
** Deuteronômio 6:13

† † †

HOMILIA

“Os Cristãos Dispõem de Meios Para Superar as Tentações”


Se o tentador, o inimigo da luz, atacar-te depois do batismo – e certamente o fará, pois tentou até mesmo ao Verbo, meu Deus, oculto na carne, a saber, a própria Luz velada pela humanidade –, sabes como vencê-lo: não temas o combate. Opõe-lhe a água, opõe-lhe o Espírito contra o qual se despedaçarão todos os incandescentes dardos do maligno.

Se ele te apresenta tua própria pobreza – de fato, não deixou de fazê-lo com Cristo, recordando-lhe sua fome para incitá-lo a transformar as pedras em pães –, lembre-se de sua resposta. Ensina-lhe o que parece não ter aprendido; opõe-lhe aquela palavra de vida, que é o pão descido do céu e que dá a vida ao mundo. Se ele te tenta com a vanglória – como fez com Jesus quando o levou ao desfiladeiro do templo e lhe disse: Lança-te daqui abaixo para demonstrar tua divindade –, não se deixe levar pela soberba. Se ele te vencer nisto, não vai parar por aqui: ele é insaciável e te quer por inteiro; mostra-se complacente, de aspecto bondoso, porém acaba sempre confundindo o bem com o mal. É a sua estratégia.

Este ladrão é inclusive um perito conhecedor da Escritura. No texto o que está escrito se refere ao pão; mais abaixo, refere-se aos anjos. E, de fato, está escrito: dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos. Ó sofista da mentira! Por que te calas sobre o que segue? Porém, ainda que tu o silencie, eu o conheço perfeitamente. Segue o texto: sobre a serpente e a víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão; protegido e amparado – aqui se entende – pela Trindade.

Se ele te tenta com a avareza, mostrando-te em um instante todos os reinos como se te pertencessem e exigindo-te que o adores, despreza-o como a um mesquinho. Amparado pelo sinal da cruz, diga-lhe: Eu também sou imagem de Deus; contudo não fui, como tu, precipitado do céu por soberba; estou revestido de Cristo, pelo batismo. Cristo se tornou minha herança; és tu que deve adorar-me.

Creia-me, a estas palavras ele se retirará, vencido e envergonhado, de todos aqueles que foram iluminados, como se retirou de Cristo, a luz primordial. Estes são os benefícios que o batismo confere àqueles que reconhecem a força da graça; estes são os suntuosos banquetes que oferece a quem sofre uma fome digna de louvor.

São Gregório Nazianzeno (Séc. IV)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário