quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

36ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

31 de Janeiro de 2019 (CC) 18 de Janeiro (CE)
Ss. Atanásio e Cirilo, Patriarcas de Alexandria (séc. IV e V)
Modo 2



Santo Atanásio nasceu entre os anos 295 e 296, no seio de uma família humilde de Alexandria. Deus lhe concedeu muitas virtudes, entre elas, uma fé profunda e uma grande capacidade intelectual, demonstrada em seus estudos. Aos 25 anos foi ordenado diácono pelo Patriarca Alexandros, de Alexandria. Participou do Primeiro Concilio Ecumênico, em Nicéia que tratou da heresia de Ário. Em 328, faleceu o Patriarca Alexandro, e Santo Atanásio foi eleito pelo clero e pelo povo como seu sucessor, contando com apenas 33 anos de idade. Iniciou um forte combate contra a heresia de Ário e, por causa disso, foi exilado cinco vezes por ordem do imperador Constantino, sofrendo toda espécie de penas. Sem dúvidas, com fé, valor e inesgotável paciência, saiu vencedor e destroçou os lobos de nossa Ortodoxia. Com diz a Sagrada Escritura: 
«Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas» (1Tim 6,12). 
Estas palavras se fizeram realidade na vida de Santo Atanásio que no dia 2 de maio de 373, quando estava com 75 ou 77 anos de idade, entregou sua alma a Deus. Santo Atanásio foi reconhecido com um dos grandes escritores eclesiásticos e um dos grandes Santos Padres da Igreja. 
São Cirilo
São Cirilo , nasceu em Alexandria entre 370 e 380 dC, Antes de ser ordenado presbítero, viveu vida monástica e após sua ordenação, seguiu seu tio, Teófilo, que era Bispo de Alexandria e administrou com mão firme e com prestígio a diocese Alexandrina, Com o falecimento de seu tio em 412, Cirilo foi eleito Bispo de Alexandria, governando com grande energia durante trinta e dois anos, visando sempre afirmar o seu primado em todo o Oriente, Lutou valorosamente contra as doutrinas de Nestório, que foi condenado como herege no Concílio de Éfeso (431) por defender que Maria não era mãe de Deus, mas apenas mãe de Jesus, Cirilo foi mais tarde definido “guardião da exatidão” que se deve entender como guardião da verdadeira fé e mesmo “selo dos Padres”, tendo ele escrito verdadeiras obras eruditas que visavam a defesa e explicação da fé ortodoxa. Nos anos seguintes, dedicou-se de todos os modos à defesa e ao esclarecimento da sua posição teológica até à sua morte, ocorrida no dia 27 de Junho de 444.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Tiago 1:19-27 

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Marcos 10:17-27

17 Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. 21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. 22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens. 23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. 26 Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo? 27 Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.

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“Se Queres Ser Perfeito”

Estas palavras pertencem ao Evangelho de Marcos, mas exatamente a mesma ideia aparece nos demais sinóticos onde, com palavras às vezes um tanto diferentes, recolhe-se idêntica doutrina. E devemos estar plenamente convencidos de que o Salvador nunca se expressou de forma puramente humana, mas que o seu ensinamento sempre esteve informado por uma divina e mística sabedoria; de que não devemos escutar suas palavras carnalmente, mas devemos indagar e aprofundar o sentido nelas oculto mediante uma adequada investigação e colocando em jogo todo o empenho e perspicácia de nossa inteligência.

Se queres ser perfeito: Portanto, ainda não era perfeito, já que não existe nada mais perfeito que o perfeito. Ademais, aquele se queres expressa de maneira divina e contundente a livre faculdade de escolha de seu colocutor. Efetivamente, no homem – em sua qualidade de ser livre – reside a livre escolha da vontade; em Deus – em sua qualidade de Senhor e juiz – reside a capacidade de dar. E dá aos que querem e rezam e com maior empenho se esforçam por alcançar a própria salvação. Pois Deus não coage – a coação é, de fato, inimiga de Deus –, mas dá aos que buscam, concede aos que pedem, abre aos que chamam. Por conseguinte, se queres, se verdadeiramente queres e não te enganas a ti mesmo, procura o que te falta.

Uma coisa te falta: o que te resta por fazer e que é bom, mas já à margem da lei, que a lei não o dá, que não se encaixa dentro da lei, é próprio dos possuidores da verdadeira vida. Em uma palavra, aquele que tinha cumprido toda a lei desde a infância, e que disse de si coisas tão grandes e soberbas, com todas elas não pode adquirir essa única coisa que é exclusiva do Salvador, para arrebatar a vida eterna, cujo desejo lhe tinha movido a dar aquele passo. Retirou-se triste, oprimido pelas exigências de uma vida a respeito da qual tinha vindo para suplicar ao Mestre. Na realidade, não ambicionava de verdade a vida, como parecia deduzir-se de suas palavras; o que somente buscava é adquirir reputação de boa vontade: certamente podia se esforçar por fazer muitas coisas, porém era incapaz de fazer aquela única coisa, aquela obra de salvação que devia guiá-lo para a perfeição. Para esta obra era fraco e indiferente.

O mesmo que o Senhor disse para Marta quando, cansada em muitas tarefas, andava inquieta e nervosa para dar conta do serviço, e censurava de negligente a sua irmã, que, deixando o serviço, sentada aos pés do Senhor, oferecia a atenção de uma discípula: Andas inquieta com tantas coisas; Maria escolheu a melhor parte, e não lhe será tirada; assim também a este (discípulo): manda-lhe que, pondo à parte toda enervante ocupação, centralize-se em uma só coisa e se sente aos pés da graça daquele que pessoalmente lhe propõe a vida eterna.

São Clemente, de Alexandria

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