34ª Sábado Depois De Pentecostes
19 de Janeiro de 2018 (CC) 06 de Janeiro (CE)
Modo 8
Teofania (do grego Theophania, que significa "aparição de Deus") é uma das Grandes Festas do Igreja Ortodoxa, comemorada em 06 de janeiro. É a festa que revela a Santíssima Trindade para o mundo através do Batismo do Senhor (Mt.3 :13-17; Marcos 1:9-11, Lucas 3:21-22).
Esta observância comemora o batismo de Cristo no rio Jordão por João, o Precursor, no início do ministério terreno de Cristo. A Festa da Teofania é o ponto culminante da temporada de Natal, que começa em 25 de dezembro e termina no dia 06 de janeiro. Uma comemoração mística deste evento, denominada “A Grande Bênção Da Água” é realizada neste dia, onde a água é benzida na Igreja e posteriormente usada pelo Padre para abençoar as casas dos Fiéis.
A festa é chamado de Teofania, porque no batismo de Cristo, a Santíssima Trindade claramente Se revela à humanidade: primeiro ouve-se do Céu a voz do Pai; o Filho de Deus fisicamente Encarnado está em pé no Jordão, e o Espírito Santo desce sobre Ele em forma de uma pomba.
Esta festa é também, por vezes, referida como “Epifania” (que quer dizer “Manifestação”.
Originalmente, havia apenas uma festa cristã da resplandecente luz de Deus para o mundo: Cristo Jesus, homem. Ela incluía a celebração do nascimento de Cristo, a adoração dos magos, e todos os eventos da infância de Cristo, como a Sua circuncisão e apresentação ao templo, bem como o Seu batismo por João no Jordão. Parece haver pouca dúvida de que esta festa, como a Páscoa e o Pentecostes, foi entendida como sendo o cumprimento de uma festividade judaica anterior, neste caso, a Festa das Luzes. A Igreja Apostólica Armênia ainda mantém o 06 de janeiro tanto como uma festa da Natividade como também do batismo de Cristo.
Em conexão com a festa, o Sacerdote visita todas as casas dos Fiéis para a sua anual bênção da casa usando a água que foi abençoada com os serviços de Teofania.
A bênção da casa - e dos objetos nela contidos - é um gesto que visa testificar que toda a humanidade e toda a criação, foram criadas para serem plenificadas com a presença santificadora de Deus.
Este hino de Romano, o Melode, resume bem a Fé e os sentimentos dos Fiéis Ortodoxos na comemoração da Festa da Teofania:
"Tu Te manifestaste hoje ao universo
e a Tua luz, Senhor, nos apareceu.
Por isso, nós Te cantamos:
«Tu vieste, Tu Te manifestaste,
Tu, a Luz Inacessível!...»
Na Galileia das nações, na terra de Zabulão,
na terra de Neftali, tal como diz o profeta,
Cristo, a Grande Luz, resplandeceu (Is 8,23; 9,1).
Para aqueles que andavam nas trevas
brilhou uma grande claridade, que brotou de Belém:
o Senhor, nascido de Maria, o Sol da justiça,
envia os Seus raios para o universo inteiro (Ml 3,20).
Venhamos todos nós, os filhos de Adão, que estamos nus,
revistamo-nos dele para nos aquecermos.
Foi para vestir os que estão nus,
para iluminar os que estão nas trevas,
que Te manifestaste, Tu, a Luz Inacessível.
Deus não desprezou aquele
que, no paraíso, foi despojado das suas vestes por astúcia
e perdeu a túnica tecida pelas mãos de Deus.
Volta a ele e chama o desobediente com a sua voz santa:
«Adão, onde estás? (Gn 3,9).
Deixa de te esconderes de mim.
Por muito nu, por muito pobre que estejas, quero ver-te.
Não tenhas medo, Eu fiz-me semelhante a ti.
Desejavas tornar-te deus e não conseguiste.
Agora, porque o quis, Fiz-me carne.
Avança pois, reconhece-Me e diz:
Tu vieste, Tu Te manifestaste, Tu, a Luz Inacessível»...
Canta, canta, Adão; adora aquele que vem a ti.
Quando tu te afastavas, Ele Se manifestou a ti
para Se fazer ver, tocar, acolher.
Aquele que temeste quando foste enganado pelo demônio,
por ti fez-se semelhante a ti.
Desceu à terra para te levar aos céus;
tornou-Se mortal para que te tornes deus
e recuperes a tua primitiva beleza.
Querendo abrir-te as portas do Éden, habitou em Nazaré.
Por tudo isso, ó homem, canta e louva com os teus cânticos
Àquele que se manifestou e iluminou o universo.”
São Romano, o Melode.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS
LITURGIA
Troparion da Teofania Modo 1
Em Teu batismo no Jordão, Senhor,
manifestou-se a adoração da Trindade;
pois a voz do Pai deu testemunha,
chamando-Te Filho bem-amado;
e o Espírito, sob forma de pomba,
confirmou a verdade desta palavra.
Ó Cristo Deus que Te manifestaste e iluminaste o mundo,
Senhor, glória a Ti!
Hypakoi Modo 2
Iluminando todas as criaturas pela Tua manifestação,
o oceano amargo da incredulidade fugiu;
o Jordão, correndo para a sua foz,
retrocedeu, elevando-nos ao Céu.
Faz-nos subir, ó Cristo nosso Deus,
às alturas dos Teus divinos mandamentos,
pelas orações da Tua Santíssima Mãe, tem piedade de nós.
Kondakion da Teofania Modo 4
Tu apareceste hoje no Universo, Senhor,
e a Tua Luz mostrou-se a nós,
que, reconhecidos, Te cantarmos:
Tu vieste e Te manifestaste,
ó Luz Inacessível!
Tito 2:11-14; 3:4-7
Porque se manifestou a graça de Deus, Salvador de todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual Se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.... Mas quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente Ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; para que, sendo justificados pela Sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
Aleluia
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe;
E faça resplandecer sobre nós a Sua Face.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Para que na terra se conheça o Teu caminho,
E a Tua salvação entre todas as nações.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Mateus 3:13-17
Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-Lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por Ti, e vens Tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que Se Lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”
† † †
Homilia
São Máximo de Turim (420 a.C.?)
«Ele batizar-vos-á no Espírito Santo» Hoje, o Senhor Jesus veio receber o batismo. Ele quis lavar o seu corpo na água do Jordão. Poder-se-á dizer:
«Porque é que ele, que era o Santo, quis ser batizado?»
Então ouçam. O Cristo é batizado não para ser santificado pelas águas, mas para santificar ele próprio as águas e purificar pelo seu ato pessoal as ondas que ele toca. Trata-se, pois, muito mais da consagração das águas, do que da de Cristo. Porque, desde que o Salvador é lavado, todas as águas se tornam puras em vista ao nosso batismo; a fonte é purificada para que a graça seja proporcionada aos povos que virão no futuro. O Cristo avança pois como o primeiro no batismo para que os povos cristãos o sigam sem hesitar.
E aqui eu entrevejo um mistério:
Não tomou assim a dianteira a coluna de fogo através do Mar Vermelho para encorajar os filhos de Israel a continuar a caminhar? Ela atravessou as águas em primeiro lugar para abrir caminho aos que se seguiam. Este acontecimento foi, no testemunho do apóstolo Paulo, um símbolo do batismo (1Co 10,1s). Era sem dúvida uma espécie de batismo onde os homens estavam cobertos pela nuvem e conduzidos pelas águas. E tudo isto foi concluído pelo mesmo Cristo nosso Senhor que agora precede no batismo todos os povos cristãos na coluna do seu corpo, como precedeu através do mar os filhos de Israel na coluna de fogo. A mesma coluna que, outrora, iluminou os olhos dos caminhantes, dá agora a luz ao coração dos crentes. Então ela traçou nas ondas uma estrada sólida, agora ela fortalece neste banho os passos da fé.
† † †
«Sermão Para a Festa da Teofania»
Eis que o Senhor vem receber o batismo; e chega miserável, nu, sem companhia, revestido da nossa humanidade, ocultando a sua grandeza divina para frustrar a astúcia da serpente. Dizer que Ele vem ao encontro de João qual Senhor que dispensou a sua guarda pessoal é dizer pouco; na verdade, Jesus aborda-o como um simples homem, submetido ao pecado, inclinando a fronte para ser batizado pela mão de João. Impressionado com esta humildade, este tenta recusar dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser batizado por Ti. E Tu vens a mim?» (Mt 3,14). […]
Vede, bem–amados meus, quão numerosos e importantes bens teríamos perdido se o Senhor tivesse cedido ao convite de João e não tivesse recebido o baptismo. Anteriormente, os céus estavam fechados e a nossa pátria do alto era inacessível; depois de termos descido até ao fundo, já não podíamos voltar às alturas. Mas o Senhor não Se limitou a receber o baptismo: renovou o homem velho (cf Rm 6,6) e confiou-lhe de novo o ceptro da adopção divina; pois de imediato «os céus abriram-se», as realidades visíveis reconciliaram-se com as invisíveis, as hierarquias celestes encheram-se de alegria, os doentes da Terra ficaram curados, e o que estava oculto revelou-se. […] Era preciso abrir a Cristo, o Esposo, as portas da câmara nupcial. Enquanto o Espírito descia sob a forma de uma pomba e a voz do Pai ressoava em toda a parte, era necessário que «se levantassem as portas do céu» (cf Sl 23,7). […]
Peço-vos que me escuteis atentamente […]: vinde, todas as tribos das nações, ao banho da imortalidade! Através desta mensagem de alegria, anuncio-vos a vida, a vós que permaneceis ainda na noite da ignorância. Vinde da servidão para a liberdade, da tirania para a realeza, do que é perecível para o que é imperecível. Quereis saber como chegar? Pela água e pelo Espírito Santo (Jo 3,5). Esta água, que participa no Espírito, rega o paraíso, deleita a terra, fecunda o mundo […], engendra o homem para a vida, fazendo-o renascer; foi nesta água que Cristo foi batizado e foi sobre ela que desceu o Espírito.
† † †
A Bênção do Lar na Festa da Teofania
Um dos símbolos mais importantes da santificação trazida a todos pela Epifania (aparição) de Cristo no mundo e por Seu batismo no Jordão é o Rito da Bênção dos Lares dos Fiéis.
A Partir do início da Festa da Teofania, o Sacerdote visita a todos os membros da paróquia para rezar com eles em seus lares, abençoando-os com a água que foi benta (santificada).
Segundo a Fé Ortodoxa, a família é uma pequena igreja e a mesa familiar é o altar doméstico, onde todos os dias a família se reúne para receber o seu alimento diário com gratidão a Deus em Nome de Cristo.
Assim, no tempo da Epifania, o Sacerdote, que é o pai da família de Deus (Paróquia), visita a todas as pequenas igrejas (famílias) trazendo-lhes a bênção de Deus Pai a todos que são irmãos em Cristo.
A bênção dos lares se efetiva por médio de orações e do aspergir água benta. Isto significa a Nova Criação no Reino de Deus (onde Deus é tudo em todos – mesmo nas coisas materiais).
Nesta visita anual, o Sacerdote ora para que Deus tenha misericórdia daquela casa, que a purifique de todo mau e que a encha de bênçãos. Todos rezam juntos em favor dos vivos e dos mortos da família e de todos que moraram naquela casa.
Um livro se encontra na porta da Igreja para que os fiéis agendem a visita do Padre às suas casas.
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