segunda-feira, 2 de março de 2020

Início da Grande Quaresma

02 de Março de 2020 (CC) / 26 de Fevereiro (CE)
São Leão, Bispo de Roma (†420); 
Tom 4



A Quaresma é o momento em que nos preparamos para a festa da Ressurreição de Cristo. Sumariamente, é o símbolo de toda a vida humana, que será concluída em sua ressurreição dentre os mortos com Cristo. É um momento de devoção renovada: oração, jejum e ajudar os necessitados. É um momento de arrependimento, uma renovação real de nossas almas, corações e ações, em conformidade com Cristo e seus ensinamentos. Este é o tempo, acima de tudo, de retomar à prática dos grandes mandamentos de amar a Deus e ao próximo. 
Na Igreja Ortodoxa, a Grande Quaresma não é um período de morbidade e escuridão. Pelo contrário, é o tempo de purificação alegria. Nós somos chamados para "perfumar nossos rostos" e "purificar nossos corpos e nossas almas”. Já os primeiros hinos do Ofício de Vésperas que abre a Grande Quaresma nos mostram o caráter deste tempo: 
Comecemos a Quaresma com alegria ... 

jejuemos dos alimentos e toda a paixão, 

alegremo-nos nas virtudes do Espírito 
e nelas perseveremos com toda nossa força de vontade,
para que possamos ser dignos de contemplar a Santa paixão de Cristo, nosso Deus, e da espiritual alegria de Sua Santa Páscoa. 
Tua graça, ó Senhor, que é a iluminação de nossas almas, descerá sobre nós. 

Este é o tempo aceitável, eis que agora é o tempo para o arrependimento:

Rejeitar as obras das trevas, colocar a armadura da luz, 
para que, através do grande oceano do jejum 
possamos chegar à ressurreição ao terceiro dia 
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, 
Aquele que salva as nossas almas. 

São Leão, o Grande 
São Leão, o Grande, Papa de Roma (440-461), recebeu uma educação extremamente fina e diversificada, que abriu para ele a possibilidade de uma excelente carreira mundana. Mas, seu anseio estava na vida espiritual, e assim escolheu o caminho diferente de se tornar um Arquidiácono sob o santo Papa Sisto III (432-440), depois da morte de quem, São Leão, por sua vez, foi escolhido como Papa da Igreja Romana, em setembro de 440.

Estes foram tempos difíceis para a Igreja, quando os hereges cercaram os baluartes da Ortodoxia com seus falsos ensinamentos tentadores. São Leão combinou dentro de si uma solicitude pastoral e bondade, juntamente com uma firmeza inabalável nas questões da confissão da fé. Ele era em particular um dos defensores básicos da Ortodoxia contra as heresias de Eutykhios e Dioskoros – os quais ensinavam que havia apenas uma natureza no Senhor Jesus Cristo. São Leão, também, era um defensor da igreja contra a heresia de Nestório. Ele exerceu toda a sua influência para por fim à inquietação dos hereges na Igreja, e por suas missivas aos santos Imperadores de Constantinopla Teodósio II (408-450) e Marciano (450-457), promoveu ativamente a convocação do Quarto Concílio Ecumênico, em Calcedônia, em 451, por condenar a heresia dos monofisitas.

No Concílio Ecumênico de Calcedônia, onde estiveram presentes 630 bispos, foi proclamada uma missiva de São Leão ao então já falecido São Flaviano, Patriarca de Constantinopla (447-449). São Flaviano padecera pela Ortodoxia sob o "Concílio Ladrão" de Éfeso no ano de 449. Na carta de São Leão foi postulado o ensinamento Ortodoxo sobre as duas naturezas (divina e Humana) no Senhor Jesus Cristo. E com este ensinamento todos os bispos presentes no Concílio ficaram de acordo. Os hereges Eutykhios e Dioskoros foram excomungados da Igreja.

São Leão era também um defensor de sua pátria contra as incursões de bárbaros. No ano de 452, pelo poder persuasivo de sua palavra, ele parou uma pilhagem da Itália pelo terrível líder dos hunos, Átila. E novamente, no ano de 455, quando o líder dos vândalos (uma tribo germânica), Henzerich, se voltou para Roma, ele corajosamente o persuadiu a não pilhar a cidade, queimar prédios nem derramar sangue. São Leão soube de antemão da sua morte e se preparou com fervorosa oração e boas ações, para a passagem do mundo para a eternidade.

Ele morreu no ano de 461 e foi sepultado em Roma, na Catedral do Vaticano. Seu legado literário e teológico é composto por 96 sermões e 143 cartas - das quais a mais conhecida é a sua missiva para São Flaviano.


 
Oração Quaresmal De São Ephrém, O Sírio  
Ó Senhor e Mestre da minha vida, livra-me do espírito de preguiça, de desânimo, de desejo de poder e de falatório inútil. Mas concede a mim, Teu servo, um espírito de pureza, humildade, paciência e amor. Sim, Senhor e Rei, concede-me enxergar as minhas próprias falhas e não condenar o meu irmão; pois, que Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.  


Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 1:1-20

1 A visão que Isaías, filho de Amós, viu, a qual ele teve contra Judá e contra Jerusalém, no reinado de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, que reinaram em Judá. 

2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porquanto o Senhor falou, dizendo: Eu gerei filhos e criei filhos, mas eles se rebelaram contra mim. 3 O boi conhece o seu dono, e o jumento a manjedoura do seu senhor, porém Israel não me conhece, e as pessoas não me levam em consideração. 
4 Ah, nação pecadora, povo cheio de pecados, semente maligna, filhos sem lei! Tendes abandonado o Senhor e provocado ao Santo de Israel.  
5 Por que deveríeis ser feridos ainda mais, por transgredirdes cada vez mais? Toda a cabeça está dolorida, e todo o coração triste.6 Dos pés à cabeça não há nada são neles. Nem ferida, nem machucado, nem úlcera supurada estão sarados; e não se pode aplicar um emplastro, óleo ou ataduras.   
7 A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo. Vossa terra os estranhos a devoram em vossa presença; ela está desolada, subvertida por nações estranhas. 8 A filha de Sião será abandonada como uma tenda em um vinhedo, como um celeiro de frutos em um pepinal, como uma cidade sitiada. 9 Ainda, se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência teríamos sido como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.   
10 Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; atendei à lei de Deus, vós povo de Gomorra!11 De que vale para mim a abundância de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros, e não me agrado da gordura dos cordeiros e do sangue de touros e bodes.12 Nem deveis vós aparecer com estas coisas diante de mim. Pois quem tem exigido estas coisas de vossas mãos? Não mais pisareis em meu tribunal.13 Ainda que trouxerdes flor de farinha será em vão. O incenso é para mim abominação; eu não suporto as vossas luas novas e os vossos sábados, nem o vosso grande dia;14 o vosso jejum, e descanso do trabalho, também as vossas luas novas e as vossas festas, a minha alma os odeia. Tornastes-vos odiosos para mim. Não mais perdoarei os vossos pecados.15 Quando estenderdes as mãos eu irei desviar de vós os meus olhos, e quando fizerdes muitas súplicas não vos darei ouvidos; pois as vossas mãos estão cheias de sangue.16 Lavai-vos, ficai limpos; removei as iniquidades de vossas almas, diante dos meus olhos; cessai de vossas maldades.17 Aprendei a fazer o bem; buscai o juízo, livrai o que está injustamente sofrendo, defendei a causa do órfão e obtende justiça para a viúva. 
18 Então, vinde, argui-me, diz o Senhor, e ainda que os vossos pecados sejam como a púrpura fá-los-ei brancos como a neve; embora eles sejam como a escarlata, irei fazê-los alvos como a lã.19 Se estiverdes dispostos, ouvindo-me, comereis o bem desta terra.20 Contudo, se não estiverdes dispostos nem me ouvirdes uma espada há de devorar-vos, porquanto a boca do Senhor o disse.


SPERAS

Gênesis 1:1-13

1 No princípio, Deus fez o céu e a terra. 2 A terra, porém, não era visível e estava vazia; havia trevas sobre o abismo, e o Espírito de Deus era movido sobre as águas. 3 Disse Deus: "Haja luz". E houve luz. 4 Deus viu que a luz era boa, e então Deus fez separação entre a luz e as trevas. 5 Chamou Deus a luz, Dia, e as trevas chamou Noite. Houve tarde e houve manhã. Um dia. 6 Disse Deus: "Haja firmamento no meio das águas, e que sirva como uma divisão entre águas e águas". E assim foi. 7 Deus fez o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo do firmamento e as águas que estavam acima do firmamento. 8 Chamou Deus ao firmamento, Céus; e viu Deus que era bom. Houve tarde e houve manhã. O segundo dia. 9 Disse Deus: "A água que está debaixo do céu seja recolhida em um só ajuntamento, e a terra seca apareça". E assim foi. A água que estava sob o céu foi recolhida em seus ajuntamentos e a terra seca apareceu. 10 Chamou Deus ao elemento seco, Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e Deus viu que isso era bom. 11 Disse Deus: "Produza a terra a erva de grama carregando semente de acordo com seu tipo e de acordo com a sua semelhança, e árvores de fruto produzindo fruto cuja semente está nele conforme a sua espécie sobre a terra". E assim foi. 12 A terra produziu a erva de grama produzindo sementes de acordo com seu gênero e de acordo com a sua semelhança, e as árvores de fruto produzindo fruto cuja semente está nele conforme o seu gênero sobre a terra; e Deus viu que isso era bom. 13 Houve tarde e houve manhã. O terceiro dia.

Provérbios 1:1-20

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, que reinou em Israel. 2 Para conhecer a sabedoria e a instrução, e discernir as palavras de inteligência; 3 para assimilar, também, ditos difíceis; para entender a verdadeira justiça, e como julgar; 4 para que aos simples seja dada a sutileza, e, ao jovem, discernimento e compreensão. 5 Porquanto, pelo seu ouvir um homem sábio tornar-se-á mais sábio, e o homem de entendimento ganhará uma direção, 6 podendo discernir uma parábola ou um discurso obscuro, o ditado dos sábios e os enigmas. 7 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e há uma boa compreensão para todos que o praticam. A piedade para com Deus é o princípio do discernimento, contudo os ímpios irão considerar como nada a sabedoria e a instrução. 8 Ouve, meu filho, a instrução de teu pai, e não rejeites os ensinamentos de tua mãe. 9 Pois receberás para a tua cabeça uma coroa de graças, e uma corrente de ouro estará ao redor do teu pescoço. 10 Filho meu, não deixes que homens ímpios conduzam-te ao erro, nem consintas com eles. 11 Se te exortarem, dizendo: Vem conosco, participar dos crimes de sangue, e escondamos, injustamente, o homem justo na terra; 12 trague-mo-lo vivo, como o próprio inferno o faria, e removamos da terra o seu memorial. 13 Vamos apossar-nos de sua propriedade valiosa, enchendo as nossas casas de despojos! 14 E tu, lança a tua sorte conosco; pois iremos ter, todos, uma bolsa comum e um só bolso! 15 Não entres no caminho com eles, mas desvia o teu pé das suas veredas. 16 17 Porque não são, sem causa, estendidas as redes para as aves. 18 Porquanto os que estão concentrados em assassinatos ajuntam males para si mesmos, e a derrubada dos transgressores é deveras ruim. 19 Estes são os caminhos de todos os que praticam maldades, pois pela impiedade destroem a sua própria vida. 20 A sabedoria canta em voz alta nas vielas, e nas praças fala com ousadia.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário