segunda-feira, 9 de março de 2020

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma

09 de Março de 2020 (CC) / 25 de Fevereiro (CE)
São Tarásios, Patriarca de Constantinopla (†806)
Tom 5



São Tarásios nasceu no ano 730, Recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai, o prefeito de Constantinopla, Tarásios era de caráter zeloso, de tal forma que foi nomeado pelo imperador para um alto cargo imperial, Enfrentou, em Deus, todas as tentações próprias da sociedade, cheia de luxo, No século VIII, foi a heresia iconoclasta promovida pelo imperador Leão que, não compreendendo, aponta o culto às imagens como uma prática de idolatria , Ao assumir o patriarcado São Tarásios combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. Cuidadoso com suas ovelhas, tinha um grande espírito de serviço, a ponto de dizer, ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: «Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveu para servir e não para ser servido», São Tarásios governou sabiamente a Igreja durante 22 anos, tempo em que levou uma vida estritamente ascética. Gastou todo o seu dinheiro em obras de caridade, alimentando e levando conforto aos idosos, empobrecidos, viúvas e órfãos, morreu no ano 806 dC, O corpo de São Tarásios foi sepultado num mosteiro que ele construiu sobre o Bósforo, Vários milagres ocorreram, desde então, no seu túmulo.

Tropário 4° Modo
A verdade das tuas obras,
Tornou-se regra de fé para o teu rebanho,
Modelo de doçura e mestre de temperança.
Pela tua humildade obtiveste ainda a exaltação
E, pela tua pobreza, a riqueza.
Intercede, pois, a Cristo nosso Deus,
Ó nosso santo pai e hierarca Tarásios,
Pela salvação de nossas almas!

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA
(Meio-dia 12h)

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia, o Senhor brilhará em conselho e glória na terra, para exaltar e glorificar os remanescentes de Israel. 3 E acontecerá que os remanescentes em Sião e em Jerusalém serão chamados santos - todos os que estão registrados entre os vivos em Jerusalém; 4 porque o Senhor lavará a imundície dos filhos e das filhas de Sião, e purificará o sangue de Jerusalém de entre eles, pelo Espírito de Juízo e pelo Espírito Consumidor. 5 Ele virá e haverá reverência ao monte Sião, e à toda região ao redor, e haverá uma nuvem que cobrirá de dia, e uma fumaça e luz de fogo que arderá à noite, e será repleta de glória. 6 Será sombra para o calor, um lugar de abrigo, e esconderijo do mau tempo e da chuva. 1 "Agora cantarei ao Meu Amado uma canção do Meu Amado em relação à Minha vinha: Havia uma vinha para o Meu Amado, um lugar de poder e riqueza. 2 Ele colocou um muro ao redor e a fortificou. Ele a plantou com a melhor videira. Ele construiu uma torre em seu meio e também fez um lagar nela. Então Eu esperei que ela produzisse uvas, mas produziu espinhos. 3 E agora, homem de Judá e moradores de Jerusalém, julgai entre mim e a minha vinha. 4 Que poderei fazer ainda da minha vinha, que eu já não tenha feito? Eis eu esperei que ela produzisse uvas, mas produzia espinhos. 5 Mas, agora vou lhe dizer o que farei à minha vinha: Vou remover o seu muro para que seja saqueada. Derrubarei sua torre e a esmagarei abaixo dos Meus pés. 6 Abandonarei a Minha vinha. Não será podada e nem cultivada, mas, brotarão espinhos como em terra estéril. 7. A vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e o homem de Judá é a sua planta amada. Eu esperei para que ela trouxesse o julgamento, mas, trouxe a iniquidade, e não a justiça, porém, pranto.
† O Espírito de Juízo e o Espírito Consumidor: Deus enviará um dilúvio de aflição ao povo para o lavar; e o Espírito Consumidor, será como um fogo purificador para os purificar de sua culpa. Estas duas imagens de água e fogo também prefiguram a lavagem da regeneração no batismo (Mateus 3:11).

VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7

21 O Senhor Deus fez para Adão e para sua mulher túnicas de pele, e os vestiu. 22 E disse Deus: "Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal; e agora, que ele não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma, e, assim, viva para sempre." 23 Então o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das delícias, para cultivar o solo do qual fora tirado. 24 Expulsou Adão e levou-o a morar defronte ao paraíso das delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da Árvore da Vida. 1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando à luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus." 2 E ela teve também o seu irmão, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim estava lavrando a terra. 3 E aconteceu, após algum tempo, que Caim trouxe do fruto da terra um sacrifício ao Senhor. 4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e seus presentes, 5 mas a Caim e seus sacrifícios não considerou. Caim ficou muito triste e seu semblante descaiu. 6 Então, o Senhor Deus disse a Caim: "Por que ficaste extremamente triste, e por que descaiu o teu semblante? 7 Porventura não pecaste, se o trazes de forma justa, porém não o divides justamente? Aquieta-te; para ti será a sua submissão, e tu o governarás."

Provérbios 3:34-4:22

34 Não te sujeites ao opróbrio dos homens maus, nem busques os seus caminhos; 35 porque todo o que pratica a iniquidade é imundo perante o Senhor, e não se assentará com os justos. 36 A maldição de Deus está nas casas dos ímpios, mas, Ele abençoa as moradas dos justos. 37 O Senhor se opõe ao arrogante, mas dá graça aos humildes. 38 Os sábios herdarão a glória, mas os ímpios exaltarão a desonra. Escutai, meus filhinhos, a instrução do vosso pai e atentai para o conhecimento; 2 Porque eu vos ofereço um bom presente; não abandoneis a minha Lei. 3 Pois eu fui filho obediente ao meu pai, e amado pela minha mãe, 4 que me ensinou, dizendo: "A nossa palavra mantenha arraigada no teu coração; guarde os nossos mandamentos; não os esqueça; nem desconsidere a palavra da minha boca, 6 não a abandone, e ela se unirá a ti; ame-a, e ela te sustentará. 7 Retenha-a, e ela te exaltará; honre-a, para que ela te abrace, 8 e ponha em tua cabeça uma coroa de graças, e te cobra com uma coroa de prazer.9 Ouve-me, filho meu, e recebe as minhas palavras, e os anos da tua vida serão aumentados, para que todos os caminhos da vida sejam teus; 10 pois, eu te ensino os caminhos da sabedoria, e te ponho em caminhos retos. 11 Porque, se andardes, os teus passos não terão limites; e se correres, tu não te cansarás. 12 Segura a minha instrução; não a deixe escapar, antes a guarde para ti mesmo, como à tua vida. 13 Não ande nos caminhos dos ímpios, nem se entusiasme com os caminhos dos iníquos; 14 Em qualquer lugar que eles acamparem, não vá para lá, mas, desvia-te deles e segue. 15 Porque eles não podem dormir, a menos que façam o mal; o seu sono é tirado, e não descansam; 16 Porque eles se alimentam do pão da impiedade, e bebem o vinho da iniquidade. 17 Mas os caminhos dos justos resplandecem como a luz; resplandecendo mais e mais, até ser dia perfeito. 18 Porém, os caminhos dos ímpios são escuros; eles nem sabem onde tropeçam. 19 Filho meu, atende à minha fala, e inclina os teus ouvidos às minhas palavras; 20 para que as tuas fontes não te faltem; guarde-as em teu coração; 21 Pois elas são vida para os que as encontram, e curam seu corpo inteiro. 22 Guarda o teu coração com toda a vigilância, pois, dele procede a vida.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário