sexta-feira, 27 de março de 2020

4ª Sexta-feira da Grande Quaresma

27 de Março de 2020 (CC) / 14 de Março (CE)
São Bento de Núrsia, mon. († c. 543)
Tom 7


São Bento nasceu no ano 480, no ducado de Espoleto, próximo à cidade de Núrsia, Itália. Deus o predestinou a ser o precursor e pai de um grande número de santos. Desde menino, Deus o conduziu à solidão onde viveu por três anos, desconhecido de todos os homens, exceto de um monge chamado Romano que lhe levava um pouco de pão. Mesmo tendo o cuidado para manter-se escondido, a fama de sua santidade espalhou-se e em pouco tempo tornando-o conhecido entre os monges que desejavam fazê-lo seu abade. Bento resistiu por muito tempo em aceitar tal função, pois dizia que sua maneira de viver não se ajustava àquele cargo. Por fim, deu-se por vencido e se encarregou do governo do monastério. Contudo, muitos se arrependeram de tê-lo eleito seu superior. Descontentes por sua rigidez tentaram tirar-lhe a vida, colocando veneno em sua bebida. Quando o abade Bento abençoou aquela bebida, a taça se despedaçou e ele então compreendeu qual era a intenção. Reuniu todos os monges e declarou que lhes perdoava por aquele delito; renunciou ao cargo de abade e voltou a viver na solidão. Não passou muito tempo e a fama de sua santidade e de seus milagres se espalhou por toda a parte. Muitos se sentiam atraídos e tinham o desejo de serem dirigidos por ele. Bento fundou 12 monastérios com 12 monges em cada um, sendo um o superior. Profetizou o dia de sua morte e, seis dias antes, iniciou a preparação de sua sepultura. Naquele dia predito uma febre alta o tomou aumentando a cada dia. No dia de sua morte foi levado à Igreja por seus discípulos onde recebeu o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Depois disso levantou os olhos e as mãos para o céu entregando a sua alma nas mãos do Criador. Era o mês março de 543 e ele estava então com 62 anos.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 29:13-23

13 Porém o Senhor disse: Este povo aproxima-se de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando os preceitos e as doutrinas dos homens. 14 Portanto, eis que continuarei a remover para longe este povo. Eu os removerei; destruirei a sabedoria dos sábios, e irei ocultar o entendimento dos entendidos. 15 Ai dos que aprofundam o seu propósito, mas não pelo Senhor. Ai daqueles que tomam conselho secreto, cujas obras são feitas nas trevas, e dizem: Quem nos viu? quem nos reconhecerá, ou aquilo que fazemos? 16 Porventura não sereis contados como o barro do oleiro? Dirá a coisa formada ao que a formou: Não me formaste; ou a obra para o que a fez: Não me fizeste sabiamente? 17 Não se passará ainda um pouco, e o Líbano deverá será feito como as montanhas do Carmelo, e o Carmelo tido como uma floresta? 18 Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, os que estão em trevas e os que estão na névoa. Os olhos dos cegos irão vê-lo, 19 o pobre exultará com alegria por causa do Senhor, e aquele que não tem nenhuma esperança entre os homens será preenchido com regozijo. 20 O homem sem lei tornou-se em nada, o orgulhoso pereceu, os que transgridem maliciosamente foram totalmente destruídos, 21 assim como aqueles que levam os homens a pecar pela sua palavra. Pois os homens fazem com que todos os reprovadores nas portas sejam uma ofensa, porquanto eles têm, injustamente, desviado os justos. 22 Portanto, assim diz o Senhor acerca da casa de Jacó, a quem ele separou de Abraão: Jacó não será mais envergonhado, nem mudará mais, ele, o seu semblante. 23 Porém, quando os seus filhos tiverem visto as minhas obras santificarão o meu nome, por minha causa; santificarão ao Santo de Jacó e temerão ao Deus de Israel.

VÉSPERAS

Gênesis 12:1-7

1 Disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra e da tua parentela, da casa de teu pai, e vem para a terra que eu te mostro. 2 Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e serás bem-aventurado. 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti todas as tribos da terra serão benditas. 4 Então, Abrão partiu, conforme o Senhor falara com ele; e Ló partiu com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu de Harã. 5 Tomou Abrão a Sarai, sua esposa, e a Ló, filho de seu irmão, e a todos os seus bens, tantos quantos tinham adquirido, e a cada alma que tinham adquirido em Harã, e saíram para irem à terra de Canaã. E foram até Canaã. 6 Atravessou Abrão a terra, longitudinalmente, até o local chamado Siquém, até o carvalho alto. Os cananeus, então, habitavam a terra. 7 E o Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu darei esta terra à tua descendência. E Abrão construiu, ali, um altar ao Senhor que lhe aparecera.

Provérbios 14:15-26

15 O simples dá crédito a cada palavra, mas o homem prudente as analisa. 16 O sábio teme, e desvia-se do mal; o tolo, porém, confia em si mesmo, unindo-se com o transgressor. 17 Um homem passional age sem pensar, todavia um homem sensato suporta muitas coisas. 18 Os tolos receberão o mal como sua porção, mas o que for prudente apegar-se-á à compreensão. 19 Os homens maus cairão perante os bons, e os ímpios deverão comparecer às portas dos justos. 20 Amigos odiarão aos amigos pobres; dos ricos, entretanto, os amigos são muitos. 21 Aquele que desonra aos carentes peca, mas o que se compadece dos pobres é muito abençoado. 22 Os que se desviam concebem males; o bom, contudo, concebe misericórdia e verdade. Os que praticam o mal não entendem a misericórdia e a verdade, porém a compaixão e a fidelidade estão com os que fazem o bem. 23 Com todo aquele que é cuidadoso há abundância, mas o que busca o prazer e é indolente sentirá falta. 24 O homem prudente é a coroa dos sábios, todavia a ocupação dos tolos é o mal. 25 A testemunha fiel livrará uma alma do mal, porém o homem fraudulento acende falsidades. 26 No temor do Senhor há firme confiança, e ele dá aos seus filhos um apoio.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário