sábado, 4 de abril de 2020

5º Sábado da Grande Quaresma

04 de Abril de 2020 (CC) / 22 de Março (CE)
São Basílio de Ancira, hieromártir († 363);
Santa Drosida de Antioquia e 5 Virgens:
Agalida, Apollinaria, Daria, Mamthusa e Taisia († 104);
Venerável Mártir Euthymius († 1814 dC)
Tom 8




Em meados do século IV, quando arianos e semi-arianos propagavam suas heresias, Basílio era, então, sacerdote em Ancira. Era um santo homem que recebeu sua formação na verdadeira doutrina da Igreja pelo bispo Marcelo. Depois que o bispo Marcelo foi desterrado pelo  Imperador Constâncio, e que um semi-ariano chamado Basílio ocupou a sede de Ancira, o sacerdote Basílio não cessou de exortar seu povo a  permanecer fiel à sua fé. 
Em 360, os arianos radicais dominaram a região e depuseram o bispo semi-ariano, proibindo Basílio de sequer assistir aos ofícios religiosos. Contudo, desobedecendo estas imposições e apoiado por seus fiéis, Basílio conseguiu recuperar muitos dos que haviam sido enganados e defendeu a fé, desafiando as ordens do Imperador Constâncio. Quando Juliano, o Apóstata chegou ao trono, a perseguição explicita cessou temporariamente, pois o Imperador quis empregar métodos mais sutis para combater os cristãos e minar sua fé. Contudo, em alguns casos perdeu a paciência e autorizou alguns castigos aos cristãos. Basílio, que continuava seus esforços contra a política imperial de Ancira, foi preso e acusado de incitar o povo contra os deuses pagãos, e de falar abertamente contra o Imperador e a sua religião. Basílio professou sua fé e foi martirizado na prisão. Não se deve confundir Basílio, presbítero de Ancira com seu oponente Basílio, bispo (semi-ariano) de Ancira.  
Comemoração de Santa Drosida e Mais 5 Virgens 
Drosida era filha do Imperador Trajano. Ela foi capturada com outras cinco mulheres à noite enquanto reuniam os corpos dos mártires torturados por amor a Cristo. Durante este tempo os corpos de cristãos mortos, muitas vezes permaneceram sem sepultura, com o propósito de assustar os outros. Cinco virgens cristãs: Aglaida, Apolliniaria, Daria, Mamthusa e Taisia, assumiram a tarefa de enterrar esses cristãos. Elas secretamente recolheram os corpos de mártires, os ungiram com aromáticos, enrolaram-nos em panos e os enterraram. Tendo aprendido isso, a imperial Drosida, secretamente cristã, mas ainda não tendo aceitado o Batismo, pediu às santas virgens que a levassem com elas, quando fossem fazer o sepultamento dos cristãos. 
Ao saber que entre os cativos estava a sua própria filha, Trajano deu ordens para mantê-la separadamente, na esperança de que ela mudasse de idéia. As restantes virgens santas foram condenadas à queimarem em um forno de fundição de cobre. Elas corajosamente aceitaram a execução e receberam as coroas dos mártires. 
Nos fornos foi afixado um edital imperial, que dizia: 
"Homens do Galileu, vós que adorais o Crucificado, livrai-vos de muitas angústias, e também nós destas dores oferecendo sacrifício aos deuses. Se, porém, não quiserdes fazer isto, então que cada um de vós, deve, voluntariamente, por qualquer maneira que preferir, lançar-se nesta fornalha". 
Muitos cristãos voluntariamente foram ao martírio. 
Quando Santa Drosida recebeu a notícia do martírio de suas amigas, decidiu igualmente obter a morte de um mártir por amor a Cristo. Em sua prisão, ela ofereceu orações para que o Senhor a ajudasse a sair da prisão. E Deus ouviu sua oração: Os guardas adormeceram e Santa Drosida saiu em direção aos fornos, mas começou a refletir em si mesma:  
"Como posso ir a Deus, não tendo sobre mim o traje de casamento (ou seja, sem ter sido batizada), visto que sou impura? Ó Senhor Jesus Cristo, Rei dos reis, por causa de Ti abandono a minha posição imperial, para que Tu me aceites como a mais insignificante escrava do Teu Reino. Batiza-me, Tu Mesmo, com Teu Santo Espírito ".
Tendo assim orado, Santa Drosida ungiu-se de mirra, que tomara junto com ela, e mergulhando-se três vezes em água, pronunciou:
"A serva de Deus Drosida é batizada no Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Durante sete dias a santa se escondeu, devotada ao jejum e à oração. Durante este tempo os cristãos a encontraram e aprenderam dela o relato de tudo que aconteceu. E, no oitavo dia, a santa Martiresa Drosida dirigiu-se aos fornos acesos e lançou-se ao fogo.

Comemoração do Venerável Mártir Euthymius

Euthymius nasceu na aldeia de Dimitsana, no Peloponeso. Quando criança, viveu como cristão, mas, mais tarde foi para a Romênia, onde se entregou a uma vida de grande deboche. Nessa devassidão um espírito maligno o levou a se tornar um muçulmano. Assim que fez isso, Eutímio começou a se arrepender amargamente. Ele retornou à Fé Cristã e foi tonsurado um monge na Montanha Sagrada. Depois de vários anos passados ​​em jejum estrito e oração, Euthymius decidiu morrer por Cristo. Com a bênção de seu pai espiritual, ele viajou para Constantinopla, onde de alguma forma conseguiu ficar diante do grande Vizir. Eutímio fez o Sinal da Cruz, louvou a Cristo e insultou Maomé na presença do Vizir. Após prolongada tortura, foi condenado à morte e decapitado no Domingo de Ramos, 22 de março de 1814 AD. Muitas curas milagrosas de doentes ocorreram sobre suas relíquias. Sua honrosa cabeça é preservada no Mosteiro russo de São Panteleimon, na Montanha Sagrada. E assim, este jovem de vinte anos morreu primeiro para Cristo e depois morreu por Cristo.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hebreus 9:24-28

24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25 nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.  

Marcos 8:27-31

27 E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesárea de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? 28 Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas. 29 Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. 30 E ordenou-lhes Jesus que a ninguém dissessem aquilo a respeito dele. 31 Começou então a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que depois de três dias ressurgisse.  

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário