quarta-feira, 8 de abril de 2020

6ª Quarta-feira da Grande Quaresma

SINAXE DO ARCANJO GABRIEL
08 de Abril de 2020 (CC) / 26 de Março (CE)
Sinaxe do Arcanjo São Gabriel
Tom 1



O Arcanjo Gabriel foi escolhido pelo Senhor para anunciar à Virgem Maria a Encarnação do Filho de Deus, a partir Dela, para grande regozijo de toda a humanidade. Portanto, no dia após a Festa da Anunciação (dia em que a Toda Pura Virgem é glorificada), damos graças ao Senhor e podemos venerar Seu mensageiro Gabriel, um dos que contribuíram para o mistério da nossa salvação.
Gabriel, o Santo Archistrategos (Líder das hostes Celestiais), é um fiel servo do Deus todo-Poderoso. Ele anunciou a futura Encarnação do Filho de Deus para os do Antigo Testamento; inspirou o Profeta Moisés a escrever o Pentateuco (cinco primeiros livros do Antigo Testamento); ele anunciou as vindouras tribulações do Povo Escolhido ao Profeta Daniel (Dan. 8:16, 9:21-24); ele apareceu a Santa Anna (25 de julho) trazendo a notícia de que ela daria à luz a Virgem Maria.

O Santo Arcanjo Gabriel ficou com a Santíssima Virgem Maria, quando Ela era uma criança, no Templo de Jerusalém, e zelava por ela durante toda a Sua vida terrena. Ele apareceu ao Sacerdote Zacarias, para predizer o nascimento do Precursor de jesus, João Batista.

O Senhor o enviou a são José, o Noivo, em um sonho, para lhe revelar o mistério da Encarnação do Filho de Deus, desde a Toda-Pura Virgem Maria, e também lhe revelou as ímpias intenções de Herodes, ordenando José a fugir para o Egito com o Divino Bebê e Sua Mãe.

Quando o Senhor orava no Jardim do Getsêmani, antes de Sua Paixão, o Arcanjo Gabriel, cujo nome significa "Homem de Deus" (Lc. 22:43), foi enviado do Céu para fortalecê-lo.

As Mulheres Mirróforas ouviram do Arcanjo a alegre notícia da Ressurreição de Cristo (Mt.28:1-7, Marcos 16:1-8).

Consciente das múltiplas aparições do Santo Arcanjo Gabriel e de seu zelo por fazer a vontade de Deus, e confessando a sua intercessão perante o Senhor em favor dos Cristãos, a Igreja Ortodoxa, exorta seus filhos a orar ao grande Arcanjo com a fé e o amor.

A Sinaxe do Santo Arcanjo Gabriel também é comemorada em 13 de julho. Todos os anjos são comemorado no dia 8 de novembro.

Tropárion Tom 4
Gabriel, o comandante das hostes celestiais, / nós, que somos indignos, rogamos-te / que por tuas orações, acolha sob as asas de tua glória imaterial, / e fielmente ampare a nós que prostrados, clamamos: / "Livra-nos de todos os males, posto que tu és o comandante das Hostes Celestes."

Kondákion Tom 8
Comandante supremo Gabriel, / tu és servo e glorioso intercessor / ante a Digníssima, Onipotente, Mais que Resplandecente, Infinita e Temível Trindade. / Ora incessantemente para que possamos ser libertos de todas as tribulações e angústias, / de modo que possamos exclamar: / "Rejubila-te, ò Protetor de teus servos!"
Fonte: Igreja Ortodoxa na América

  
HORA SEXTA

Isaías 58:1-11

1 Grita em voz alta, e não te poupes; levanta a tua voz como a da trombeta e anuncia ao meu povo os seus pecados, e à casa de Jacó as suas iniquidades. 2 Eles me procuram dia a dia, desejando conhecer os meus caminhos, como um povo que tem praticado a justiça e não tem abandonado a ordenança do seu Deus. Eles agora me pedem julgamento justo, e desejam aproximar-se de Deus, 3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas? por que temos afligido as nossas almas, porém, não o vês? Entretanto, nos dias de vosso jejum buscastes os vossos prazeres, e todos aqueles que estão sob o vosso poder vós os feristes. 4 Se jejuais para brigas e contendas, e feris o humilde com os vossos punhos, por que mantendes, ainda, um jejum para mim, como neste dia, de modo que possa ser ouvido o clamor da vossa voz? 5 Não escolhi este jejum nem um tal dia para um homem afligir a sua alma. Mesmo que viesses a curvar o teu pescoço como um junco, estendendo debaixo de ti pano de saco e cinza, nem assim poderíeis chamá-lo de jejum aceitável. 6 Eu não escolhi esse jejum, diz o Senhor. Todavia, desfaz todos os ônus da iniquidade, desata os nós das negociações duras, despede livre o ferido e cancela toda a conta injusta; 7 reparte o teu pão com o faminto e leva os pobres que estão desabrigados para a tua casa; se vires alguém nu veste-o, e não desconsideres os teus parentes. 8 Então, romperá a tua luz como a do amanhecer, a tua cura apressadamente brotará, a tua justiça irá adiante de ti e a glória de Deus te envolverá. 9 Clamarás, e Deus dar-te-á ouvidos; estarás ainda a falar, e ele dirá: Eis-me aqui. Se removeres de ti as cadeias, o estender de mãos acusadoras e as murmurações; 10 se deres, de coração, pão a quem tem fome e satisfizeres a alma aflita, então a tua luz brotará nas trevas e a tua escuridão será como o meio-dia; 11 o teu Deus estará contigo, continuamente, e serás satisfeito de acordo com os desejos de tua alma; encher-se-ão de gordura os teus ossos e serás como um jardim regado, como uma fonte de onde a água não cessa de correr;

VÉSPERAS

Gênesis 43:26-31; 45:1-16

26 José entrou na casa, e trouxeram-lhe os presentes que tinham em suas mãos, introduzindo-os na casa; e fizeram-lhe reverência com o rosto no chão. 27 E perguntou-lhes ele: Como estais vós? E também lhes disse: E vosso pai, o ancião de quem me falastes, está bem? Será que ele ainda vive? 28 E eles responderam: Teu servo, nosso pai, está bem; ele ainda está vivo. E ele disse: Bendito seja aquele homem, por Deus! E inclinaram-se, e fizeram-lhe reverência. 29 Então, José levantou os olhos e viu seu irmão Benjamim, nascido da mesma mãe; e perguntou: É este o vosso irmão mais novo, o qual vos comprometestes de trazer para mim? E ele, então, disse: Deus tenha misericórdia de ti, meu filho. 30 José perturbou-se, pois as suas entranhas se comoviam por seu irmão, e ele queria chorar. Entrou, então, em seu quarto, e chorou ali. 31 Depois, lavou o rosto e saiu; e se conteve, falando: Ponde pão. 1 José não podia mais conter-se, enquanto todos permaneciam de pé ao seu lado; e disse a eles que se retirassem. E ninguém ficou próximo a José quando ele se deu a conhecer aos seus irmãos. 2 Levantou ele a sua voz, com choro, e todos os egípcios o escutaram. E isso foi relatado para a casa de Faraó. 3 Então, disse José aos seus irmãos: Eu sou José. Ainda está vivo o meu pai? Mas seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam atônitos. 4 E falou José aos seus irmãos: Chegai-vos a mim. E se aproximaram. E ele disse: Eu sou vosso irmão, José, a quem vendestes para o Egito. 5 Agora, então, não vos entristeçais, e não vos pareça muito duro o terdes me vendido para cá, pois que Deus me enviou antes de vós, para vida. 6 Pois neste segundo ano há fome sobre a terra, e ainda cinco anos restam nos quais não haverá de existir nem semeadura nem colheita. 7 Porém, Deus enviou-me diante de vós, para que de vós seja preservado um restante sobre a terra; até mesmo para nutrir um grande restante de vós. 8 Agora, então, não me mandastes para cá, senão que foi Deus quem me enviou. E ele fez-me como um pai para Faraó, senhor de toda a sua casa e regente de toda a terra do Egito. 9 Apressai-vos, portanto, indo até o meu pai, e dizei-lhe: Estas coisas diz o teu filho José: Deus me fez senhor de toda a terra do Egito. Desce, pois, para mim, e não tardes. 10 Habitarás na terra de Gósem da Arábia, e irás ficar perto de mim; tu, teus filhos e os filhos de teus filhos, tuas ovelhas e teus bois, e as tuas coisas, tudo o que é teu. 11 E irei alimentar-te, lá, porque a fome existirá ainda por cinco anos; para que não sejas consumido, e teus filhos, e todas as tuas posses. 12 Eis que vossos olhos veem, e os olhos de meu irmão Benjamim, que é a minha boca que vos fala. 13 Relatai, portanto, ao meu pai, toda a minha glória no Egito e todas as coisas que tendes visto; e apressai-vos a fim de fazer descer meu pai para cá. 14 Então, ele lançou-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, e chorou sobre ele. E Benjamim também chorou em seu pescoço. 15 E beijou todos os seus irmãos, chorando sobre eles. E, depois dessas coisas, seus irmãos falaram com ele. 16 Logo o relato foi feito na casa de Faraó, dizendo: Os irmãos de José são vindos. E Faraó ficou feliz, e os seus domésticos com ele.

Provérbios 21:23-22:4

23 O que guarda a sua boca e a sua língua preserva a sua alma da angústia. 24 Homem ousado, obstinado e insolente é chamado de pestilento, e aquele que fica lembrando de injurias é um transgressor. 25 O desejo mata o preguiçoso, porquanto as suas mãos não querem fazer nada. 26 O homem ímpio nutre maus desejos o dia inteiro, mas o justo é misericordioso e compassivo sem medida. 27 Os sacrifícios dos ímpios são abomináveis ao Senhor, pois os oferecem maliciosamente. 28 A testemunha mentirosa perecerá, porém um homem obediente falará com cautela. 29 O homem ímpio resiste com uma face dura; o justo, contudo, entende os seus caminhos. 30 Não há sabedoria, não há coragem, não há conselho contra o Senhor. 31 O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a ajuda vem do Senhor. 1 O bom nome é melhor do que a muita riqueza, e o bom favor está acima de prata e ouro. 2 O rico e o pobre se encontram, contudo o Senhor fez a ambos. 3 Um homem inteligente, vendo um homem mau ser severamente punido é ele próprio instruído, mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena. 4 O temor do Senhor produz sabedoria, riqueza, glória e vida.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário