03 de Abril de 2020 (CC) / 21 de Março (CE)
São Tiago, o Confessor († Séc. VIII);
Serapião, bispo de Thmuis, no baixo Egito e amigo se S. Antão (358);
Cirilo, bispos de Catânia (Séc II);
São Thomás, Patriarca de Constantinopla (610)
Serapião, bispo de Thmuis, no baixo Egito e amigo se S. Antão (358);
Cirilo, bispos de Catânia (Séc II);
São Thomás, Patriarca de Constantinopla (610)
Tom 8
Desde muito jovem, Tiago (Jacó) levava uma vida piedosa, trilhando os caminhos da santidade, devotando-se de todo o coração à fé e à doutrina da Igreja. Foi eleito bispo na época da Iconoclastia ou iconoclasmo. Pouco tempo depois, passou a viver recluso, e tal era a austeridade que se impunha que chegou até mesmo a privar-se do pão. Apesar de tantas privações sua fé nunca esmaeceu. Perseverou com firmeza até o ultimo momento de sua vida, recordando-nos assim as palavras do Apóstolo São Paulo em sua segunda Carta à Timóteo: «Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo» (2Tm. 2,3). Assim padeceu como um bravo soldado do SENHOR.
Comemoração do Venerável Serapião
Serapião foi companheiro de Santo Antônio, o Grande. Ele era o Abade do Mosteiro de Arsina, no deserto de Nitria, onde havia mais de onze mil monges. Palladius e Sozomenes o chamavam de "o Grande". Serapião repousou por volta do ano 366 dC.
Assim escreveu São Serapião:
"Não pense que a doença é grave, só o pecado é grave, a doença acompanha-nos apenas para o túmulo, mas o pecado segue o pecador, mesmo após o túmulo".
Comemoração do Venerável Cirilo, Bispo de Catânia, na Sicília
Nascido em Antioquia, Cirilo era um discípulo de São Pedro. Ele governou bem o rebanho de Cristo. Com a ajuda da oração, obteve o dom de operar muitos milagres.
Uma vez, em um lugar onde durante o verão se tinha apenas água amarga, que era imprópria para beber, ele, por meio da oração, transformou as águas amargas em águas doces e potável. Cirilo repousou pacificamente.
Comemoração de São Thomás, Patriarca de Constantinopla
Thomas viveu durante os reinados dos Imperadores Maurício e Phocas, e dos Patriarcas São João, o Jejuador e de Cyriacus. Por causa de sua grande piedade e zelo, Thomas atraiu a atenção de São João e foi designado para o posto de Deputado Patriarcal por aquele santo. Após a morte de Cyriacus, Thomas foi eleito patriarca. Neste momento, ocorreu um evento extraordinário.
Uma vez, quando havia uma procissão com cruzes, as cruzes começaram a balançar sozinhas e passaram a golpear umas às outras. Todas as pessoas ficaram maravilhadas com isso. Quando o Patriarca Tomás soube disso, convocou Teodoro Siquete, eremita de renome, que possuía o dom da clarividência (discernimento). O Patriarca implorou a Theodore para lhe explicar o que esse incidente predizia. Teodoro orou a Deus e revelou ao Patriarca que esta ocorrência apresentava grandes desgraças, tanto para a Igreja quanto para o Império Grego. Isso aconteceria como resultado das dissensões religiosas e políticas internas. Os cristãos lutariam e se aniquilariam. Tudo isso foi cumprido em breve.
Thomas implorou a Teodoro que orasse por ele para que Deus o levasse antes que essas tragédias começassem.
"Tu ordenaste que vieste a estar contigo, contudo, nos encontraremos no outro mundo diante de Deus."
Foi assim que Theodore respondeu ao Patriarca, indicando que o Patriarca morreria em breve. Nesse mesmo dia o Patriarca adoeceu e morreu. Pouco depois dele, São Theodore também repousou. São Tomás morreu e tomou sua habitação com o Senhor em 610 dC .
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
Isaías 45:11-17
11 Portanto, assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel, que formou as coisas que estão por vir: Interroga-me acerca de meus filhos, e dá ordens acerca da obra das minhas mãos. 12 Eu fiz a terra, e, nela, o homem; eu, com a minha mão, criei o céu. Tenho dado mandamento à todas as estrelas. 13 Eu o despertei para ser um rei com justiça, e todos os seus caminhos são retos. Ele edificará a minha cidade e mudará o cativeiro do meu povo; não por resgates nem por recompensas, diz o Senhor dos Exércitos. 14 Assim diz o Senhor dos Exércitos: O Egito tem trabalhado para ti. As mercadorias da Etiópia e os sabeus, homens de alta estatura, virão a ser teus, pertencer-te-ão como servos; eles seguirão após ti, presos em grilhões; passarão ao teu poder, prestar-te-ão homenagem e suplicar-te-ão, porque Deus está em ti. Não há outro Deus além de ti, ó Senhor! 15 Pois tu és Deus, ainda que não o saibamos; o Deus de Israel, o Salvador. 16 Todos os que se opõem a ele serão envergonhados e confundidos, e andarão cabisbaixos. Vós ilhas, celebrai-me uma festa. 17 Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; não serão envergonhados nem confundidos, para sempre.
VÉSPERAS
Gênesis 22:1-18
1 E aconteceu, depois dessas coisas, que Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: Abraão! Abraão! e ele respondeu: Eis que eu estou aqui! 2 E ele disse: Toma o teu filho amado, aquele a quem amas, Isaque, e vai para a terra montanhosa; e oferece-o ali como uma oferta de holocausto, sobre um dos montes que eu te mostrarei. 3 Abraão se levantou pela manhã e albardou o seu jumento, tomando consigo dois servos e também Isaque, seu filho; e, tendo cortado madeira para uma oferta de holocausto, levantou-se e partiu, vindo até o lugar do qual Deus lhe falara, 4 chegando ali ao terceiro dia. Abraão ergueu os olhos e avistou o lugar, de longe. 5 Então, Abraão disse aos seus servos: Assentai-vos aqui com o jumento; eu e o moço prosseguiremos até lá e, tendo adorado, retornaremos para vós. 6 Abraão tomou a lenha da oferta de holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho, tomando em suas mãos o fogo e a faca; e os dois se foram, juntos. 7 Isaque disse ao seu pai, Abraão: Pai! E ele respondeu: Que é, filho? E ele disse-lhe: Eis o fogo e eis a lenha. Onde está a ovelha para uma oferta de holocausto? 8 Abraão respondeu: Deus proverá para si um cordeiro para a oferta de holocausto, meu filho. E, havendo ido, juntos, 9 chegaram ao lugar do qual Deus lhe falara. Ali Abraão construiu o altar, pondo a lenha sobre ele; e, depois de ter atado juntos os pés de seu filho Isaque, deitou-o sobre o altar, em cima da madeira. 10 Então, Abraão estendeu a mão a fim de pegar a faca para matar seu filho. 11 Porém, um anjo do Senhor o chamou do céu, dizendo: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis que estou aqui! 12 E ele disse: Não estendas a mão sobre a criança, nem lhe faças nada; pois agora sei que temes a Deus, e, por minha causa, não poupaste teu filho amado. 13 Abraão levantou os olhos, fixando-os e, eis que um carneiro estava preso pelos chifres em uma planta, em um arbusto. Então, Abraão tomou o carneiro, oferecendo-o como uma oferta de holocausto no lugar de seu filho Isaque. 14 E Abraão chamou o nome daquele lugar: Eu vi o Senhor; para que se possa dizer, nos dias de hoje: No monte em que o Senhor foi visto. 15 E um anjo do Senhor chamou Abraão pela segunda vez, do céu, dizendo: 16 Eu jurei por mim mesmo, diz o Senhor; porquanto fizeste isso, e por minha consideração não poupaste a teu filho amado, 17 certamente eu te abençoarei muitíssimo e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar; e a tua descendência herdará as cidades dos seus inimigos. 18 Em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas, porquanto ouviste a minha voz.
Provérbios 17:17-18:5
17 Tenhas tu um amigo para todo o tempo, e que os irmãos sejam úteis nas adversidades; para esse motivo é que eles nascem. 18 O homem tolo aplaude e alegra-se consigo mesmo, assim como aquele que se torna fiador faz-se responsável por seus amigos. 19 Um amante do pecado alegra-se em contendas, 20 e o homem de coração duro não se levanta para o bem. O homem de língua inconstante cairá em males, 21 e o coração do insensato é tristeza para o seu possuidor. Um pai não se alegra com o filho sem instrução, contudo o filho sábio alegra a sua mãe. 22 O coração alegre promove a saúde, entretanto os ossos de um homem triste ressecam-se. 23 Os caminhos do homem que recebe injustamente presentes no seu seio não prosperarão, e o que é ímpio perverte os caminhos da justiça. 24 O rosto de um homem sábio é sensível, mas os olhos do insensato vão até os confins da terra. 25 O filho insensato é a causa da ira de seu pai e da dor daquela que o concebeu. 26 Não é direito punir ao justo, nem é santo conspirar contra príncipes que agem com justiça. 27 Aquele que se abstém de pronunciar uma palavra dura é prudente, e o homem paciente é sábio. 28 A sabedoria deverá ser imputada ao tolo que a busca, e o que se mantém pacífico parecerá sensato. 1 O homem que deseja separar-se de seus amigos arranja desculpas; todavia, sob qualquer ponto de vista, será merecedor de censura. 2 O insensato não sente necessidade de sabedoria, pois já é conduzido pela loucura. 3 Quando um homem ímpio se aprofunda em males ele os menospreza, mas desonra e vergonha virão sobre ele. 4 No coração de um homem a palavra de sabedoria é água profunda; um rio e uma fonte de vida brotam dela. 5 Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem é santo perverter a justiça no julgamento.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário