30 de Abril de 2020 (CC) / 17 de Abril (CE)
Santo Mártir Simeão, Bispo da Pérsia,
Khusdazades, Ananios, Fúkcios, Azates, Askitria e mais 1257 mártires († 341);
São Macário, Metropolita de Corinto; Venerável Zósimas, Higúmeno de Solovetsk;
Místico Dipnos; Acácio, Bispo de Melitine. ESR Alexander de Svirsk; Mártir Adriano; Agapito, Papa de Roma; Donan, Higúmeno de Eigg e outros Mártires com ele.
«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»
O Sacerdote Simeão, Bispo da Pérsia, padeceu durante o tempo de uma perseguição contra os cristãos sob o Imperador Persa, Sapor II (310-381). Simeão era o bispo de Selêucia (Keziphon). Eles acusaram o santo de estar em colaboração com o Imperador Grego e de atividades subversivas contra o Imperador Persa.
No ano 344, o Imperador emitiu um edital, que impôs um grave imposto sobre os cristãos. Quando alguns deles se recusaram a pagá-lo (o que foi entendido como sendo uma rebelião), o Imperador deflagrou uma feroz perseguição contra os cristãos. Eles levaram São Simeão a julgamento em grilhões de ferro como um suposto inimigo do Reino Persa, juntamente com os dois Presbíteros mártires, Habdelai e Ananios. O santo bispo nem sequer se curvou perante o Imperador, que perguntou, por que não lhe mostrou o respeito obrigatório. O santo respondeu:
"Outrora eu me inclinava à tua dignidade, mas, agora, que sou trazido perante ti para renunciar ao meu Deus e deixar a minha fé, não tornarei a me inclinar a ti".
O Imperador o incitou a adorar ao sol, e em caso da recusa ele ameaçara apagar o cristianismo na terra. Mas, nem os apelos e nem as ameaças podiam abalar o santo bravamente firme, e o levaram para a prisão. Ao longo do caminho, o eunuco Khusdazades, um conselheiro do Imperador, avistou o santo. Ele se levantou e fez uma reverência ao bispo, mas o santo se afastou dele em atitude de censura, uma vez que ele era um ex-cristão, que por medo do Imperador, agora adorava o sol. O eunuco se arrependeu de todo o seu coração, substituiu o seu traje fino por trajes grosseiros e, sentado às portas da corte, clamou amargamente:
"Ai de mim, quando estiver diante do meu Deus, de Quem sou cortado. Aqui estava Simeão, e ele virou as costas para mim."
O Imperador Sapor soube do sofrimento de seu amado tutor e perguntou-lhe o que havia acontecido. Ele disse abertamente ao imperador, que lamentava amargamente sua apostasia e não adoraria mais o sol, mas somente o Único Deus Verdadeiro. O imperador ficou surpreso com a repentina decisão do ancião, e lisonjeiramente o encorajou a não abjurar os deuses que seus pais tinham reverenciado. Mas, Khusdazades estava inflexível, e o condenaram à morte por execução. O único pedido do mártir Khusdazades foi que os arautos da cidade anunciassem que ele não morrera por crimes contra o Imperador, mas por ser cristão. O imperador concedeu seu pedido.
São Simeão também fora informado sobre o fim do Mártir Khusdazades, e com lágrimas ofereceu ação de graças ao Senhor. Quando o trouxeram uma segunda vez ante o Imperador, São Simeão rejeitou outra vez adorar os deuses pagãos e confessou sua fé em Cristo. O enfurecido Imperador deu ordens, diante dos olhos do santo, de decapitar todos os cristãos na prisão. Sem medo, os cristãos foram à execução, abençoados pelo santíssimo Hierarca, e eles mesmos puseram as suas cabeças sob a espada. Assim também foi decapitado o companheiro de São Simeão, o Sacerdote Habdelai. Quando o Presbítero Ananios colocou a cabeça no cadafalso, todo o seu corpo estremeceu. Então, um dos dignitários, São Fúkcios, um cristão secreto, assustou-se de que Ananios renunciasse a Cristo, e clamou em voz alta:
"Não temais, ancião, a visão da decapitação, e tu verás imediatamente a Divina Luz de nosso Senhor Jesus Cristo".
Por essa explosão ele se traiu. O Imperador deu ordens para arrancar a língua de São Fúcio e lhe tirar a pele. Juntamente com São Fúkcios foi martirizado sua filha, Askitria. São Simeão foi último a ser martirizado pelo carrasco, e com uma oração, pôs a cabeça no cadafalso († 17 de abril de 341). As execuções perduraram da Semana Pascal até 23 de Abril. Também viria a padecer como mártir, São Azates, o Eunuco, um oficial próximo ao Imperador. As fontes indicam que 1.000 mártires aceitaram o sofrimento, e depois ainda outros 100 ou 150 mais.
Santo Acácio, Bispo De Melitene
Acácio levou vida ascética no lugar onde nasceu, isto é, em Melitene, na Armênia. O bem-aventurado Otreius, o bispo daquela cidade, que participou do Segundo Concílio Ecumênico (Constantinopla, 381 dC), que estabeleceu o ensinamento Ortodoxo sobre o Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Uma em Essência e Sem Divisão. Otreius ordenou Acácio presbítero. Após a morte de Otreius, Acácio tornou-se bispo. Ele participou do Terceiro Concílio Ecumênico (Éfeso, 431 dC), que condenou a blasfêmia de Nestorius contra Cristo, a qual consistia em negar à Santíssima Virgem, o título de "Mãe de Deus". Juntamente com São Cirilo de Alexandria, Acácio com zelo lutou pela pureza da Fé Ortodoxa.
São Acácio serviu devotamente a Igreja. Ele instruiu adultos e crianças na Sagrada Escritura e na Fé Ortodoxa. Entre seus alunos estava um tal luminar da Igreja como o Monge Euthymios o Grande (Comemorado em 20 de janeiro). Acácio era portador de abundante graça de Deus e operava muitos milagres. Após longo e zeloso serviço a Deus, Acácio repousou em paz no ano 435 dC
São Agapito, Papa de Roma
Santo Agapito, Papa de Roma, era um zeloso adepto da Ortodoxia. Pela sua vida piedosa ganhou a estima geral e foi elevado ao trono papal no ano 535.
O rei gótico Teodorico, o Grande, enviou o Papa Agapito a Constantinopla para negociações de paz. Ao longo do caminho Santo Agapito encontrou um homem que era coxo e sem palavras. Ele o curou de sua claudicação e, depois de participar dos Santos Mistérios, o mudo falou. Em Constantinopla, o santo curou um mendigo cego. Ele, também, participou do Concílio Local, onde, zelosamente, defendeu o ensino ortodoxo contra o herege Severo.
Santo Agapito morreu em Constantinopla no ano 536.
Os Veneráveis Zózimo e Savvatii
Savvatii e Zózimo foram os co-fundadores da comunidade monástica situada na Ilha Solovki (Solovetsk) no Mar Branco.
Zózimo, foi um grande luminar do norte russo. Nasceu na diocese de Novgorod, na vila de Tolvui, perto do Lago Onega. Desde seus primeiros anos, foi criado em piedade, e após a morte de seus pais Gavriil e Varvara, ele deu suas posses e recebeu a tonsura monástica.
Em busca de um lugar solitário, o monge partiu para as margens do Mar Branco e na foz do Suma encontrou-se com o Monge Germano (Com. 30 de julho), que lhe contou sobre uma desolada ilha marítima, onde antigamente passara seis anos com o Monge Savvatii (Comemorado em 27 de Setembro).
Por volta do ano de 1436, os eremitas, felizmente fazendo a viagem pelo mar, desembarcaram nas ilhas de Solovetsk. Deus abençoou o lugar de seu assentamento com uma visão para o Monge Zózimo de uma bela igreja no céu. Os monges com suas próprias mãos construíram celas e um recinto, e eles começaram a cultivar e semear a terra. Uma vez no final do outono, o Monge Germano partiu para o continente para obter provisões necessárias. Por causa do tempo do outono ele não fora capaz de retornar. O Monge Zózimo permaneceu todo o inverno sozinho na ilha. Ele sofreu muitas tentações na luta com os demônios. A morte por fome o ameaçou, mas, miraculosamente dois estranhos apareceram e deixaram-lhe um suprimento de pão, farinha e óleo. Na Primavera, o Monge Germano retornou a Solovetsk juntamente com o pescador Mark, e trouxe suprimentos de comida e equipamento para redes de peixe.
Quando vários eremitas se reuniram na ilha, o Monge Zózimo construiu para eles uma pequena igreja de madeira em honra da Transfiguração do Senhor, juntamente com um refeitório. A pedido do Monge Zózimo um Higúmeno foi enviado de Novgorod para o recém-formado mosteiro com um Antimênsion para a igreja. Assim ocorreu o início do conhecido monastério de Solovetsk. Nas severas condições da remota ilha, os monges sabiam organizar sua economia. Mas os higúmenos, enviados de Novgorod a Solovetsk, não podiam resistir à vida em condições inusitadamente duras, e assim os irmãos escolheram como higúmeno o Monge Zósimas.
São Zózimo possuía o dom da clarividência e, pouco antes de sua morte, o monge preparou um túmulo, no qual foi sepultado além do altar da igreja da Transfiguração († 17 de abril de 1478). Mais tarde, sobre suas relíquias foi construída uma capela. Suas relíquias juntamente com as relíquias do Monge Savvatii foram transferidas em 8 de agosto de 1566 para uma capela consagrada em sua memória na catedral da Transfiguração.
Muitos milagres foram testemunhados, quando o Monge Zózimo com o Monge Savvatii apareceu a pescadores perecendo nas profundezas do mar.
O Monge Zózimo é também patrono da apicultura, sendo-lhe próprio o apelido que recebeu de «Guardião das Abelhas». Ele também é venerado pelo pronto socorro que doentes recebiam por suas intercessões. As muitas igrejas hospitalares dedicadas a ele testemunham o grande poder curativo de sua oração diante de Deus.
São Zózimo morreu em 1478 dC, e São Savvatii em 1435 dC.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 4:23-31
23 E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.
João 5:24-30
24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
23 E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.
4:24-30 Esta oração segue uma fórmula litúrgica tradicional de louvor: a lembrança das obras de Deus seguida por petição. Note-se que sinais e maravilhas (v. 30) são solicitados, mas, não como fins em si mesmos, porém, para dar coragem aos pregadores e para confirmar a palavra que eles falam (v. 29).
4:31 Enquanto o Espírito Santo habita continuamente na Igreja, Sua Presença É experimentada recorrentemente nas assembleias litúrgicas e em constantes sinais pentecostais. Note-se que a petição dos apóstolos (vv. 29, 30) foi prontamente atendida.
24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
5:25 "A hora vem, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus": Os mortos se refere tanto aos espiritualmente mortos, que vão encontrar vida em Cristo, bem como aos fisicamente mortos, os quais irão ressurgir na ressurreição geral. Cristo confirma esta afirmação ao ressuscitar Lázaro dentre os mortos (11: 38-44) antes de experimentar a Sua Própria morte. Os versos 24-30 são lidos no funeral Ortodoxo, confirmando a mesma recompensa para aqueles que adormecem na fé.
5:30 A vontade Divina é comum às Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, pois, Todos compartilham plenamente a mesma Natureza Divina. Quando ao Filho é dito para obedecer o Pai, isto se refere à Sua vontade humana, que Cristo assumiu na Sua Encarnação. Cristo alinhava livremente, em todos os aspectos, Sua vontade humana com a vontade Divina do Pai, e nós somos chamados a fazer o mesmo.
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